TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Economia Empresarial FGV

Por:   •  6/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  2.938 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Disciplina: Economia Empresarial

Módulo: 0821-1_24

Aluno: Amanda Karine da Silva Alves

Turma:

Tarefa: Analise Economica do Mercado Farmacêutico no momento pandêmico da COVID-19

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

Com a pandemia da COVID-19 o setor farmacêutico se mostrou bastante competitivo, inovador e acessível, sendo um apoio fundamental a população devido a necessidade do produto farmacêutico.

Neste trabalho irei analisar as implicações do atual momento no setor farmacêutico, apresentando índices gerais e índices específicos - exemplificando em uma empresa do setor em questão.

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

O Setor farmacêutico é um dos principais setores que tiverem que se adaptar rapidamente diante do cenário da pandemia. Apartir das restrições nas lojas, adiamento de processos eletivos, consumidores priorizando a saúde e bem-estar, restingindo gastos e dando preferência a serviços online, com isso, as farmácias sofreram.

Com esta diminuição na procura e a dificuldade de produção de insumos o setor farmacêutico reagiu bem, conforme gráfico abaixo apresentando os números da receita e do crescimento das redes segundo a abrafarma (associação brasileira de redes de farmácias e drogarias); empresas do setor utilizada como exemplo.

[pic 3]      [pic 4]

As receitas da aplicação de testes de Covid-19 contribuíram positivamente com o resultado das lojas, além da automedicação. O desempenho do periodo de Agosto 2020 a julho de 2021 foi impactado pelas restrições de funcionamento de lojas - devido a medidas de isolamento social em diferentes municípios, tendo em contrapartida o crescimento do ticket médio frente ao atendimento o que comprova, além da mudança de comportamento dos clientes devido às medidas de isolamento social, aumento no uso dos canais digitais como reflexo do movimento de expansão de sortimento acelerado em 2020/2021.

[pic 5]

No que diz respeito a produção, o setor do varejo sofreu com o o abastecimento de produtos específicos devido a escassez de matéria prima, dificuldade de trânsito e alta demanda devido as medidas de isolamento e a ânsia de estocagem das pessoas frente a incerteza.

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

A taxa de desemprego e o nível de emprego representam, também, o possível período de aquecimento da economia ou de recessão das atividades comerciais e produtivas. O desemprego, apesar da realidade do país ser de recessão diante da crescente taxa de desemprego na pandemia, o setor farmacêutico foi na contramão apresentando um aumento de 281% no número de vagas ofertadas para farmacêuticos se comparado ao ano anterior a pandemia. A abrafarma apresenta no Quadro abaixo uma evolução dos empregos no grande Varejo:

[pic 6]

A melhora da atividade econômica ainda não foi suficiente para reduzir o impacto provocado pela pandemia da covid-19 no mercado de trabalho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego chegou a 13,9% nos últimos três meses de 2020.

O PIB (Produto interno bruto) voltou ao índice pré-pandemia após a discreta retomada da economia com ênfase para os resultados principalmente do agronegócio e importações:

[pic 7]

Na pauta de importações, destacaram-se os produtos farmoquímicos para a produção de vacinas, máquinas e aparelhos elétricos, e produtos de metal.” (ALVARENGA; SILVEIRA, 2021)

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

Sabemos que a pandemia trouxe vários impactos, entre eles estão os impactos sociais, culturais e econômicos. O grande número de infectados impactou o sistema de saúde, assim como o confinamento e as restrições do funcionamento do comércio, bares e restaurantes afetaram a economia do país e todo sistema financeiro. Em 2020, ocorreu um deficit de 13,7% no PIB, 14,8 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, o maior índice desde 2012. Apesar de todos esses impactos econômicos e sociais, o mercado farmacêutico por ser considerado essencial não teve restrições em seu funcionamento e a pandemia instalou uma crise sanitária, consequentemente, aumentando a procura de medicamentos, vitaminas, suplementos, antidepressivos, antigripais e até mesmo insumos como álcool, máscara e luvas. As pessoas passaram a agir com as emoções, interferindo no consumo desses produtos, chegando à escassez em alguns meses iniciais pela sensação do cenário de lockdown que se instalava e a incerteza do que estaria por vir, gerando um grande impacto na oferta e demanda. A demanda era muito alta, as matérias primas entraram em escassez, diminuindo a oferta do produto, elevando seu valor e mesmo assim existia demanda suficiente, causando um caos de prateleiras vazias, podendo ser comparado a um cenário apocalíptico.

