TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise social da exploração capitalista e o nascimento do socialismo

Por:   •  10/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades da aula 07 - Análise social da exploração capitalista e o nascimento do socialismo 
1. Quais eram as condições de vida e trabalho da classe operária no inicio do capitalismo industrial?
2. Explique os princípios do Socialismo. 
3. Fale sobre a segunda e a terceira internacional. 
4. Como o socialismo seria alcançado segundo Marx? 
5.Como os operários lutavam por melhores condições de vida e trabalho? O que tais lutas refletem? Explique. 
 

  1. Os trabalhadores, submetidos a essa nova ordem, sofreram muito em busca de melhorias de vida que nunca chegavam, devido ao salário extremamente baixo. Acabavam, assim, realizando seus serviços pela própria subsistência, sob péssimas condições de trabalho, em jornadas extremamente longas (às vezes de 16 horas diárias), trabalhando até o limite das forças, e mesmo assim eram tidos por negligentes e insubordinados pelos seus empregadores, ainda que fosse pela exaustão física. Tiveram que aprender a trabalhar sob fiscalização e de maneira ininterrupta, tendo tempo estabelecido para realizar sua produção. 
  2. O socialismo, baseado na teoria de Marx propunha uma sociedade que não se baseasse no capital, não visasse o lucro. O Socialismo consiste numa doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade, através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres. De maneira que, todos os bens e propriedades particulares seriam de todas as pessoas e haveria repartição do trabalho comum e dos objetos de consumo, eliminando as diferenças econômicas entre os indivíduos. O socialismo luta contra a exploração do indivíduo pelo homem e da acumulação de riquezas por uma parte exclusiva da sociedade.
  3. Em Paris, no ano de 1899, ocorreu a Segunda Internacional, esta já definiu alguns pontos da luta aceitos por todas as correntes políticas. Nesse encontro, ficou estabelecida a greve geral como instrumento de luta e foi definido que o dia 1º de maio passaria a ser comemorado pelos trabalhadores como o Dia Internacional do Trabalho. Em 1919, reuniu-se a Terceira Internacional, que ficou conhecida como Internacional Comunista ou Comintern, controlada pelos bolcheviques que, após a vitória na Rússia, dominavam a cena política. O Comintern foi responsável pela criação de partidos comunistas em vários países onde havia proletariado.
  4. O socialismo seria alcançado a partir de uma reforma social, com luta de classes e revolução do proletariado, pois no sistema socialista não deveria haver classes sociais nem propriedade privada.
  5. Os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos e associações para brecar o avanço da exploração capitalista. Já na década de 40, século XIX, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos e paulatinamente conquistaram alguns direitos trabalhistas.
    Organizados na Associação dos Operários que exigia melhores condições de trabalho, eles conseguiram a limitação de oito horas para a jornada de trabalho diário, a regulamentação do trabalho da mulher, a extinção do trabalho infantil, a folga semanal e a adoção do salário mínimo.As lutas operárias refletem numa primeira tentativa de expansão dos direitos da classe trabalhadora, não só no que tange à questão de direitos civis como também os políticos. O nascimento da luta pela participação nas decisões políticas revelam a luta pela conquista da cidadania no mundo, o que não era algo tão fácil e admitido para a camada trabalhadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (172.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com