TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE FINANCEIRA

Por:   •  2/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: CONTABILIDADE FINANCEIRA

Introdução

O presente trabalho analisará as demonstrações contábeis da empresa varejista Magazine Luiza através de análises  e cálculos baseados no balanço patrimonial e na DRE dos anos de 2019 e 2020. Assim, será observado a situação financeira e econômica da organização.

As informações apresentadas são muito importantes para auxiliar as estratégias e decisões tomadas, possibilitando o estudo das circunstâncias econômicas e patrimoniais da organização com o objetivo de desenvolvimento e aumento da lucratividade.

Análise horizontal

A análise horizontal é realizada para aferir o desenvolvimento de determinados parâmetros da empresa em um certo tempo, como explica Tiago Reis (2021). Assim, é possível identificar um crescimento ou não da organização.

A seguir serão colocados o balanço patrimonial e a DRE da Magazine Luiza dos anos de 2019 e 2020 para posterior análise horizontal.

[pic 3]

[pic 4]

FONTE: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/418461/588588/downloads/dcs_magalu_2020_2019.pdf

FONTE: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/418461/588588/downloads/dcs_magalu_2020_2019.pdf[pic 5]

Comparando os balanços patrimoniais nota-se:

  • Aumento de aproximadamente 19,79% no Ativo Total, em razão do acréscimo de 21,74% no ativo circulante e 16,15% no ativo não circulante. Quanto ao ativo circulante destaca-se a influência causada pelo grande aumento no “caixa e equivalentes de caixa” (608,84%), “estoques” (55,56%) e “outros ativos financeiros” (488,23%).
  • Em contraponto, o Passivo Total cresceu 19,80%, destacando-se aumento no passivo circulante (dívidas que devem ser quitadas em prazo menor) com ênfase no exorbitante acréscimo dos “empréstimos e financiamentos” (20.240%) e decréscimo do passivo não circulante (longo prazo) com destaque para os “empréstimos e financiamentos” que decaíram 97,89%.
  • Por fim, o patrimônio líquido decresceu 3,17%.

Já na DRE observa-se:

  • Crescimento de 28,46% no lucro bruto e de 41,30% na “receita de venda de bens e/ou serviços”
  • Aumento de 53,64% nas “despesas operacionais”, 42,8% nas “despesas com vendas” e 33,15% nas “despesas gerais e administrativas”
  • Assim, o lucro líquido foi bastante atingido o que causou decréscimo de 57,51%.

Análise vertical

A análise vertical observa os resultados gerados em decorrência um do outro, verificando detalhes que compõe o todo, ou seja, analisa os resultados de cima para baixo ou de baixo para cima, conforme explica Renata Freitas de Camargo (2018).

Dessa forma, segue a análise vertical do Balanço Patrimonial:

[pic 6]

  • No ativo crescimento de 5,6% no “estoque”, sendo este responsável por 24,5% em 2020 e 18,9% em 2019 e de 10% em “outros ativos circulantes”, responsável por 12,5% em 2020 e 2,5% em 2019.
  • Total do patrimônio líquido 2020: 7.325.287, representando 33%, já em 2019: 7.564.937 totalizando 41%, sendo a diminuição provocada principalmente pela redução do capital social.
  • Ativo circulante totalizando 66,4% e não circulante 33,6% em 2020 e 65,3% circulante e 34,7% não circulante, ou seja, maior quantidade de bens e direitos a serem convertidos em curto prazo. Da mesma forma o passivo circulante 51,6% e passivo não circulante 15,5%, devendo quitar a maioria das dívidas em curto prazo.

Análise da DRE: [pic 7]

  • Diminuição de 4% do Lucro Líquido de 2020(1%) para 2019(5%), que sofreu forte influência do “IR e contribuição social sobre o lucro” que foi de aproximadamente -2% para 0% e “das despesas operacionais” que foram de -20% para -22%.

Cálculo dos índices de liquidez

Os índices de liquidez demonstram a potencialidade da empresa de realizar pagamentos, visto que possibilitam o estudo do crédito e da existência de recursos para quitar as dívidas. São eles: índice de liquidez corrente, índice de liquidez seca, índice de liquidez geral, índice de liquidez imediata.

No caso em questão serão analisados cada índice:

[pic 8]

Índice de Liquidez Corrente: o índice diminuiu, mas a Magazine Luiza continua apresentando boa capacidade de pagamento em curto prazo

Índice de Liquidez Seca: esse índice desconsidera o estoque e também diminuiu quando comparado com 2019. Como em 2020 o valor deu menor que 1 a empresa tem mais obrigações imediatas se comparadas aos recursos disponíveis (em curto prazo). Entretanto, não se deve analisar o índice isoladamente para entender a real situação da organização.

Índice de Liquidez Imediata: esse índice calcula a possibilidade da empresa quitar as suas dívidas imediatamente, então, se fosse para honrar com as suas dívidas no momento imediato não seria possível. Observa-se que o valor teve um pequeno aumento em 2022.

Índice de Liquidez Geral: índice acima de 1, que reflete a capacidade da Magazine Luiza arcar com as suas obrigações a longo e curto prazo. Observa-se redução desse número em 2020.