A pandemia trouxe a necessidade da importação de testes rápidos, pois a população precisava ser testada em massa para adequação do isolamento social, as unidades de saúde não comportavam a quantidade de pessoas que procuravam atendimento, o protocolo para realização dos testes eram com apenas 7 dias de sintomas em âmbito hospitalar. Com esse movimento de mercado, as farmácias obtiveram a licença para realização de testes rápidos regidos pela RDC 377/20, precisando importar dos fabricantes chineses pois eram os únicos que ofertavam esse produto, com preços elevados e alta demanda.

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

Podemos afirmar que a pandemia favoreceu o mercado farmacêutico, impactando positivamente em seus indicadores. Principalmente no faturamento do varejo farmacêutico com um aumento de 13 bilhões na venda de medicamentos e 6 bilhões em produtos classificados como não-medicamentos, o investimento nos testes de covid também foi um dos grandes contribuintes para esses números. O impacto social e econômico não influenciou significativamente no mercado farmacêutico por ser um serviço de saúde, em sua essencialidade muitas pessoas buscavam a farmácia como um estabelecimento de saúde mais seguro do que hospitais e unidades básicas de saúde, levando a população a consumir mais produtos farmacêuticos do que costumavam.  

Referências:

FIOCRUZ, Instituto Rene Rachou. Pesquisa vai avaliar impactos sociais da pandemia: em profissionais de saúde e grupos vulneráveis. em profissionais de saúde e grupos vulneráveis. Disponível em: http://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/pesquisa-vai-avaliar-impactos-sociais-da-pandemia-em-profissionais-de-saude-e-grupos-vulneraveis/. Acesso em: 20 set. 2021.

FIOCRUZ. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemia. Acesso em: 20 set. 2021.

LEVY, Paulo Mansur; FERREIRA, Sérgio Fonseca; MARTINS, Felipe dos Santos. Mpactos da pandemia sobre os resultados recentes das contas públicas. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2021/02/impactos-da-pandemia-sobre-os-resultados-recentes-das-contas-publicas/. Acesso em: 20 set. 2021.

UOL. Desemprego no país mantém recorde de 14,7% e atinge cerca de 14,8 milhões, diz IBGE. 2021. Disponível em: https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2021/06/30/desemprego-pnad-ibge.htm. Acesso em: 20 set. 2021.

S/A, Medicina. Mercado farmacêutico cresce 13,6% impulsionado por associativismo. Disponível em: https://medicinasa.com.br/mercado-farmaceutico-cresce/. Acesso em: 21 set. 2021.

ALVARENGA, Darlan; SILVEIRA, Daniel. PIB do Brasil cresce 1,2% no 1º trimestre e volta ao patamar pré-pandemia. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/01/pib-do-brasil-cresce-12percent-no-1o-trimestre-mostra-ibge.ghtml. Acesso em: 21 set. 2021.

ABRAFARMA. O grande varejo farmacêutico em números: ago/20 a jul/21. Ago/20 a jul/21. Disponível em: https://www.abrafarma.com.br/. Acesso em: 21 set. 2021.

MENOS, Pague. Divulgação de resultados: 1t21. 1T21. Disponível em: https://ri.paguemenos.com.br/informacoes-aos-investidores/central-de-resultados/. Acesso em: 21 set. 2021.

CONSUMO, Mercado e. Mercado farmacêutico cresce 13,6% no dez primeiros meses de 2020. Disponível em: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/01/04/mercado-farmaceutico-cresce-136-no-dez-primeiros-meses-de-2020/. Acesso em: 21 set. 2021.

CASONATO, Poatã. COMO A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA CRESCE COM A PANDEMIA. Disponível em: https://ictq.com.br/opiniao/1390-como-a-industria-farmaceutica-cresce-com-a-pandemia. Acesso em: 21 set. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com