TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Microeconomia

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

PORTFÓLIO “AULA 02” – ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 05, 06, 07 e 08

VALOR = 5.00

QUESTÃO 01: DE ACORDO COM A TEORIA DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO, EXPLIQUE: (VALOR = 1.50)

  1. O que é oferta?
    Oferta é a condição de comercialização sobre um produto ou serviço. Refere-se à quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a oferecer. É a disponibilidade de algo ou alguma coisa a serem oferecidos, ofertados.
  2. O que pode ocorrer com a quantidade ofertada de determinado bem, se o preço deste bem aumentar, tudo mais mantido constante?
    Um aumento do preço de determinado bem, provocará um aumento na quantidade ofertada do mesmo.
  3. O que pode ocorrer com a quantidade ofertada de determinado bem, se os custos de produção deste bem aumentarem, tudo mais mantido constante? O aumento de custos de produção de um bem, fará com que a quantidade de oferta diminua.

QUESTÃO 02: CITE DOIS PARES DE EXEMPLOS DE BENS QUE, EM GERAL, SÃO SUBSTITUTOS. (VALOR = 0.50)

Podemos exemplificar como bens substitutivos o: Cobre/Alumínio e a Manteiga/Margarina

QUESTÃO 03: CITE DOIS EXEMPLOS DE BENS INFERIORES. (VALOR = 0.50)

Carne de segunda em relação à carne de primeira e roupas populares, inferiores às roupas de grife.

QUESTÃO 04: QUAL É A RELAÇÃO MOSTRADA NA CURVA DE ENGEL? QUANDO ESTA É POSITIVAMENTE INCLINADA?(VALOR = 0.50)

A curva de Engel é a relação gráfica entre a quantidade consumida de mercadoria e o nível de renda. A inclinação positiva refere-se à combinação de quando maior o nível de renda, maior é o consumo de quantidade/unidade.

QUESTÃO 05:COMO OCORRE A DETERMINAÇÃO DOS PREÇO EM UM MONOPÓLIO? (VALOR = 0.50)

Um monopólio existe quando apenas uma firma detém toda a produção de determinada mercadoria e esta não possui substitutos próximos. Mesmo assim, essa firma deve definir os preços máximos e fixar valores, de forma coerente, com base nos custos de produção. Dessa forma, para qualquer preço determinado pela firma, ela só venderá aquilo que o mercado puder comprar. Se o preço for muito alto a demanda dos consumidores será menor.

QUESTÃO 06: CITE 02 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EXPULSAR A CONCORRÊNCIA DO MERCADO E FAVORECEM O SURGIMENTO DE MONOPÓLIOS (VALOR = 0.90)

O primeiro fator que podemos ressaltar, são as patentes, já que a legislação da maioria dos países permite que a firma que desenvolveu e inventou  determinado produto, tenha seu monopólio durante certo  período. Já um segundo fator seriam as barreiras legais, que é quando fica determinado por lei que alguns produtos somente podem ser produzidos por determinada empresa.

QUESTÃO 07: EXPLIQUE PORQUE AS EMPRESAS QUE ATUAM NA CONCORRÊNCIA PERFEITA SÃO DENOMINADAS “TOMADORAS DE PREÇOS”. (VALOR = 0.60)

Supondo que o preço de mercado de um determinado produto, não dependa de seu próprio nível de produção, pois seja qual for a quantidade produzida, a empresa só poderá vender o produto por um preço vigente no mercado. Podemos dizer que estas firmas são tomadoras de preço. O preço é dado e a empresa perfeitamente competitiva, só precisará se preocupar com a quantidade a produzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com