TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Complexidade Empresarial

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Complexidade Empresarial

No cotidiano das corporações empresariais, tem se tornado corriqueiro a utilização de métodos especificados para uma boa administração. O grande crescimento de certas organizações tem exigido muito de seus idealizadores, processos como de inovação e marketing e o uso da tecnologia da informação, vem sendo muito utilizados, porém uma boa comunicação empresarial é o que tem feito a diferença para se obter o sucesso. Empresas como Braskem e CPFL Energia não fogem dessa realidade. A seguir iremos ver um pouco mais de como funciona cada uma dessas empresas.

A Braskem, empresa petroquímica sediada na cidade de São Paulo, tem como principal fonte em sua base forte, seus investidores. O diálogo entre seus diretores e colaboradores é constante e intenso. Relatórios diários sobre a produção e reuniões trimestrais sobre o balanço financeiro são indispensáveis para o andamento dos negócios, além disso, são discutidos vários outros assuntos de interesse da corporação bem como, por exemplo, seus pontos vulneráveis a serem melhorados.

Buscando inovar, a Braskem utiliza-se do marketing para expandir seu nome, o lançamento de revistas sobre a empresa e seus colaboradores e a família Braskem, são alguns dos meios utilizados para que se proponham pautas de extrema importância em relação à organização empresarial. Outro fato importante é de que a empresa em si, está sempre em busca da eficácia, buscando assim interagir-se e dialogar para a obtenção de melhores resultados. Há também o uso da tecnologia da informação, que tem mostrado resultados satisfatórios para as empresas, com a divulgação de sua marca através de sites na internet tem se conseguido atribuir grandes benefícios e valores para seus fins empresarias.

Na CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz), que é considerada uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, ocorre à participação nos investimentos em distribuições, geração e comercialização, além de transmissão de energia elétrica, que é gerada para mais de sete milhões de pessoas.

O grupo CPFL busca sempre estar em interação com seus consumidores, através de comunicados ao mercado e de informações fornecidas nas contas de luz que são distribuídas mensalmente. Mensagens com dicas de segurança são as mais fluentes.

A mídia, no caso a imprensa e as rádios regionais também é importante na relação entre a empresa e o consumidor, um exemplo é quando a necessidade de fazer avisos em casos de interrupção da energia. Além disso, os líderes têm a autonomia de se comunicar diretamente com esses meios de comunicações locais.

Para uma melhor transparência das duas empresas, podemos aplicar o método de gestão Stakeholders, que engloba todas as pessoas que de alguma forma podem influir no sucesso de seus projetos. Assim consideram-se interessado desde o patrocinador, os fornecedores, os membros do grupo, os membros da diretoria da empresa até o seu público externo. Após isso é buscar discernir as qualidades e as influências de cada um para o bem da corporação, ver aonde cada pessoa se encaixa, aonde cada um vai produzir e ajudar mais.

Além da Stakeholders há várias outros tipos de ferramentas de gestão, duas delas são a Benchmarking e a Outsourcing.

O Benchmarking é uma ferramenta de gestão que significa “marca de referência”, ela é a busca nas melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo. Seu princípio básico é examinar como uma outra empresa realiza funções específicas, com a finalidade de poder melhorar seus serviços. É usada em grande parte das corporações mundo a fora.

O Outsourcing ou Terceirização como melhor conhecemos é a prática empresarial que visa ao aumento da qualidade nas suas atividades. É considerada uma forma de redução de custos, ao se contratar uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho. É um método usado principalmente em empresas de telecomunicação, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também se beneficiam dessa prática, um exemplo é em prefeituras de pequenos municípios que terceirizam ônibus para o transporte escolar.

Portanto esses são outros dois grandes exemplos de ferramentas de gestão muito utilizados em diversas organizações, cada uma com suas características e requisitos, que ajudam muito no dia a dia empresarial. Porém como foi citado anteriormente a Stakeholders seria a ferramenta de gestão mais apta para as empresas Braskem e CPFL Energia.

Contudo isso não se pode deixar de lado também a coerência e transparência dentro das organizações, pois elas também são essências e de grande valor para as empresas, pois o fracasso e o sucesso muitas vezes residem no nível das mesmas.

Nem sempre tudo que se fala é feito no dia a dia, muitas regras são quebradas dentro das empresas, a transparência significa a clareza destas regras e idéias para que todos possam entendê-las, já á coerência significa que todas as regras podem se cumpridas sem prejudicar ninguém.

Portanto o discurso e a prática devem ser os mesmos, para que haja sempre a satisfação dos clientes e consumidores, e assim mostrando a eficiência da empresa seja ele qual for.

Nas organizações é importante ressaltar a necessidade de se atentar para o cliente interno. Pois a qualidade do serviço interno transforma-se em satisfação dos funcionários, tornando-os envolvidos e motivados na empresa que, por sua vez, é responsável pela qualidade do produto/serviço externo resultando na satisfação e na retenção dos clientes internos e externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com