TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de um Plano Financeiro e Orçamentário para uma empresa com ênfase na análise e maximização de resultados

Por:   •  6/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

       

                                         

     

Construção de um Plano Financeiro e Orçamentário para uma empresa com ênfase na análise e maximização de resultados.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é identificar e descrever os processos e etapas necessárias para o desenvolvimento da atividade de uma empresa apresentando os conceitos da administração de capital de giro, orçamento empresarial, demonstração do resultado do exercício, balanço patrimonial regressão linear simples e múltipla e as series temporais, com ênfase na análise e maximização de resultados.

2 CONCEITOS

2.1 Capital de Giro

O Capital de Giro nas organizações baseia-se nas contas do ativo e passivo circulantes, que totalizam os recursos necessários que a empresa precisa para desempenhar suas atividades operacionais, com o objetivo de manter o fluxo de caixa estável, o que ocorre quando existe uma administração adequada do capital adquirido.

A administração do capital de giro para Assaf Neto (1997) significa à administração das contas dos elementos giro, ou seja, dos ativos e passivos circulantes, tais como as contas: caixa, estoques, contas a receber e contas a pagar e todo o seu gerenciamento financeiro, com objetivo de manter e determinar o nível de rentabilidade e liquidez. O capital de Giro pode ser segmentado entre três formas:

2.1.1 Capital de Giro Permanente: É a quantidade mínima de ativo circulante que deve permanecer investido, podendo ser quantia em dinheiro ou ações. Tem como função manter a empresa em condições normais de funcionamento.

2.1.2 Capital de Giro Variável: O Capital de Giro Variável (ou Sazonal) são as necessidades adicionais que podem variar em determinados períodos podendo aumentar ou diminuir devido a alguns fatores, como: compras antecipadas de estoques, atraso no recebimento de clientes, entre outros.

2.1.3 Capital de Giro Próprio: Corresponde à diferença positiva entre Ativo Circulante e Passivo Circulante. É a quantia da empresa reservada para sua manutenção, pode ser utilizado para pagar tributos, compra de estoque, de maquinário, entre outros. Por isso é importante para uma empresa de sucesso, estar com as finanças equilibradas.

2.2 Administração do Estoque

O estoque é parte fundamental de qualquer empresa. Para Fagundes (2014, p. 19) estoque “são os recursos materiais acumulados ao longo da cadeia produtiva e comercial, localizando-se no fabricante, na transportadora, no modal em trânsito, no atacadista, no ponto de venda e na casa do consumidor.” Ou também “[.] qualquer quantidade de material que esteja sendo conservada de forma improdutiva por um período de tempo, seja aguardando liberação para venda, despacho ou componentes para a produção.” (LAMB; SCHERER, 2015).

Contudo, a relação entre estoque, mercadoria e capital de giro é um pouco mais complexa do que parece, pois “Quanto mais estoque uma empresa possui, mais capital de giro ela precisar para financiar um estoque que tem custo e por isso é preciso dosar a quantidade de mercadorias estocadas [.]” (Maria Araújo, 2013). Diante disso, é preciso que haja uma administração eficiente do estoque de forma que ele esteja alinhado com as necessidades da empresa.

Conforme o SEBRAE, é preciso fazer um controle de estoque diário, separado por tipo de mercadoria para se saber o preço unitário e qual a necessidade de reposição de cada item; isso é possível seguindo três passos básicos: registrar na ficha de estoque a quantidade, o custo unitário e o custo total das mercadorias/produtos vendidos; periodicamente, confirmar se o saldo apurado na ficha de estoque "bate" com o estoque físico existente na empresa; e calcular na ficha de estoque o saldo em quantidade, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos que ficaram em estoque.

O inventário rotativo é outra forma de administrar o estoque que consiste na recontagem física e contínua de todo o estoque seguindo uma cadência pré-determinada.

Segundo Martins e Alt (2009), pode-se adotar, como critério para a utilização do inventário rotativo, a classificação ABC dos itens de estoque; essa classificação consiste em ordenar os materiais em função do seu valor financeiro, de forma que a classe A trata de poucos materiais, em torno de 10% ou 20% do estoque, mas com valores acumulados altos, acima de 50%; a classe B é constituída de um número mediano de materiais e que representam um valor acumulado em torno de 20% ou 30%; e a classe C possui um grande número de itens, acima de 50% do estoque, porém que possuam baixo valor acumulado, por volta de 5% a 10%.

2.3 Orçamento Empresarial

O orçamento empresarial é considerado atualmente, por muitas organizações uma ferramenta não só importante, mas também essencial no processo de gestão e tomada de decisão. Sua utilização vem diante da necessidade de planejar suas receitas, seus gastos, seus investimentos e suas despesas, possibilitando assim projetar seus fluxos de caixa e antecipar-se nas tomadas de decisão.

O orçamento pode ser entendido como um meio de quantificar econômica e financeiramente as operações da empresa em um determinado exercício, de acordo com as diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico (SOARES; NEVES JÚNIOR, 2004). Ele vem ao encontro das necessidades das empresas, uma vez que possibilita ao gestor medir se o planejado de fato está ocorrendo, como está ocorrendo e se em conformidade com os padrões estabelecidos.

[pic 1]

https://i2.wp.com/orcamentoempresarial.com/wp-content/uploads/2018/12/Elabora%C3%A7ao-do-Or%C3%A7amento-Empresarial-1.png?resize=829%2C465&ssl=1

2.3.1 Orçamento Estático: É um dos métodos mais utilizados no Brasil, voltado para resultados de uma única atividade, uma vez feito, não muda. Caracteriza-se em elaborar receitas, custos, despesas, investimentos entre outros e em casos de mudanças ele não se ajusta. Tem aplicabilidade nas funções administrativas a partir dos volumes da produção ou venda. Os níveis encontrados definirão a quantidade de atividades que serão realizadas em cada setor, tendo como base as despesas operacionais, os investimentos e os gastos com pessoal. Com esses valores definidos, a área que distribui verba para as demais consegue prever com o orçamento para cada uma e entende qual será o gasto máximo com pessoal, matéria prima, fornecedores e outros. Este número é fixado, a empresa segue com os valores mesmo que haja alguma alteração na demanda, na produtividade ou nos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com