TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Avaliativa sobre Ergonomia

Por:   •  4/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE/ UNICENTRO

2° ano de administração

Administração da Produção I

Professor: Sandro Rolak

Alunas: Eduarda Martins da Luz

        Mayara Rosa Herdt

        Maysa T. Tavares de Moraes

Atividade Avaliativa sobre Ergonomia

3. Qual a diferença entre o trabalho muscular estático e dinâmico? Considerando este aspecto, porque uma pessoa consegue permanecer durante várias horas trabalhando em pé?

Trabalho muscular estático é quando um musculo permanece contraído durante um longo período de tempo, ou seja, ele não alonga o seu comprimento apenas permanece num estado de alta tensão produzindo força durante um período prolongado. Por exemplo aqueles soldados de chumbo que fazem a proteção dos reis e das rainhas eles ficam na mesma posição por horas e horas, depois de algum tempo é provável sentir dor e isso é chamado de fadiga do trabalho estático.

Trabalho muscular dinâmico ocorre quando há contração e o relaxamento dos músculos, por exemplo em uma linha de produção, onde é preciso tirar um objeto de uma esteira e colocar em outra. Pelo fato de ter uma contração (pegar o objeto) e um relaxamento (soltar o objeto), o trabalho muscular dinâmico é menos desgastante do que o estático.

Uma pessoa consegue permanecer durante várias horas trabalhando em pé por conta do percentual de força realizada, ou seja, se a força realizada não superar 20 % da força máxima da pessoa, pode ser mantida a mesma posição por um longo período de tempo. Agora se a força realizada não superar 10 %, as horas na mesma posição serão ainda maiores.

4. O que são reflexos condicionados e qual a sua importância na aprendizagem de um trabalho?

Reflexos condicionados ocorrem por conta que o cérebro e os nossos músculos estão interligados e por meio disso é possível controlar os movimentos dos músculos usando os nervos motores e também receber informações dos músculos, esse vai e vem de estímulos é chamado de arco reflexo. Isso é importante na aprendizagem de um trabalho por conta que sempre que uma mesma sequência de movimentos é repetida por várias vezes, não necessita mais do controle consciente do cérebro e os movimentos acabam se tornando automáticos e então é atingindo o grau máximo da realização da tarefa, então fica mais rápido, prático e fácil beneficiando assim o trabalho, por isso é de extrema importância.  

5. Um gerente de produção precisa calcular o tempo padrão para a realização de três tarefas. As potências energéticas demandadas por cada uma destas tarefas são: 170 W, 250 W e 600 W. O que o gerente de produção precisa levar em consideração para o cálculo do tempo de duração de cada uma destas tarefas?

Primeiramente que o limite entre a geração e o gasto de energia na realização de um trabalho é 250 W e as que ultrapassarem esse valor (nesse caso os 600 W) é necessário pausas para descanso, já as que forem inferiores a esse valor (nesse caso os 170 W e 250 W) podem executar as tarefas sem a necessidade de descanso.  

6. Explique a afirmação: em muitos casos, as pausas de alívio de fadiga muscular são inerentes ao próprio processo de trabalho.

É quando a própria tarefa em que o operador realiza lhe concebe um pequeno tempo de pausa, por exemplo, em uma empresa de produção de sapatos, até que chegue uma nova peça para você trabalhar, é possível ter um tempinho de descanso. Outro exemplo, um caixa de supermercado, até que chegue o próximo cliente para passar a compra, ele pode apoiar as mãos sobre o balcão e ter um pequeno tempo de pausa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com