TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO

Por:   •  28/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.087 Palavras (25 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

JULIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA LIMA – RA: 1894603

KARLA HELENA ALVES DA SILVA – RA: 0500576

MARIANA ADRIANA SANTOS DE MELO – RA: 0501148

MOISÉS AGUIAR PEREIRA – RA: 1899946

NATÁLIA LOPES CANZIAN – RA: 0500450

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII

SÃO PAULO

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

JULIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA LIMA – RA: 1894603

KARLA HELENA ALVES DA SILVA – RA: 0500576

MARIANA ADRIANA SANTOS DE MELO – RA: 0501148

MOISÉS AGUIAR PEREIRA – RA: 1899946

NATÁLIA LOPES CANZIAN – RA: 0500450

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII

PIM VIII - Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como pré-requisito para aprovação do bimestre atual, no Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos do segundo semestre do ano de 2019.

Orientador: Mauro Trubbianelli

SÃO PAULO

2019

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), é produto de pesquisa realizada na cidade de São Paulo, numa companhia do ramo dos transportes sobre trilhos, a Companhia do Metropolitano de São Paulo. Este projeto tem como objetivo investigar os conceitos relativos às disciplinas do curso de Gestão de Recursos Humanos e relacioná-los às práticas organizacionais do Metrô. As disciplinas são: Técnicas de Negociação, Planejamento Estratégico e Sistemas para Operações de Recursos Humanos. A base do projeto é a matéria de Técnicas de Negociação, sendo então atreladas as demais matérias à essa ideia central. Será evidenciado nesse projeto as diretrizes de trabalho sendo essas levantadas através de pesquisas quantitativas e qualitativas, além de uma entrevista com um colaborador, que é um dos participantes do grupo que realiza essa pesquisa.

Palavras-chave: Metrô, Técnicas de Negociação, Planejamento estratégico, Sistemas para Operações, Recursos Humanos

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO5
  2. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO7
  1. Habilidades de um bom negociador 8
  2. Papéis dos negociadores 10
  3. Estágios da negociação multilateral 12
  4. Micropolítica na organização 13
  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO15
  1. A empresa como sistema15
  2. A visão sistêmica das organizações15
  3. Fases do planejamento16
  4. Análise SWOT17
  5. Escola de pensamento19
  1. SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS22
  1. Rescisão Contratual25
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS27
  2. REFERÊNCIAS28


  1. INTRODUÇÃO

A empresa, objeto de pesquisa desse trabalho, será a COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO, que iniciou suas atividades em 1974, na cidade de São Paulo – SP. A Companhia atua no setor de transporte público sobre trilhos. Tem sede na rua Vergueiro, 1200, Liberdade, São Paulo - SP.

Desde meados de 2010 o Metrô de São Paulo possui concorrentes diretos no ramo. Hoje já existem duas linhas que são operadas pela iniciativa privada em São Paulo, ambas pelo Grupo CCR. Com isso, a companhia começou a se reorganizar estrategicamente para enfrentar os concorrentes.

Segundo dados de 2018, a companhia conta com 8817 colaboradores, sendo 4399 no setor operacional.

Para organizar uma empresa com essa dimensão o Metrô se vale de uma estrutura definida e com a presença marcante de hierarquia. Abaixo será mostrado o organograma simplificado da companhia, com uma linha de hierarquia apenas:

Figura 1 - Organograma da Companhia

[pic 1]

Fonte: Os Autores        

O Metrô de São Paulo é o maior e mais movimentado sistema metroviário do Brasil e, também, um dos sistemas com maior carregamento de passageiros por quilômetro de linha do mundo. Com uma extensão 65,8 quilômetros de linhas, possui um total de 59 estações. Diariamente, transporta cerca de 4 milhões de passageiros.

Um dos maiores desafios é se ter uma gestão de Recursos Humanos eficiente para administrar todas as demandas que uma empresa desse porte tem e ainda estar na vanguarda em inovação e tecnologia. Além disso, vale ressaltar que a empresa possui uma associação sindical que está entre as mais fortes e atuantes do Brasil.

O projeto analisará, através das lentes das disciplinas de Técnicas de Negociação, Planejamento Estratégico e Sistemas para Operações de Recursos Humanos. A proposta é aprofundar o conhecimento sobre o que norteia a empresa quando se trata de Técnicas de Negociação. Serão apresentadas as dificuldades e os processos que envolvem essa tão importante ferramenta para as organizações dentro do Metrô, que possui algumas peculiaridades por se tratar de uma empresa pública. A relação entre a organização e seus colaboradores têm mudado significativamente nos últimos dois anos, após uma reorientação da diretoria da empresa.

O Metrô está implementando mudanças em seu modelo de liderança, mas ainda está bem aquém de grandes organizações. A ideia é mudar a cultura organizacional por completo, já que ainda há muito da estrutura militar e vertical na empresa.

O Projeto Integrador Multidisciplinar – VIII (PIM-VIII) abordará os conceitos assimilados nas matérias citadas acima e será feita uma análise na companhia através de pesquisas de dados públicos disponibilizados pela companhia e pesquisa de um colaborador que é integrante do grupo de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (481.4 Kb)   docx (291.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com