Cálculo da estrutura de capital

Através dos registros financeiros do balanço patrimonial é possível montar o seguinte quadro:

[pic 9]

  • Endividamento Geral: analisa a higidez da organização no aspecto financeiro, observando o endividamento dela com terceiros. Em 2020 esse valor aumentou, estando em um patamar elevado e merecendo cuidado e estudo da estratégia adotada.
  • Composição do Endividamento: também houve crescimento, demonstrando maior endividamento a curto prazo.
  • Imobilização do capital próprio: o ideal seria um índice menor, visto que quanto menor mais a empresa quita as suas dívidas com capital próprio, sem precisar do capital de terceiros.
  • Imobilização de recursos não correntes: em consonância com o índice acima, o ideal aqui também seria um valor menor, já que quanto maior significa que a empresa precisou mais de capital de terceiros.
  • Passivo oneroso sobre ativo: o índice da Magazine Luiza está baixo, sinalizando pouca dependência de bancos.

Em geral nota-se que a empresa está financeiramente saudável, mas é necessário continuar os estudos e análises da necessidade de uso de capitais de terceiros.

Cálculo da lucratividade

Através da lucratividade é possível saber se a empresa gera o lucro esperado. Segundo Gustavo Gomes, este parâmetro demonstrará se após quitar as obrigações, os ganhos serão capazes de gerar lucro. Para melhor análise é necessário a observação do quadro seguinte:

[pic 10]

Observa-se diminuição da margem bruta mesmo com o crescimento da receita líquida, então, mesmo conseguindo vender mais essa margem caiu. Além disso, a margem operacional também caiu, resultado do que já foi exposto anteriormente da significativa elevação dos custos operacionais. Diante disso, a margem líquida também caiu.

Em contraponto, o giro do ativo cresceu de 0,99$ para 1,17%, sendo um bom indicativo de que a Magazine Luiza usou os seus ativos para gerar mais renda, concluindo então que os ativos estão sendo utilizados corretamente para produzir lucro.

Cálculo da rentabilidade

Os índices de rentabilidade proporcionam confiança acerca do desempenho da empresa, como coloca Guilherme Pagotto (2020). Eles mensuram o retorno financeiro da organização.

[pic 11]

Observa-se queda na porcentagem do ROE, o que indica diminuição da eficiência da empresa e menos atratividade para os investidores e para os acionistas, já que a organização estaria gerando menos valor aos investidores.

Também houve que no ROI, resultando na diminuição da rentabilidade dos investimentos feitos pela empresa. Então, faz-se necessário estudo para entender as causas das reduções e promover ações capazes de melhorar os indicadores da rentabilidade.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

 Diante dos índices analisados no presente trabalho observa-se que a situação econômica e financeira da Magazine Luiza é boa e representa uma grande empresa. Entretanto, é necessário dar atenção a alguns parâmetros que tiveram quedas, como por exemplo o ROE e o ROI, visto que é essencial a elevação da eficiência da empresa para atrair investidores e o aumento da rentabilidade para obter retornos financeiros.

Além disso, as despesas operacionais, com vendas, gerais e administrativas tiveram um grande aumento (somadas representou aumento de 79,59%). Os empréstimos e financiamentos também tiveram um aumento exorbitante (20.240%).

Destaca-se que no ano de 2020 o mundo sofreu com a pandemia da COVID-19, o que provocou o fechamento temporário das lojas físicas, que tiveram que aprimorar as vendas por sites e aplicativos, podendo justificar o aumento dos custos operacionais e empréstimos. Nesse período o poder de compra das pessoas também diminuiu e a taxa de desemprego aumentou.

Em razão de todo o exposto o lucro líquido decaiu em 57,51%, sendo bastante atingido. Apesar dos obstáculos a Magazine Luiza conseguiu bons indicativos em 2020, como o aumento do ativo circulante e não circulante, destacando o enorme crescimento dos níveis de caixa e equivalente de caixa (mais de 600%) e outros ativos financeiros (mais de 400%). Todos esses fatores contribuíram para um crescimento de 19,79% no Ativo Total.

Então, depreende-se que apesar de todos os problemas a Magazine Luiza conseguiu enfrenta-los e crescer em um momento tão delicado, sendo uma empresa atrativa para investidores e que transmite confiança aos sócios e clientes.

Referências bibliográficas

CAMARGO, Renata Freitas de. Análise Horizontal e Vertical das Demonstrações Financeiras: informações essenciais podem ser encontradas!. Jan. 2018. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/analise-horizontal-e-analise-vertical/. Acesso em 16 de setembro de 2022.

GOMES, Gustavo. Índice de lucratividade: entenda como o cálculo desse KPI pode aumentar a receita da sua empresa. Disponível em: https://www.agendor.com.br/blog/indice-de-lucratividade. Acesso em 20 de setembro de 2022.

PAGOTTO, Guilherme. Indicadores de Rentabilidade – Quais são? Como obter os melhores resultados?. Mar. 2020. Disponível em: https://www.ospcontabilidade.com.br/blog/indicadores-de-rentabilidade-quais-sao-como-obter-os-melhores-resultados/. Acesso em 20 de setembro de 2022.

REIS, Tiago. Análise horizontal: entenda o que é e como utilizá-la. Junho. 2021. Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/analise-horizontal/. Acesso em 15 de setembro de 2022.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (812 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com