TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Variáveis Dependentes

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Pontifícia Universidade católica do rio de janeiro

Burger King: Analise das Variáveis Dependentes

Livia Guedes

Natácio Gonçalves

Victor Lourenço

Vinicius Magno

Centro de ciências sociais - CCS

Departamento de Administração

Graduação em Administração de Empresas

Rio de Janeiro, 30 de Abril de 2019.


Sumário

1 Introdução        1

2 Referencial Teórico        2

3 Desenvolvimento        3

4 Análise crítica        4

5 Conclusão        5

6 Referências Bibliográficas        6

Anexo 1        8


 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos analisar as variáveis dependentes e sua relação com as independentes da empresa Burger King, uma empresa do segmento de Fast Food que foi fundada em 1953, mas que no Brasil a primeira filial foi inaugurada em 2004, em diversas cidades pelo país.

Nosso objetivo é mostrar ou registrar mais profundo sobre na prática como essas variáveis interferem e funcionam, examinar como elas são medidas e se são medidas pela Burger King.

Ao longo do trabalho abordaremos em tópicos como desenvolvimento, analise crítica e a conclusão, os resultados obtidos pelas pesquisas feitas e baseado com o aprendizado obtido em sala de aula. Ao final nossa referência bibliográfica, sinalizando onde as pesquisas foram feitas e de onde os dados foram retirados.

Todos os dados foram obtidos através de um relato sobre o funcionamento da empresa, com a Ex.: gerente Livia Guedes, que na análise crítica será exposta a opinião do grupo de como esses dados foram apresentados e a ocorrência deles na empresa.


REFERENCIAL TEÓRICO

Usamos como parâmetro para o desenvolvimento do trabalho o livro de comportamento organizacional (Stephen Robbins, 2010). No livro e com base também em sala de aula, encontramos e correlacionamos as explicações e teorias essenciais para que pudéssemos compreender as variáveis analisadas.

Segundo Robbins, as variáveis dependentes são os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por algum outro fator. As variáveis percebidas e que serão mencionadas ao longo do desenvolvimento foram, a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade, e a satisfação no trabalho. Logo após foram percebidas e inclusas no trabalho, os desvios de comportamento no ambiente de trabalho e os desvios de comportamento na cidadania organizacional.

Que será descrito, relacionado e conceituado no decorrer do trabalho.  

Produtividade: Se uma empresa consegue atingir seus objetivos transformando matéria-prima em produto ao mais baixo custo possível, logo é considerada produtiva. Então, para Robbins (2010), a produtividade implica uma preocupação tanto com a eficácia como com a eficiência.

Absenteísmo: De acordo com Robbins ( 2010 ), o não comparecimento do funcionário ao trabalho, constitui um grande ônus e uma dor de cabeça muito grande para o administrador. A falta ao trabalho implica em várias consequências negativas para a organização, por exemplo, há uma de produtividade ainda perda de dinheiro da empresa, tendo em vista que o horário pago pelo trabalho do funcionário não está sendo utilizado.

Rotatividade: É a saída permanente de pessoal da organização, voluntaria ou involuntariamente ( Robbins ). Toda organização, evidentemente, tem certa rotatividade, a média nacional, é de aproximadamente 3% ao mês, o que significa 36% a.a de rotatividade. Essa média, evidentemente varia conforme a atividade profissional. A rotatividade quase sempre implica perda de pessoas que a organização não gostaria de perder.

Cidadania Organizacional: Nenhum funcionário é obrigado a ter esse comprometimento, mas aquele que possui e bem vindo e ajuda a promover a organização. Cidadania organizacional é “vestir a camisa” da empresa, é fazer além dos seus próprios deveres, é buscar resultados fora do seu nível de alcance, ajudar o próximo em prol do bem da organização.

Desvio de Comportamento: Também chamado de comportamento antissocial ou incivilidade no trabalho, Robbins (2010) define como comportamento que viola as normas importantes da organização, e ao fazê-lo, ameaça tanto o próprio bem-estar como os de outros colaboradores.

Satisfação no Trabalho: De acordo com Robbins (2010), satisfação no trabalho é o conjunto de sentimentos que uma pessoa possui com relação ao seu trabalho. É mais atitude que comportamento, é considerada uma variável básica porque ela tem uma relação clara com os fatores de desempenho e com outros valores preferidos por diversos pesquisadores de comportamento organizacional.

Nível de Diversidade: Robbins (2010) divide em dois níveis, superficial e profundo. No primeiro trata-se das características básicas, como idade, raça, gênero e etc, enquanto no nível mais profundo, demonstra as diferenças de valores, personalidade, e preferencias de trabalho, nível esse muito mais importante que o superficial.


DESENVOLVIMENTO

Burger King, muitas vezes abreviado como BK, é uma rede de restaurantes especializada em fast-food, fundada nos Estados Unidos por James McLamore e David Edgerton, que abriram a primeira unidade em Miami, Flórida.

A empresa começou em 1953 com o nome Insta-Burger King, uma cadeia de restaurantes com sede em Jacksonville. Depois que o Insta-Burger King entrou em dificuldades financeiras em 1954, seus dois franqueados localizados em Miami, David Edgerton e James McLamore, compram a empresa e rebatizam-na Burger King.

Ao longo do próximo meio século, a empresa iria mudar de administração quatro vezes. O seu terceiro conjunto de proprietários foi uma parceria da TPG Capital, Bain Capital e Goldman Sachs Capital Partners tornando público em 2002. Em 2 de setembro de 2010, foi anunciada a venda da totalidade das ações da empresa para o fundo de investimentos brasileiro chamado 3G Capital, que tem sede no Rio de Janeiro, por 3.26 bilhões de dólares. Os novos proprietários prontamente iniciaram uma reestruturação da empresa para reverter sua situação. A 3G, junto com o parceiro Berkshire Hathaway, terminou por fundir-se com a companhia canadense de Tim Hortons sob os auspícios de uma nova sociedade com sede no Canadá, o Restaurant Brands International.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com