TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Social

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Com a melhora da mãe e com Teresinha assumindo as funções de cuidados por Alexandre, Luzia retorna aos trabalhos na obra. Todos reparam no novo apescto de Luzia, que antes se assemelhava a um homem, repleta de músculos e com um semblante sisudo, agora com olhar tímido e aspecto sensível.

Neste contexto, o administrador da obra não mais a designa a desempenhar as tarefas masculinas de outrora, mas juntar-se à equipe de costureiras. Entre uma agulhada e outra, Luzia se remoe em remosrso pelo abandono de Alexandre que, por ciúme de Gabrina, permitiu-se colocar em dúvida as suas conficções.

Certa vez, no beco da Gangorra, Romana, Joana Cangati e Maria Caiçara conversavam sobre a condição de Alexandre, que piorava a cada dia. Havia um senso de que Alexandre teria sido vítima injusta, e que Gabrina havia concorrido para isso, motivada por ciúmes. Também falaram sobre Crapiúna, este capaz de qualquer coisa.

A conversa se passava ao lado da casa de Teresinha, que chegara para trocar suas roupas. Nesse ínterim ouviu um grande tumulto na cada de jogo que havia ali próxima, mantida por Belota, onde Crapiúna era frequentador assíduo.

Curiosa, foi até o local para ver o que passava. Era Crapiúna, após ter perdido uma grande soma em dinheiro, discutindo com outros jogadores. Logo ele sai do local e, próximo de Teresinha, mas por ele não vista, revira um amontoado que estava escondido, onde conta uma grande soma em dinheiro. Neste momento Teresinha lembra da resa na casa de Rosa, onde havia tido a revelação dos verdadeiros autores do crime imputado a Alexandre. Naquele momento surgiu a dúvida em sua cabeça, seria uma alucinação?

Teresinha se encontra com Luzia, que pergunta sobre Alexandre, e se ele havia perguntado por ela. Teresinha responde que ele está na mesma, sem esperança, mas que não havia perguntado sobre Luzia.

Teresinha nada contou sobre o ocorrido antes, em relação à Crapiúna e o dinheiro. A dúvida ainda batia na sua mente. Seria uma alucinação, ou seria verdade? E também, como ela não tinha conferido o local após a saída de Crapiúna, que havia deixado o montante lá mesmo, inquietava-se com a possibilidade de ele ter retirado mais tarde.

Luzia ainda é inquietada pelo remorso de abandonar Alexandre.

No dia seguinte, Teresinha vai até o esconderijo, e com muito medo, encontra a bolsa de Crapiúna. Ali estava então a prova do crime. Deixou como estava, enquanto matutava um plano de pegá-lo em flagrante.

Luzia, trabalhando na oficina de costura, acolhe Quinotinha, menina que outrora foi libertada por Alexandre. Por ela, Luzia demonstrou grande afeto.

Foi então que a menina relatou que certo dia, ao ir até a casa de Chica Seridó, presenciou um encontro entre Crapiúna e Gabrina. Esta, ao ser acusada de não ter cumprido promessa, e de estar “custando o olho da cara”, ameaçou contar toda a verdade, que havia mentido para se vingar de Alexandre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com