TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Avaliativa

Por:   •  17/2/2019  •  Ensaio  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa 2

Disciplina Metodologia de Pesquisa e Estudo em Administração Pública, Administração Pública, Universidade Federal Fluminense – UFF, 2018

Discente Rafael Brito da Silva, Matrícula 18113110384

Segundo Zanella, em que consiste a técnica de esquematizar um texto? Qual é sua importância?

        Para Zanella (2009), esquematizar um texto é anotar seus principais pontos do texto e deve ter os seguintes itens:

  1. O resumo deve ser fiel ao texto original, e se houver transcrição “ipis literis” é necessário a citação da página onde retirou a informação.
  2. Deve-se fazer uma estrutura lógica do assunto, ou seja, organizar o texto a partir dos pontos mais importantes para os menos importantes.
  3. É preciso adequar o assunto estudo e funcionalidade, isto significa que quanto mais complexo for o texto mais complexo será o resumo e/ou esquema e quando mais simples for texto, mais simples será o esquema, que apresentará as palavras-chaves.
  4. Deve ser útil quanto ao seu emprego, sendo assim o resumo do texto deve ser útil para o leitor, fazendo-o retornar ao texto original, sendo prático e fácil para o leitor que fez.
  5. O esquema precisa ser de cunho pessoal, portanto cada autor de resumo é livre para preparar o esquema que melhor se adéque a ele e ao seu estilo de vida, porque cada um tem a sua maneira mais prática de aprender um conteúdo, por isso que um mesmo texto pode ser esquematizado de maneiras diferentes por duas pessoas.

Esquematizar um texto torna mais fácil o entendimento do mesmo no processo de aprendizado, entretanto cada aprendiz tem sua maneira de adquirir conhecimento, sendo assim devemos adequar os esquemas a partir daquilo que é melhor para cada um de nós. Por exemplo, existem pessoas que são mais visuais, então elas necessitam fazer um esquema mais voltado para pontos e imagens que remetem ao texto original, outras são mais auditivas, então fazer um pequeno resumo dos esquemas e ler em voz alta, ou gravar o que está lendo é uma boa ideia para aprender o que é estudado.

Devemos lembrar sempre que o esquema é algo pessoal, então cada um deve atender à sua própria necessidade. Não adianta elaborar um resumo ou um esquema de difíceis entendimentos, a ideia principal dos mesmos é facilitar o processo de aprendizado individual e não complicá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com