TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERAL

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.735 Palavras (23 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 23

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Administração

CONTABILIDADE GERAL

GUARULHOS

2015

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Administração

CONTABILIDADE GERAL

Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada ao curso de Administração na Anhanguera Educacional, sob a orientação do professor

GUARULHOS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................4

CONCEITOS DOS MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO        4

CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL (BENS,DIREITOS E OBRIGAÇÕES)        9

CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL (ATIVO, PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO)        10

BALANÇO PATRIMONIAL        11

CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS......................................................................................11

RAZONETES DAS CONTAS CONTABEIS        16

A.R.E.(APURAÇÃO DO EXERCICIO...............................................................................17

  REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................................18

INTRODUÇÃO

Podemos Entender que a Contabilidade desde a sua criação, é um fator muito importante no dia-a-dia. O que podemos observar como se aplica, em estudos ou buscando em outras fontes de pesquisa o material necessário para realizar um bom aprendizado. A ATPS a seguir, nos leva a entender a estrutura inicial da Contabilidade.

Etapa 1

1.1 -  Conceitos dos Métodos de Escrituração

Nos últimos anos o mercado vem modificando, por várias razões. O impacto dessa nova realidade exigiu mudanças em muitas áreas, algumas ainda em curso. Este cenário obriga que as empresas se aprimorem e busquem a ampliação de seus sistemas de informação tanto interno quanto externo. Por sua vez a área contábil, por ser responsável pelas informações dos recursos da organização, do gerenciamento ao planejamento. Para que uma organização mantenha uma escrituração contábil regular para pode gerar informações estratégicas para seus gestores,á desorganização interna ou simples, falta de priorização do assunto, muitos gestores têm dificuldades em obter dados contábeis confiáveis. Balancetes mal conciliados, balanços com deficiências de informação, documentos não contabilizados, transformam a contabilidade numa mera peça burocrática, sem utilidade gerencial, por isso a importância de uma contabilidade sadia e com suas Demonstrações Contábeis em ordem. As Demonstrações Contábeis constituem um dos pontos culminantes da atividade profissional contábil. Por intermédio delas são prestadas as informações indispensáveis aos acionistas, administradores, governo e sociedade em geral sobre a situação patrimonial e financeira das empresas. Todo empresário precisa organizar suas finanças e compreender os seus custos, suas despesas, seus direito e obrigações. Como notório, a contabilidade é uma ferramenta imprescindível à gestão de qualquer entidade, seja esta pequena ou grande. Para realizar uma consultoria contábil focando na escrituração contábil e no balanço patrimonial, foi preciso compreender a realidade da empresa e do escritório que presta serviço contábil a organização. Além, da importância das pessoas envolvidas neste processo, a necessidade e os impactos que os recursos humanos, materiais e tecnológicos têm na prestação dos serviços e a extensão dos serviços atualmente prestados.  O Balancete de Verificação tem seu dispositivo legal pela resolução do Conselho Federal de Contabilidade Nº 685/90, de 14 de dezembro de 1990, que aprova por meio do artigo 1º a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica 2.7.
Nele está a resolução das contas com seus respectivos saldos extraídos dos registros contábeis em determinado período. O Balancete de Verificação pode ser levantado a qualquer momento. Sua periodicidade deverá ser mensal e o seu grau de detalhamento deverá ser adequado com sua finalidade. Comumente, costuma-se levantar o Balancete em dois momentos (MARION, 2010):

a) Balancete de Verificação Inicial – é o Balancete levantado antes da apuração encerramento do resultado do exercício. Sua abrangência inclui as contas de despesas e receitas. E chamado de inicial por estar sujeito a ajustes como depreciação, rateio e provisões e etc.

b) Balancete de Verificação Final – é o balancete levantado após a apuração, distribuição e encerramento do resultado do exercício. Sua abrangência não inclui as contas de despesas e receita, visto que seus saldos estão zerados pelo encerramento e transferência para o Patrimônio Líquido.


A Apuração do Resultado do Exercício - é bastante simples. Após o balancete de verificação antes da apuração, encerram-se todas as contas de receitas (debitando o seu saldo), creditando a conta transitória “ARE” (Apuração do Resultado do Exercício).
Encerram-se todas as contas de despesas, custos e deduções (creditando o seu saldo), debitando a conta transitória ARE.
Caso o saldo da conta ARE seja devedor, credita-se o saldo de ARE e debita-se a conta prejuízos acumulados. Se o saldo ARE for credor, debita-se a conta ARE e credita-se a conta Lucros Acumulados. Dessa forma, encerra se a conta transitória e o seu saldo é transportado para o Balanço Patrimonial, no grupo Patrimônio Líquido.
Após a apuração do resultado do exercício é necessário demonstrar para os usuários da informação contábil a Demonstração do Resultado do Exercício. (DRE).

Aprendemos que as principais técnicas contábeis são escrituração,  análise das demonstrações contábeis e auditoria. Escrituração é Processo por meio do qual todas as ações que acontecem numa organização são registradas metódica e sistematicamente, fornecendo informações para possíveis verificações acerca delas. Contabilidade; conjunto de livros e atos com os quais se faz a escrita comercial de uma casa, de um estabelecimento comercial, etc. A ordem de escrituração pode ser feita de diversas formas, dependendo da escola contábil ou da forma de compreensão da ciência contábil.  O método de escrituração mais desenvolvido é o chamado "método das partidas dobradas", e por isso deve ser utilizado pelos contabilistas. Existem outros, como o de "partidas simples", que normalmente são satisfatórios para os outros tipos de escrituração. A regra das partidas dobradas assusta pela simplicidade: para cada lançamento "a débito", deve corresponder um "a crédito" e vice-versa. Essa descoberta da "simetria" a partir dos chamados "fatos contábeis" contribui para que muitos autores classifiquem o método das partidas dobradas como a "arte da escrituração".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (593 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com