TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

Kamila Lima dos Santos

RA 1914779

Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano

PIM V

Nanuque/MG

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD

Kamila Lima dos Santos

RA 1914779

Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano

PIM V

Projeto        Integrado        Multidisciplinar V

para obtenção do título de Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Nanuque/MG

2020

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a empresa Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, que é uma empresa governamental e trabalha no ramo imobiliário. Mostraremos como é o funcionamento do RH, o micro e macro ambientes da empresa, dentre outros, além de demonstrar como é a sua contabilidade, através de demonstrativos e índices, incluindo gráficos e tabelas.    

Palavras-Chave: Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade, Estatística Aplicada.      

ABSTRACT

The present work aims to demonstrate the company Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, which is a governmental company and works in the real estate sector. We will show how HR works, the company's micro and macro environments, among others, in addition to demonstrating how its accounting is, through statements and indexes, including graphs and tables.

 

Keywords: Human Resources in Public Administration, Accounting, Applied Statistics.

Sumário

1 Introdução        6

2 Recursos Humanos na Administração Pública        7

3 Contabilidade        8

4 Estatística Aplicada        10

5 Conclusão        12

Referências        13

        

1 INTRODUÇÃO

Vamos observar durante esse projeto como é tratada a área de recursos humanos numa instituição pública, tanto internamento quanto externamente e provar o quanto é importante o setor de RH, já que é o elo entre todos os setores de uma empresa e suas estratégias.

Analisaremos ainda como funciona a parte contábil líquida da empresa e o emprego da estatística nos lucros.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano tem sua sede em São Paulo, porém existem vários escritórios espalhados pelo Brasil. Sua principal função é a construção de moradias para as pessoas mais carentes

 

2 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Sabemos que toda equipe de funcionários faz parte do patrimônio de qualquer empresa, seja ela pública ou privada.

Sendo assim, a CDHU trabalha sua equipe para que atendam as demandas sociais de habitação e para que isso dê certo ela incentiva sempre a capacitação do seu pessoal para que haja humanização no atendimento junto aos seus clientes, colaboradores e funcionários.

 

2.1 Macro ambiente e gestão de pessoas

Como uma empresa prestadora de serviços públicos, a CDHU celebra convênios com os órgãos municipais ou estaduais para a realização dos serviços. Isso se dá através de reuniões e termos/contratos assinados.

Nestes termos/contratos ficam estipulados os papéis de cada empresa e suas respectivas responsabilidades para cada termo/contrato assinado.

A CDHU possui uma linha direta (0800) com a comunidade, para que essa possa se expressar sobre o trabalho realizado pela CDHU.

Possui também a responsabilidade socioambiental em cada local que trabalha. Exemplo disso: Bairro em Cubatão-SP onde um vilarejo foi repaginado, com praças e ruas recuperados e as casas pintadas com várias cores, incluindo a participação da comunidade local (inclusão social).

Podemos afirmar que é uma empresa que trabalha sua administração baseada em recursos humanos, seu centro são as pessoas envolvidas nos projetos e por isso, sempre atualiza seus métodos e técnicas para manter um nível alto de humanização entre funcionários e clientes.    

 Seu núcleo interno é, por assim se dizer, pequeno. Conta com presidentes, diretores, superintendentes, gerentes coordenadores setoriais, técnicos e estagiários. Mantendo uma comunicação direta, todo o planejamento é feito através de reuniões e firmado num documento que eles chamam de “Termo de Ciência”, assim as ações de cada pessoa ficam claras e todos concordam.

Sua comunicação interna conta com intranet, comunicados, eventos e campanhas entre os funcionários, além de um aplicativo.      

2.2 Repartições

Em sua sede a CDHU conta com um RH estratégico, onde cada setor possui um departamento próprio: Departamento Social, Departamento de Projetos, Departamento de Obras, Departamento de Comunicação, Departamento de Transporte, Departamento de Ocupação e Departamento de Compras.

ORGANOGRAMA DA CDHU

[pic 1]

3 CONTABILIDADE

Em instituições públicas, a contabilidade controla os recursos financeiros, patrimoniais e orçamentários em todas as esferas públicas, municipal, estadual e federal. Ao mesmo em que controla esses recursos, prima ainda pela eficácia e maximização dos resultados, buscando atender todas as necessidades do município dentro das atribuições e da legalidade em que lhe competem.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (437 Kb)   docx (595.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com