TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Técnico em Segurança do Trabalho

Comunicação Oral e Escrita

Alunos: Bruno Gruber e Diana Scortegagna

Relatório Técnico

        Durante a entrega do lote 437 na empresa Papirotec S.A,  os funcionários da empresa Corre Logo LTDA, ao fazerem uma entrega no terceiro andar, acabaram derrubando a mercadoria de grande porte, de uma altura de 6 metros. Tendo, assim, danificado não só a mercadoria mas também um carro que estava estacionado em frente ao edifício.

        Os funcionários, que estavam responsáveis em fazer a devida entrega, receberam um bilhete do Sr. Pietro, exigindo que a mercadoria fosse entregue o mais rápido possível. O bilhete, além de ter várias palavras escritas de forma errada e inadequada, não tinha muito clareza na maneira de como fazer a entrega da mercadoria. O responsável deveria ter repassado instruções de procedimentos para que o trabalho fosse executado de forma segura garantindo o bem estar dos envolvidos e da mercadoria a ser entregue.

Para que uma comunicação seja eficaz, independente de ser falada ou escrita, há que saber usar as palavras certas, construindo-se assim frases concisas, com princípio, meio e fim.No mundo corporativo, uma boa comunicação é, sem dúvida, a alma do negócio.(PIRES, Daniela. A importância do domínio do português no mercado de trabalho. Língua Portuguesa, 2015. Disponível em: <https://belodigital.com/belo-digital/a-importancia-do-dominio-do-portugues-no-mercado-de-trabalho/>. Acesso 04 abr. 2019)  

Uma falha na comunicação entre as hierarquias na empresa, afeta o funcionário, pois pode estar fazendo algo errado ou inadequado, a empresa está perdendo tempo e dinheiro e principalmente o funcionário que às vezes pode não mais querer o serviço da mesma.

        

[...] um estudo feito pelo Project Management Institute Brasil (PMI), que envolveu 300 empresas nacionais e multinacionais, apontou que 76% dos projetos não dão certo porque os funcionários não sabem escrever nem falar bem.(CORTIZO, Veronica. Os 15 errros de português mais comuns no trabalho, 2017. Disponível em <https://www.adzuna.com.br/blog/2017/04/07/os-15-erros-de-portugues-mais-comuns-no-trabalho/>. Acesso 04 abr. 2019)

        

        Como no bilhete que o Sr. Pietro fez apresentava uma entrega com agilidade, não foi levado em consideração a segurança do ambiente como um todo. De primeiro momento decidiram utilizar um munk para suspender a carga até o telhado e posteriormente levar manualmente até o terceiro andar. Não foram verificadas as cordas de sustentação, se suportaria o peso exercido sobre. O cabo se rompeu ao suspender a carga e fez com que a mesma caísse de uma altura de 6 metros sobre um carro que estava estacionado no raio operacional. Apesar dos danos patrimoniais da carga e do automóvel, não houve lesões físicas por parte dos operadores da atividade e nem de pedestres.

        De acordo com a NR35:

“A análise de risco deve, além dos riscos inerentes ao trabalho em altura, considera:

  1. o local em que os serviços serão executados e seu entorno;
  2. o isolamento e a sinalização no entorno da área de trabalho;
  3. o estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem;
  4. as condições meteorológicas adversas;
  5. a seleção, inspeção, forma de utilização e limitação de uso dos sistemas de proteção coletiva e individual, atendendo às normas técnicas vigentes, às orientações dos fabricantes e aos princípios da redução do impacto e dos fatores de queda;
  6. o risco de queda de materiais e ferramentas;
  7. os trabalhos simultâneos que apresentem riscos específicos;
  8. a necessidade de comunicação.;
  9. a forma de supervisão.” ()

De acordo com  a NR-11, transporte, armazenagem e manuseio de materiais diz que “ os equipamentos utilizados na movimentação, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes rolantes , talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diversos tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as garantias necessárias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com