TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE GERAL

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO

Elayne Ap. B. Mello

Felipe Alves da Silva

                Luana O. S. Marinho

Vanessa Lucena Oliveira

Victor Leonardo X. deAraujo

Yuri Marcone Mascagna

CONTABILIDADE GERAL

SÃO CAETANO DO SUL
2014

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO

Elayne Ap. Mello - RA: 7627714548
Felipe Alves da Silva – RA: 177919

Luana - RA: 7244595789

Vanessa Lucena Oliveira - RA: 6889346029

Victor Leonardo X. deAraujo - RA: 7092574509

Yuri Marcone Mascagna - RA: 7474687955

 CONTABILIDADE GERAL

Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada com a disciplina de Contabilidade Geral, no curso Superior de Administração, na Faculdade Anhanguera

Prof° Alexandre Teles

SÃO CAETANO DO SUL
2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

ETAPA 1

1. Questões        3

ETAPA 2

2. Destacar as principais mudanças nos componentes patrimoniais..................4

Conclusão _        5

Referencias Biliografia..........................................................................................6

Introdução

A contabilidade tem em sua extrema importância auxiliar as empresas em seus processos financeiros como gastos, ganhos, obrigações e patrimônio. E por isso que devemos entender as principais modificações nos componentes patrimoniais, como será apresentado neste trabalho.

        

ETAPA 1

Questões:

  1. O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem contabilidade. Comente sobre tal afirmação.
    Dentro das empresas a situação não é diferente, frequentemente os responsáveis pela administração estão tomando decisões quase a todo instante, para o resultado dos negócios, por isso há necessidade de dados de informações corretas para uma boa tomada de decisão. Como comprar ou alugar um negócio. Negociar o preço de um produto.
  2. Quais tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores? Comente sobre cada uma delas.
    O contador produz informações úteis aos usuários da contabilidade para as tomadas de decisões. As áreas de atuação do contador podem ser visualizadas como coleta de dados, registro de dados e processamentos, relatórios e usuários.
  3. Qual o objetivo da contabilidade? Comente sobre isso.
    O objetivo da contabilidade é permitir que cada grupo de usuários avalie sua situação econômica e financeira da entidade. Fazer referências sobre as tendências futuras.
  4. Em sua opinião o que acontece quando se atrasa a escrituração e o registro contábil de uma entidade, fato parecido com o ocorrido na “Sem-info Com. Ltda”.
    Toda empresa é obrigada a ter a Escritura do livro diário e razão, como advento da lei n° 8.541/92 (Lucro Presumido) e da lei n° 9.317/96 (Simples Federal). As empresas enquadradas em tais regimes de tributação federal estão dispensadas da Escrituração Contábil, desde que mantenham o Livro caixa escriturado com todas as movimentações financeiras. O livro caixa é apenas o controle das companhias onde a sua escrituração implica em coloca-lo em dia. Com a escrituração do livro diário e razão, as empresas estarão em harmonia com as práticas internacionais.
  5. Relate um fato verídico no qual uma determinada empresa se utilizou da contabilidade e de suas informações para a tomada de decisão. Não é necessário identificar a empresa e o nome do seu gestor.
    A empresa AGTL Armazéns Gerais Transporte e Logística Ltda, localizada na Avenida Presidente Wilson n° 5960 São Paulo. O responsável pela contabilidade da empresa nos explica que a contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração nas tomadas de decisões para a melhoria de serviços.

ETAPA 2

Destacar as principais mudanças nos componentes patrimoniais.

“ Sendo o Balanço Patrimonial a demonstração das informações inerentes á posição financeira da empresa, aos usuários externos. Os brasileiros quiseram uniformizar as formas contábeis para que chegassem bem próximos das normas internacionais da contabilidade. “

Modificações feitas nos componentes patrimoniais:

  • Ativo: era constituído por ativo circulante, ativo permanente e ativo realizável a longo prazo e subdividido em ativo imobilizado, permanente e ativo diferido. Perante  a nova lei 11.941/09  passou a ser divídido em ativo circulante e ativo não circulante e composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangivel.
    Em relação as contas do ativo permaneceram os mesmos, exceto o ativo imobilizado que ficou determinado os direitos que tenham por objeto, bens corpóreos dessimados á manutenção das atividades da empresa.

  • Passivo: era constituído por passivo circulante, passivo exigível a longo prazo e resultado de exercícios futuros. Com a nova lei 11.941/09 passou a ser dividido em passivo circulante e passivo não circulante, sendo assim o passivo exigível a longo prazo foi substituído pelo passivo não circulante e o resultado de exercícios futuros foi revogado.
    Nos critérios de avaliação, foi  vedada a disposição que relatava, que as obrigações sujeitas a correção monetária seriam atualizadas até a data do balanço, adicionando que as obrigações, encargos e riscos classificados no passivo não-circulante serão ajustados do seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

 

  • Patrimônio Líquido: era dividido em capital social, reservas de reavaliação, lucros ou prejuízos acumulados, reservas de capital e reservas de lucro. Com a implementação da lei 11.941/09, passou a ser dividido em reservas de capital, capital social, reservas de lucros, prejuízos acumulados, ajustes de avaliação patrimonial e ações em tesouraria.


Conclusão

Neste trabalho além de aprendermos cada vez mais a importância da contabilidade no setor financeiro em geral, aprendemos também as principais modificações nos componentes patrimoniais como ativo, passivo e patrimônio líquido. Chegamos a conclusão que é indispensável a aplicação da contabilidade nas empresas independente do seu ramo ou porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com