TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA PRIMEIRO BIMESTRE - ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  22/9/2015  •  Abstract  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

                                        Faculdade Pitágoras

Disciplina: Ergonomia e Segurança do Trabalho

Professor: Doutor Márcio Aleixo

NOME

MARCÍLIO FABIANO DE OLIVEIRA TEIXEIRA

RA

1571204192

ATIVIDADE AVALIATIVA

PRIMEIRO BIMESTRE

2015

  1. Alta repetição de movimentos durante o exercício do trabalho.

Risco eminente: Ler/Dort (Lesões por esforço repetitivos / Osteomusuclares relacionados ao trabalho. Engloba várias doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. São responsáveis pela alteração de  diversas estruturas como tendões, sino vias, músculos, nervos, etc. É provocada por movimentos repetitivos, má postura, enfim pelo uso excessivo do sistema músculo-esquelético, desencadeando processos inflamatórios e comprometendo estruturas importantes como as artérias e SOS nervos, além de tendões e os próprios músculos, podendo levar a fibrose.

Exemplos: Operador de telemarketing (visto em empresas ligadas ao setor), digitador (diversas empresas as quais trabalhei e prestei serviço), operador de painel de comandos (CBTU).

  1. Postura inadequada

Dobrar ou torcer os pulsos, joelhos, quadris ou ombros elevando pesos.

Risco eminente:

  1. Torção;
  2. Ler/Dort(já citada no item 1), lombalgia (dor na coluna lombar que pode ser causada por uma ou várias causas ;
  3. que pode vir a aumentar para uma protusão do NP (Coluna) aonde o núcleo pulposo aremasse-se para trás, rompendo os anéis fibrosos que o envolvem, até chegar na região periférica do disco, apresentando volume mais acentuado, pressionando ligamento que corre de cima a baixo da coluna chamado de ligamento posterior provocando fortes dores nas terminações nervosas do indivíduo e espasmos musculares;
  4. e/ou hérnia de disco, um problema ainda mais grave onde o NP extravaza de dentro do anel e sai do disco intervertebral, empurrando os tecidos da região e pressionando, geralmente na região lombar quando o indivíduo flexiona o tronco para erguer cargas e o rotaciona lateralmente da direita para a esquerda ou vice-versa.
  5. Bico de papagaio: lesão subseqüente das citadas nos itens a,b,c e d geralmente derivada da hérnia de disco e caracterizada por formação de protuberâncias ósseas  nas paredes externas do corpo da vértebra, precisamente em locais onde há contato de um corpo de vértebra com outro causando atrito.

Exemplos: Ajudante de descarga de carga de caminhões, carregadores em geral(visualizado no carregamento e descarregamento de cargas no EPA – Supermercados).

  1. Stress/Depressão

Desentendimentos com colegas/chefes, sobrecarga de trabalho, corrida contra o tempo, insatisfação salarial, falta de clareza nas regras, normas e nas tarefas que deve desempenhar cada trabalhador e ambientes insalubres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com