TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade da Gillette

Por:   •  8/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.648 Palavras (15 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

RESUMO

A Gillette sempre se destacou por sua liderança no mercado de aparelhos e lâminas de barbear. A trajetória de sucesso da empresa foi constantemente marcada por inovações tecnológicas e o caso – que toma corpo (com pequenos zooms no mercado brasileiro) nos EUA e na Europa, locais onde as decisões estratégicas são tomadas e desenvolvidas pela Empresa – permite que se conheça e discuta a maneira da empresa administrar essas inovações. Para isso, faz uma viagem para o passado (quando começou a preocupação com a lucratividade da empresa), apresentando um histórico das inovações da Gillette, com destaque especial para as duas últimas: o Sensor e o Mach3; e abre espaço para uma viagem ao futuro, já que é para ele que estão voltadas as preocupações do presidente.

Palavras-chave: inovação tecnológica, gestão de tecnologia, novos produtos, ciclo de vida do produto.

ABSTRACT

Gillette has always been distinguished by its leadership position within the shaving industry. The company’s success trajectory was often signed by technological innovations and this case – which takes place (with little zooms on the brazilian market) on USA and Europe, where the strategic decisions are made and developed by the corporation – let the reader know and discuss how Gillette manages these innovations. In order to do that, it travels to the past (when concerns about the company profitability began), showing the corporation’s innovation report, highlighting the latest two: Sensor and Mach3; and suggests a travel to the time the president is concerned about: the future.

Keywords: technological innovation, technology management, new products, product lifecycle.

[pic 2]

ESTRUTURA

INTRODUÇÃO        4

HISTÓRICO        4

O SENSOR…        5

O MACH 3…        7

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO        8

BIBLIOGRAFIA…        9

ANEXOS        10

[pic 3][pic 4][pic 5]1. INTRODUÇÃO

No banheiro da sua residência em Boston, EUA (cidade-sede da matriz da Gillette e palco da tomada de todas as decisões estratégias da companhia), enquanto fazia a sua barba com o aparelho Mach3, no dia 2 de outubro de 1998, Alfred Zeien, então diretor-presidente da Empresa, experimentava, frente ao espelho, uma viagem no tempo: para o início da década de 90!

Naquela época, o mercado norte-americano de aparelhos de barbear poderia ser descrito da seguinte maneira: tamanho da população masculina adulta (público-alvo) relativamente estável, o produto já consolidado e a Gillette sendo a líder incontestável (muito distante da segunda colocada).

O mercado bem definido e maduro fez com que os altos executivos da Empresa se perguntassem: “Como a Gillette pode aumentar seus lucros?”. Aumentar o giro (ou seja, o volume de unidades vendidas) seria muito difícil em face dessa “monotonia” do mercado. A resposta estaria em aumentar a margem.

O início promissor do Mach3, em 98, parecia confirmar que a resposta estava certa. Mas, ao final de sua barba, Alfred Zeien já se preocupava com o futuro. Naquele momento, uma grande parcela de cientistas da Empresa já se ocupava de um novo lançamento previsto para 2006.

Era o primeiro grande segredo industrial da Gillette para o século XXI, e ressaltava a estratégia da Empresa em pioneirismo, inovação e marketing. Até aquele momento, a coerência das atitudes com esta estratégia trouxera resultados que faziam crer que a Gillette estava no caminho correto ao fazer planejamentos de tão longo prazo. Mas para sempre duraria o sucesso desta estratégia?

HISTÓRICO

A navalha moderna foi criada no século XVIII pelo francês Jean Jaques Perret. Antes desta, a navalha cortava dos dois lados e era mais perigosa.

Em 1901, King. C. Gillette inventou (a partir de um modelo pré-existente em forma de “T”), patenteou, produziu e comercializou um sistema de barbear que utilizava lâminas descartáveis e intercambiáveis em um aparelho de longa durabilidade.


Foi o começo da era de produtos descartáveis que se estendeu a diversas outras categorias de produtos, e que formam hoje a base da economia de mercado. Neste âmbito surgiu a empresa Gillette nos Estados Unidos, na cidade de Boston.

O sistema de barbear veio evoluindo ao mesmo tempo em que a velha navalha era aposentada. As lâminas foram sendo aprimoradas e o próprio sistema sendo questionado, abrindo caminho para diversas alternativas; umas sendo rejeitadas pelo mercado, enquanto outras iam se tornando um sucesso.

Este processo evolutivo do sistema de barbear foi se aperfeiçoando rápida e marcantemente e a cada dia consolidava-se a performance da Gillette como líder inconteste neste segmento de mercado, primando sempre pela alta qualidade e tecnologia avançada em todos os seus produtos e serviços.

Baseada em uma filosofia arrojada e exclusiva, com indicadores de inovação, toda a corporação foi sendo fortalecida durante os seus anos de existência. Em seu primeiro ano de produção, a Empresa produziu e vendeu 51 mil aparelhos e 168 mil lâminas, o que possibilitou atingir na década seguinte ao expressivo volume de 41,4 milhões de unidades de lâminas e aparelhos, proporcionando uma escalada vertiginosa de sucessos.

Em 1905 a Gillette inaugurava a sua primeira unidade de produção fora dos Estados Unidos: na França (Paris), visando abastecer a crescente demanda do mercado europeu.

Assim sendo, desde seus primórdios até o princípio dos anos 70, a Gillette construiu seus negócios baseada no êxito do aparelho de barbear de lâminas de duplo fio. Mas ela também já produziu e produz ainda diversas outras linhas e tipos de produtos, por exemplo: cosméticos, isqueiros, pilhas, canetas etc..

A Gillette conta atualmente com fábricas em 19 países nos 5 continentes, além de ter espalhadas, em todo o mundo, companhias afiliadas, e contar com redes de distribuição e vendas.

A Gillette sempre foi uma empresa pujante em sua atividade comercial e uma das primeiras a utilizar mídia eletrônica. Para atingir seus consumidores, patrocinou uma grande variedade de eventos desportivos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (298 Kb)   docx (217.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com