TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA NOVA COMPLEXIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  6/1/2016  •  Artigo  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA NOVA COMPLEXIDADE EMPRESARIAL

PERFORMANCE MEASURE IN THE NEW CORPORATE COMPLEXITY

RESUMO

Objetivo: Sumarizar os principais aspectos da gestão de desempenho de processos e empresas que estão sendo mais pesquisados na comunidade acadêmica. O objetivo é sintetizar os principais aspectos da avaliação de desempenho relacionando com outros tópicos de gerenciamento de processos discutido durante o curso Gerenciamento de Processos do programa de doutorado da Coppe em Engenahria de Produção, durante o primeiro trimestre de 2006.

Metodologia: Foram feitas diversas pesquisas em revistas indexadas pela JSR dos artigos mais referenciados utilizando as expressões “performance measurement”, “performance management” e outras combinações incluindo os termos “sustainability”, “social”, “environment” de forma a se verificar os principais tópicos atualmente discutidos na gestão de desempenho.

Descobertas: As decisões empresarias estão se tornando mais complexa. Hoje é preciso se avaliar o desempenho empresarial na perspectiva de vários stakeholders.

Originalidade / valor: O artigo identifica um dilema na avaliação empresarial: valor para o acionista versus valor para o coletivo.

Tipo de paper pesquisa

Palavras-chave: avaliação de desempenho


1) INTRODUÇÃO

Avaliar significa estabelecer valor. Esse valor está intimamente ligado aos critérios do avaliador. Durante muitos anos a avaliação de desempenho esteve muito relacionada com os resultados financeiros. O sistema Dupont que relaciona diversas medidas financeiras surgiu no inicio do século XIX e continua sendo amplamente utilizado. No início dos anos 80 se retomou a importância dos indicadores não financeiros, com o início do movimento da qualidade. Para NEELY (1995), medição de desempenho pode ser compreendida como a técnica usada para quantificar a eficiência e a eficácia das atividades de negócio. A eficiência vai tratar da relação entre utilização econômica dos recursos, levando em consideração um determinado nível de satisfação. Por sua vez, a eficácia avalia o resultado de um processo onde as expectativas dos diversos clientes são ou não atendidas. É verdade que essa preocupação esteve sempre presentes no mundo da produção, desde os tempos de Taylor.

BITITCI (1997), já constatava a necessidade de formulação de sistemas de medição de desempenho que não focasse somente em indicadores financeiros. O Balanced Scorecard (BSC) KAPLAN (1992) é sem dúvida a mais citada metodologias que considera outras perspectivas além da ótica econômica.

Paralelamente a esse movimento, vem surgindo diverso sistema de relatórios de sustentabilidade, que, além dos aspectos econômicos, enxerga também as dimensões ambiental e social . Uma lista dos principais institutos pode ser encontrada no anexo 1.

2 UTILIDADE DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Durante a pesquisa encontramos diversas utilizações de sistemas de avaliação.

2.1 Melhoria de processos

 Bititci (1997) ressalta a importância da medição no processo de melhoria dos processos. Durante o curso de Gerenciamento de Processos foi discutido algumas metodologias de melhoria de processo onde o aspecto da medição sempre foi enfatizado. O processo de avaliação e aprendizado é fundamental para a melhoria de processos.

2.2 Alinhamento estratégico

Kaplan (1992) acredita ser possível alinhar, através de um quadro de medição, as operações e iniciativas de uma empresa com o plano estratégico. Segundo ele, deve-se tentar transformar a estratégia em indicadores com metas e objetivos que possam ser mensurados.

2.3 Tomada de decisão

Segundo TOWNLEY (2006) sistemas de avaliação são importantes para a racionalização das decisões. SOHN (2003) mostra uma sofisticada metodologia para tomada de decisão utilizando indicadores do BSC e a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para se extrair os pesos de cada indicador de forma a criar um sistema de decisão para agrupar empresas semelhantes utilizando a técnica k-nearest neighbor.

2.4 Comparação e classificação

KRAJNC (2003) utilize diversos indicadores ambientais para comparar empresas do ramo petrolífero em quesitos ambientais. Existe também algumas iniciativas de se tentar classificar as empresas em diversas dimensões da sustentabilidade. O Down Jones Sustentability index é um exemplo.

1.5 Atender a legislação e reportar

Diversas empresas estão fazendo relatórios dos benefícios sociais e ambientais causados pelas suas atividades. SILVA (2004) fez uma pesquisa com diversas empresas brasileiras que . Com o advento da Lei- Sarbaney, as empresas com ações na bolsa de Nova York, estão tendo que aumenta a transparência dos gestores da empresa com os acionistas de forma a minimizar os conflitos de  agência.

3 O AUMENTO DA COMPLEXIDADE NA MODERNIDADE

Avaliação do desempenho empresarial vem se tornando mais complexa. Até o final dos anos 1980 a produtividade e desempenho econômico era praticamente as únicas dimensões consideradas numa avaliação de desempenho. Entretanto com a saturação dos mercados as empresas tiveram que competir pelo cliente iniciando o movimento pela qualidade e de melhoria dos processos internos. No decorrer dos anos 1990, questões ambientais e sociais se tornaram um aspecto relevante, principalmente para as grandes corporações.  A idéia de considerar todas as partes interessadas não é nova e já estava presente em FREEMAN (1984).  A necessidade de se satisfazer diversos stackeholders resultou num modelo de avaliação complexo, como o proposto por NEELY (2001). Hoje há muita cobrança sobre aspectos sociais e ambientais do funcionamento de sistemas produtivos. FOSSGARD-MOSER (2005) mostra um exemplo prático da experiência da Shell com a utilização de relatórios sociais.

Paralelamente, durante essa década, encontramos ainda algumas iniciativas para avaliação de valores intangíveis como conhecimento, tecnologia, imagem, marca e reputação que não vinham sendo contabilizados pelos sistemas tradicionais, mas que são os reais fatores de sucesso empresarial. Nos últimos anos, o trabalho sobre a informação tem sido mais importante do que o trabalho sobre a matéria.

Outro fator complicador está na necessidade atual de se avaliar o desempenho de toda a cadeia produtiva, não somente dentre de uma empresa. BROWNE (2005) é um dos autores que fala da importância da avaliação de desempenho em toda a cadeia produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (217.4 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com