TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Social da Exploração Capitalista e o Nascimento do Socialismo

Por:   •  7/11/2018  •  Abstract  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Fernanda Ribeiro          R.A. 106.17.176.82

Sociologia I

Bases Teóricas da Antropologia Cultural

  1. Qual o contexto histórico que leva ao surgimento do darwinismo social? O que diz essa teoria?

Após a segunda Revolução Industrial, a sociedade europeia estava com o mercado consumidor saturado, ou seja, não tinha mais para quem vender todos os produtos; assim, a busca por novos mercados e matéria-prima era essencial. Com isso, havia a necessidade de ir a novos continentes para continuar se expandindo e lucrando. A burguesia europeia utilizou a teoria evolucionista para justificar sua dominação e sua exploração. Sob o discurso de estar civilizando os povos que consideravam bárbaros, segundo a ideia de graus de evolução, os europeus partiram para a África e para a Ásia. O darwinismo social acredita na existência de sociedades superiores às outras e que, nessa condição, as que se sobressaem física e intelectualmente devem e acabam por se tornar as governantes, enquanto as outras - menos aptas - deixariam de existir porque não eram capazes de acompanhar a linha evolutiva da sociedade; entrariam em extinção acompanhando o princípio de seleção natural da Teoria da Evolução.

  1. Explique o processo de socialização primária e socialização secundária.

A socialização primária: esse tipo de socialização ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar. Aqui, a criança tem contato com a linguagem e vai compreendendo as relações sociais primárias e os seres sociais que a compõem. Além disso, é nesse estágio em que são interiorizados normas e valores. A família torna-se a instituição social mais fundamental desse momento.

Socialização Secundária: nesse caso, o indivíduo já socializado primariamente vai interagindo e adquirindo papéis sociais determinada pelas relações sociais desenvolvidas, bem como a sociedade que está inserido. Se por acaso o sujeito social teve uma socialização primária afetada, isso poderá gerar diversos problemas na sua vida social, uma vez que o primeiro momento de socialização é essencial na construção do caráter do indivíduo.

  1. Dê a definição para a palavra cultura.

A cultura é conjunto de todos os valores, crenças, costumes, leis, artes que se encontram em uma sociedade, fruto de um processo histórico que se constitui com o decorrer dos séculos.

  1. Defina etnocentrismo e relativismo cultural.

Esse processo no qual nossa cultura se torna o centro e a partir dela inferiorizamos qualquer costume diferente como atrasado ou mesmo como mais civilizado, no caso de análise da sociedade europeia e estadunidense, é chamado de ETNOCENTRISMO. Esse princípio parte do conceito evolucionista, no qual afirma existir sociedades mais ou menos evoluídas.

O relativismo cultural é um conceito no qual se afirma que para conhecermos a fundo uma cultura, devemos lançar um olhar para ela de acordo com os seus princípios, sem colocar a nossa cultura como centro, ou seja, o relativismo é o oposto do etnocentrismo. Para tanto, o relativismo afirma não haver cultura mais ou menos evoluída, mas sim culturas com costumes diferentes que merecem respeito e entendimento.

  1. Fale sobre um dos antropólogos estudados na Web-Aula.

Franz Boas foi considerado o pai da Antropologia, ele revolucionou o conhecimento sendo o primeiro a afirmar que as diversidades culturais não eram sinal de superioridade ou inferioridade, mas sim de fatos históricos. Para chegar a essa conclusão ele defendeu a tese de que um pesquisador não deve fazer uma pesquisa apenas em seu escritório, ou seja, o antropólogo deveria fazer a observação e participar de determinada cultura para conhecer a fundo as suas características. Para Franz Boas, o pesquisador deve inclusive conhecer a língua falada pelo povo a ser estudado, porque é a única forma de ser fiel realmente aos costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com