TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE FINANCEIRA

Por:   •  22/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.601 Palavras (19 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 19

AS RELAÇÕES ENTRE A CONTABILIDADE FINANCEIRA, A DE CUSTOS E A GERENCIAL, NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

    

SUMÁRIO

1      INTRODUÇÃO

2       A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

3       CONTABILIDADE GERENCIAL

3.1    FAZEM PARTE DA CONTABILIDADE GERENCIAL

4       CONTABILIDADE DE CUSTOS

4.1    OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

4.2    VISÃO GERENCIAL DOS CUSTOS

4.2.1 Custos – Centro Processador de Informações

4.3    DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DE CUSTOS

5       CONTABILIDADE FINANCEIRA (GERAL)

6       CONCLUSÃO

7       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1    INTRODUÇÃO

        O foco desse trabalho é conceituar a Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial, entendendo suas características, objetivos e a relação de interdependência que existe entre as mesmas na administração de empresas, através da análise gerencial de dados contábeis e registros, como importante fonte de informações para embasar o processo de tomadas de decisão pelos administradores.

        A Contabilidade de Custos foi originada da Contabilidade Financeira, ou Contabilidade Geral, e deu origem a Contabilidade Gerencial.

        A Contabilidade Financeira desenvolveu-se durante a Era Mercantilista até a Revolução industrial, quando se tinha basicamente a necessidade de apurar o registro de estoques físicos das empresas mercantilistas.

        Com o advento da Era Industrial, o foco nos processos de produção fez com que esse controle se tronasse mais complexo, tornando-se cada vez mais necessário fazer a valoração desses estoques para o balanço patrimonial e a apuração dos resultados para controle dos custos de bens e serviços, dando origem à Contabilidade de Custos.

        A Contabilidade de Custos, por sua vez, passou a exercer um papel importante funcionando como uma eficiente ferramenta de coleta de dados, registrando de forma organizada, todos os custos envolvidos no processo de produção, venda de produtos ou prestação de serviços.

        A partir da Contabilidade de Custos, a Contabilidade Gerencial surge com a finalidade de converter esses dados e escriturações em informações relevantes à administração, auxiliando no planejamento e controle, elaboração de orçamentos e servindo de suporte ao processo de tomada de decisão. Para isso, a informação contábil gerencial deve ser clara, precisa, rápida, dirigida e voltada para o futuro, para o desenvolvimento de previsões e planejamentos.

        Em suma, essa pesquisa tem o objetivo de demonstrar como a Contabilidade de Custos, ao funcionar como fonte de dados para a Contabilidade Gerencial, deixou de ser mera ferramenta na avaliação de estoques e lucros globais para passar a exercer um papel importante de controle, fornecendo subsídios importantes para as tomadas de decisão gerenciais.

2     A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

        A primeira publicação voltada para a ciência que hoje é chamada de Contabilidade data de 1494 e foi elaborada pelo monge veneziano Luca Pacioli, que se interessava pelas questões matemáticas. Esta obra versava sobre o uso dos sistemas contábeis de partidas dobradas “Summa de arithmetica, geometrica, proportioni e proportionalita.” A partida dobrada era tão importante para os contadores quanto à invenção dos zeros pelos árabes para os matemáticos.

        O desenvolvimento da contabilidade teve sua origem no mesmo período em que surgiu o Capitalismo, sendo que a metodologia utilizada servia como forma quantitativa de mensurar acréscimos ou decréscimos dos investimentos iniciais a alguma exploração comercial ou industrial.

        A Contabilidade tem estreitas relações com diversas áreas de trabalho e foi definida por diversos autores, entre eles Henri Fayol (1841-1925):

"É o órgão visual da empresa; deve permitir, a qualquer momento, que se saiba com precisão onde se está e para onde se vai; e deve fornecer, sobre a situação econômica da empresa, dados os mais claros e exatos."

        Outro autor a definir a Contabilidade foi Giuseppe Cerboni:

“A Contabilidade indaga as funções administrativas; determina sobre que critério se devem basear os administradores; fornece os meios mediante os quais se conhecem, se medem, se computam e se demonstram os resultados obtidos num determinado exercício.”

        A Contabilidade é uma ciência aplicada e o trabalho que ela realiza é captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas dos mais variados órgãos da sociedade – pessoas físicas e jurídicas, instituições sem fins lucrativos e pessoas de Direito Público, como Município, Estado e União.

        O principal foco da Contabilidade é a apuração do resultado econômico e financeiro das empresas, mas a atividade contábil não é um fim nela mesma, já que os dados por ela levantados só serão válidos quando utilizados por diversos usuários dos dados contábeis – internos e externos – e não somente pelo contador. Enquanto a área da Contabilidade Financeira é voltada para os princípios e procedimentos contábeis que se relacionam à elaboração de documentos para os usuários externos – acionistas e credores – das informações contábeis, a Contabilidade Gerencial tem o seu foco voltado para os princípios e medidas contábeis que são indispensáveis para o bom andamento dos trabalhos a serem desenvolvidos pelos usuários internos – gerentes empresariais – das informações contábeis.

        Existem similaridades entre a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade Financeira e JIAMBALVO (2001), define:

"Não devemos superestimar as diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial em função dos seus respectivos grupos de usuários. Os relatórios de contabilidade financeira visam principalmente aos usuários externos e os relatórios de contabilidade gerencial visam principalmente aos usuários internos. No entanto, os gerentes também fazem uso significativo dos relatórios de contabilidade financeira e os usuários externos ocasionalmente requerem informações financeiras que são normalmente consideradas apropriadas para os usuários internos. Por exemplo, os credores podem pedir à administração que lhes forneça projeções detalhadas de fluxo de caixa."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com