TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia e Biomecânica do Agachamento

Por:   •  10/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

Anatomia e Biomecânica do Agachamento

Músculos Envolvidos

Iliopsoas

Psoas maior: Movimento de flexão do quadril; Origem na coluna vertebral (entre L5 e T12) e inserção no fêmur;

Psoas menor: Músculo menor; Origem na coluna vertebral e inserção na pelve;

Ílio: Junto ao psoas maior é extremamente importante na flexão do quadril; Origem no ílio e inserção ao lado do psoas maior no fêmur.

Quadríceps Femoral

O quadríceps (Vasto medial, Vasto intermédio, Vasto lateral, Reto femoral, Tensor do vasto intermédio) é o músculo agonista no agachamento com relação a extensão do joelho.

Glúteo máximo

Com relação ao quadril, o principal músculo atuante durante o agachamento é o glúteo máximo, por ser um potente extensor do quadril e também auxiliar na estabilização do quadril durante o agachamento.

Isquiotibiais

Os músculos isquiotibiais (semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral) atuam no agachamento, promovendo a extensão do quadril, porém, diferentemente do glúteo máximo, sua participação é moderada durante o agachamento.

Tríceps sural

O gastrocnêmio e o sóleo são músculos da região posterior da perna que, coletivamente, são denominados como tríceps sural. o sóleo é um músculo monoarticular e de flexão plantar. O gastrocnêmio é um músculo biarticular que cruza tanto a articulação do tornozelo quanto a do joelho, atuando tanto na flexão plantar quanto na flexão do joelho.

Movimentos articulares envolvidos no agachamento

Durante o agachamento, existem três articulações principais envolvidas. Eles são:

Quadril: Auxilia no movimento de agachar e leva ao movimento das outras articulações envolvidas. Possui a função de proporcionar mobilidade; Diminuindo o ângulo entre o fêmur (coxa) e a pelve. Isso ocorre a partir de uma posição em pé quando a pessoa eleva seu joelho em direção ao abdômen ou quando se dobra para frente a partir do tronco.

Joelhos: Realizam um movimento de flexão enquanto o corpo abaixa e tem função de proporcionar estabilidade; Diminuindo o ângulo entre a parte inferior da perna (tíbia, fíbula) e o fêmur.

Tornozelo: Sofre dorsiflexão devido à flexão dos joelhos e do quadril, tem função de mobilidade.

E para garantir estabilização existem estruturas dinâmicas e estáticas. No joelho, são os dois ligamentos cruzados e dois colaterais, que impedem o deslocamento errado da articulação durante o movimento.

Joelho

Os movimentos do joelho ocorrem em dois planos: sagital e horizontal. O sagital é no qual ocorre os movimentos de flexão e extensão. Quando o joelho está em flexão ele realiza os movimentos no plano horizontal, que são rotação lateral e rotação medial.

No agachamento o joelho utiliza os movimentos no plano sagital, flexões e extensões. A amplitude muda de acordo com a variação, o que também altera a pressão exercida sobre a articulação.

Quadril

A mobilidade do quadril é realizada em movimentos de 3 eixos e 3 graus diferentes.

Esses são os eixos de movimento do quadril:

Eixo lateral: Fica localizado no plano sagital. Ocorrem movimentos de flexão e extensão;

Eixo ântero-posterior: localiza-se no plano frontal e passa pelo centro da articulação. Seus movimentos são de abdução e adução;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com