TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE DE CUSTOS SOMMERHAUZER

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

2        DIREITO EMPRESARIAL        8

2.1        falencia e as novas abordagens juridicas        9

2.2        recuperacao judicial        9

3        PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL        12

4        ESTATÍSTICA        14

5        CONTABILIDADE DE CUSTOS        16

6        CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19

 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento pratico dos conceitos apresentados durante o corrente semestre do curso de bacharelado de administração. A validação pratica das disciplinas integradas de psicologia organizacional, estatística, direito empresarial, contabilidade de custos e metodologia cientifica nos traz a oportunidade de comprovarmos o quanto e necessário     ao administrador o uso destes conceitos em frente a um cenário t”ao dinâmico como o ambiente coorporativo.

Ter condições fundamentadas sólidas, para a aplicação de métodos estatísticos, cenários motivacionais, formulação de custos e interpretação correta ligada ao direito administrativo torna o ato de administrar muito mais assertivo e competente. Estas ferramentas associadas às adquiridas nos dois semestres anteriores vêm auxiliando cada vez mais na formação de uma visão sistêmica e na formulação do administrador eficaz e eficiente que buscamos ser.

Referindo já ao primeiro tópico os conhecimentos adquiridos com a grade de Direito empresarial somada às pesquisas realizadas concernentes ao tema possibilita um maior entendimento das opções a disposição do administrador para a tomada de decisões em momentos de extrema crise. O desenvolvimento segue nos demais tópicos sempre agregando novas informações e aprofundamento das demais disciplinas. A  formulação das motivações dos empreendedores (por exemplo) nos proporcionou não só a oportunidade de aprofundar nos conceitos de psicologia  mas também a criar o ensejo de monitorar e influenciar a motivação em nos mesmos ,para que possamos também aplicar esta  motivação ao meio que nos cerca quando gestores.

O uso da estatística e da contabilidade de custos também através da abordagem realizada no presente trabalho tem sua absorção realizada de forma pratica e marcada pela confirmação de sua importância para nos os futuros gestores. Enquadrando então as quatro disciplinas abortadas a execução do portfólio termina por nos auxiliar ainda mais neste processo de formação como futuros administradores.


  1. DIREITO EMPRESARIAL

Recuperação extrajudicial. Dentro do proposto foi criado um cenário em que a Sommerhauzer busca soluções para manter uma empresa em dívidas trabalhistas e tributárias sem que tenha que buscar a falência. Antes de aprofundarmos nesta problemática optamos por apresentar o que necessariamente é um processo de falência e suas implicações.

A falência tem duas especificações distintas, uma jurídica e outra econômica, sendo que o conceito econômico esta ligado a noção de insolvência e o conceito jurídico esta ligado a uma situação jurídica definida por um juiz de direito onde uma empresa devido à omissão em cumprir suas obrigações patrimoniais tem seus bens alienados com objetivo de sanar suas dividas junto aos credores.

No esforço de conciliar o campo jurídico e econômico trazemos à banca a definição usada por alguns especialistas no assunto:

                         Segundo Amaury Campinho em sua obra manual de falências e concordadas “[...] falência se define pela insolvência de empresa comercial devedora que tem seu patrimônio submetido a um processo de execução coletiva [...]”, por insolvência podemos definir a absorção de dívidas incoerentes com a saúde financeira de uma empresa. Pomos também em notação a definição dada por Waldemar Ferreira :”[...]A falência constitui um processo de execução coletiva, onde todos os credores acorrem a um único juiz e, em um único processo, executam o patrimônio do empresário devedor.”

Uma ultima observação deve ser notada, a falência sempre é pedida pelos credores através dos caminhos judiciais existentes. Ela acima de tudo representa não apenas a extinção de determinada empresa assim como suas possíveis chances de gerar empregos e renda aqueles que nela estão alocados, e também por sua vez não gera receitas tributárias e arrecadação de divisas para o estado. É portando uma situação em que por interesse de desenvolvimento econômico tende-se a usar todos os meios possíveis para ser evitada.

Com o objetivo de evitar este processo faz se uso de duas ferramentas, a recuperação extrajudicial e a recuperação judicial. Dentro do presente tópico nossa atenção se volta para a recuperação judicial por ser ela a que se mostra adequada para o cenário sugerido. Uma rápida abordagem sobre a recuperação extra judicial será dada para em seguida entrarmos dentro do processo correto para as necessidades da Sommerhauzer.

  1. falencia e as novas abordagens juridicas

  A Falência como já citado e uma ação drástica e infeliz que não só atinge a empresa, mas também todo sistema econômico e social, tendo como verdade, que a base de geração de rendas são as empresas. Ao executar o processo de falência automaticamente esta declarando o corte de receitas tributárias e também de empregos, a falência como método usado de forma dominante é reflexo de uma abordagem jurídica ultrapassada em que não se tinha bem definido o papel do empresário como gerador de renda e receitas no cenário nacional. Visando atingir as necessidades atuais do contexto econômico e social foram elaboradas medidas legais que pretendem auxiliar na recuperação de empresas em dificuldades econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com