TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Avaliativa

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 6

1. O que são citações diretas longas e curtas? Como apresentar cada uma no texto?

Citação direta longa nada mais é que a transcrição de uma passagem que possua mais de três linhas. Ela deve ser destacada em um parágrafo com recuo de 4 cm de marquem esquerda, fonte 10 e não se emprega aspas. Já a citação curta é a transcrição de um artigo, trecho de uma obra, documento, etc, não ultrapassando 3 linhas. Você deve citá-las ao longo do texto, entre aspas, sem alterar o tamanho da fonte.

2. O que se entende por paráfrase?

A paráfrase é um recurso textual que consiste na reformulação de um texto, trocando as palavras e expressões originais, mantendo a ideia original da informação. É um tipo de intertextualidade. Para parafrasear é necessário habilidade na interpretação textual.

3. Suponha que você pesquisou na Internet um artigo apresentado no EnANPAD 2009 (Congresso da Associação Nacional de Pesquisa em Administração), e posteriormente obteve uma cópia do mesmo nos Anais do mesmo congresso em CD. Como deve ser apresentada a referência completa do artigo?

A referência deve ser apresentada contendo o seguinte parâmetro, Sobrenome, Nome (do autor). Título da matéria. EnANPAD, 2009. Disponível em <URL>. Acesso em: dia mês e ano.

4. Edson Oliveira organizou o livro Vida Empresarial no qual cada capítulo foi escrito por um autor/ou autores diferentes. Como deve ser citado no texto e nas Referências o capítulo intitulado “O setembro negro da Sadia, escrito por Consuelo Dieguez? Crie a seu critério os demais elementos essenciais que devem compor a citação e as referências.

Além de citar o autor e o capítulo, há elementos essenciais que compõe as citações e referências que podem acrescentar na leitura e auxiliar quanto a obtenção de informações, como título do trabalho apresentado, local de realização, editora, data de publicação, designação específica e escala.

5. Como deve ser apresentado no texto e nas Referências o nome de autor institucional?

Toda referência deve começar com a indicação do autor e, na falta deste, pelo título, de acordo com o sistema dotado. As entradas das referências são grafadas em minúsculas. Os autores devem ser mencionados pelo último sobrenome, seguindo s iniciais dos pronomes e outros sobrenomes.

6. Defina 3 critérios a serem observados na apresentação de uma tabela.

Número, título e cabeçalho são critérios a serem observados na apresentação de uma tabela. Dessa forma, número é um

indicador numérico de uma tabela em um conjunto de tabelas. Deve ser inscrito no seu topo, sempre que um documento apresentar mais de duas ou mais tabelas, para identificá-la, permitindo a sua localização. Representado em números arábicos, em ordem crescente, precedido da palavra Tabela. Título, elemento que indica o conteúdo de uma tabela. Localizado no seu topo, indicando a sua natureza, sem abreviação, por extenso, de forma clara e concisa. E por fim, Cabeçalho, conjunto de termos indicadores do conteúdo das colunas indicadoras e numéricas. Inscrito no espaço do cabeçalho, para indicar, complementarmente ao título, o conteúdo das colunas.

7. De acordo com as normas, todo o texto deve ser digitado em espaço 1,5 com letras tamanho 12, incluindo os títulos de capítulos e seções. Há exceções? Em que casos?

Há exceções quanto ao espaço e o tamanho da letra em alguns casos, como em citações diretas longas, nas quais deve-se utilizar espaçamento simples e recuo de 4 cm; em notas de rodapé, o espaçamento também deve ser simples, além de não ter recuo e a fonte ser no tamanho 10; legendas de ilustrações e tabelas, o espaçamento simples e a fonte deve ser no tamanho 10; folha de rosto e na folha de aprovação existe um espaço para incluir o tipo de trabalho, o objetivo, o nome da instituição de ensino e a área de concentração do trabalho, e por fim, nas referências bibliográficas, o espaçamento entre as linhas também deve ser simples e o alinhamento deve ser à esquerda.

8. Qual é a regra para a apresentação dos nomes dos autores nas citações. Existe mais de uma possibilidade para apresentação das fontes (autores) no texto? Como formatamos o nome do autor nas Referências?

Os autores devem ser mencionados pelo último sobrenome, seguido das iniciais dos prenomes e outros sobrenomes. As possibilidades de apresentação das fontes no texto são determinadas por citações diretas e indiretas, variando-se entre elas. Nas referências, deve ser colocado o nome do autor responsável pelo conjunto da obra (se estiver explícito), seguido da abreviação do tipo da participação entre parênteses. (Organizador: Org.; Editor: Ed., etc.) SOBRENOME, Autor (Org.).

9. Quando o texto possui mais de (4) quatro autores qual é o critério utilizado para citá-los no texto e nas Referências?

Quando um texto/obra possui quatro, cinco ou mais autores, os mesmos devem ser mencionados em ordem cronológica crescente, cita-se o primeiro autor seguido da expressão et al.

10. A partir de qual folha iniciamos a contagem das páginas de um trabalho de monografia? Que páginas, embora contadas, não são numeradas?

A contagem das páginas de um trabalho de monografia, para efeito de numeração, deve começar a partir da primeira folha do trabalho (folha de rosto). As capas não fazem parte desta numeração. A numeração é feita com algarismos arábicos nas páginas do texto, em conjunto com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com