TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Por:   •  23/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Julien Karine da Rosa Hoff

Prof. Rafael Carlos Confortini

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharel em Administração (ADG-1371) – Seminário da Prática Módulo III

15/06/2019

        

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A área da contabilidade é muito ampla e abrange diversos parâmetros no mercado, partindo desde pressupostos financeiros até alcançar a gestão empresarial. No que diz respeito a gestão empresarial, a autora Paixão (2010) explica que a prática do controle das finanças de um empreendimento é um dos principais aspectos a serem observados através do fluxo de caixa – entradas e saídas ou receitas e despesas -, uma vez que o fluxo de caixa irá determinar a viabilidade ou não de determinados investimentos, além de corroborar com o cumprimento de compromissos honrados pela organização.

Isso porque, o fluxo de giro consagra-se como ferramenta de controle, que promove a sinalização do rumo do negócio empresarial. Ou seja, se o negócio está positivo ou negativo, se apresenta receitas suficientes para atender as demandas comprometidas, entre outros. Hastings (2007, p.5) enfatiza que “[...] a Contabilidade procura estudar as relações existentes entre a organização focalizada e outras pessoas e organizações”.

Além disso, para que seja efetiva a gestão de recursos, é importante viabilizar-se o planejamento financeiro que, segundo Groppelli e Nikbakht (2002, p.320):

[...] refere-se ao processo de estimar as necessidades futuras de financiamento e identificar como os fundos anteriores foram financiados e os propósitos que foram gastos. Com planejamento e controle, a administração pode avaliar se os padrões existentes de financiamento e os fundos gastos são coerentes com as metas da companhia. Tanto os prazos como os montantes de fundos necessários podem ser determinados por meio de técnicas de planejamento.

Dito isso, ao saber-se que o planejamento financeiro e o controle são atividades essenciais à gestão organizacional num negócio empresarial, a contabilidade advém com as ferramentas de controladoria eficazes, tais quais corroboram com a mensuração das despesas e das receitas, auxiliando no estigma do presente momento e nas perspectivas de investimentos futuros que poderão ser almejados pela empresa.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

        Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, de delineamento exploratório, com coleta de dados através de referências bibliográficas provenientes de livros e periódicos disponibilizados na internet. A análise de dados se consistiu sob a pesquisa qualitativa. Segundo Pizzani et al. (2012, p.54) pesquisa bibliográfica pode ser considerada como “[...] a revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico. Essa revisão é o que chamamos de levantamento bibliográfico ou revisão bibliográfica, a qual pode ser realizada em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da Internet entre outras fontes”.

        

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        O controle do fluxo de caixa ocorre pelo registro das receitas e despesas de uma empresa, como a Figura 1 demonstra.

FIGURA 1 – FLUXO DE CAIXA

[pic 1]

Fonte: <https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-979585386-planilha-fluxo-de-caixa-diario-excel-avancado--_JM>. Acesso em: 14 jun. 2019.

        Como a figura demonstra, o fluxo registra todos os valores, a forma de pagamento e descreve especificamente de onde provém ou onde foi aplicado determinado valor. Através desse registro, pode-se ter controle mais preciso da movimentação do caixa e também dos saldos, se estão positivos ou negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (206.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com