TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo:

Aluno: Vitória Albuquerque do Nascimento

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

A empresa analisada é o grupo boticário que além de possuir duas industrias, é composta por quatro centro de distribuições e seus centros de suportes administrativos.

A finalidade dessa analise é concluir e entender mais sobre o grupo, por meio das ferramentas que a contabilidade pode nos fornecer.

Realizaremos analise horizontal e vertical, índices de liquidez, lucratividade, rentabilidade e estrutura do capital, utilizando os balanços e demonstração do resultado do exercício dos anos de 2017 e 2018.

Análise horizontal

A análise horizontal tem como característica observar o desempenho de uma empresa ao decorrer de um determinado período.

“É efetuada tomando-se por base dois ou mais exercícios socias, com a finalidade de observa a evolução ou involução dos componentes.” (Limeira, 2015, p.77)

DRE

[pic 3]

 Balanço

[pic 4]

Houve aumentos significativos em três contas, sendo elas: realizável a longo prazo, reserva de capital e ajuste de avaliação patrimonial. Essas contas aumentarão em mais 100% e o ajuste de avaliação foi o mais destacável, aumentando em mais de 800%.

No demonstrativo do resultado do exercício houve duas contas que aumentaram em mais de 300%, sendo elas receitas financeiras e imposto de renda e contribuição social.

Análise vertical

A analise vertical calcula a porcentagem que cada item, seja do demonstrativo de resultado do exercício ou balanço, tem sobre o total das suas contas, ou seja, posso citar como exemplo, quanto do meu ativo total é composto pelo meu caixa.

“Trata-se de metodologia de analise que mostra a participação percentual de cada um dos itens das demonstrações contábeis em relação ao somatório de seu grupo.’’ (Limeira, 2015, p.88)

  Balanço

[pic 5]

DRE

[pic 6]

Sobre as contas do balanço conseguimos observar que nos dois anos o ativo não circulante se sobrepõe mais que 30%  que o ativo circulante e que a prevalencia no ativo não circulante seria os seus investimentos, consumindo assim mais de 50% dessa fatia.

Assim como no passivo não circulante a conta que mais chama atenção seria emprestimos e financiamentos que em 2018 chegou a abrager mais de 70% do passivo total.

No demostrativo do resultado do exercicio é reparado as despesas operacionais consome quase 50% da receita liquida de bens e serviços nos dois anos que estamos analisando.

Cálculo dos índices de liquidez

Os índices de liquidez são divididos em quatro: corrente, imediato, seca e geral. São utilizados de forma geral para verificar a capacidade da empresa honra com seus pagamentos.

“Os índices ou indicadores estabelecem a relação entre contas ou grupo de contas das demonstrações contábeis visando evidenciar determinado aspecto da situação econômico-financeira de uma empresa.” (Limeira, 2015, p.81)

[pic 7]

Os cálculos da planilha de liquidez não estão em porcentagem, por tanto se entende que no ano de 2018, olhando para a linha da liquidez corrente a empresa conseguia efetuar os pagamentos das suas dividas e contas e sobraria 0,16 centavos.

Podemos observar pela liquidez imediata da empresa que não a grandes valores parados em seu caixa/banco, pois se fossemos efetuar a liquidação das dividas e contas somente com a conta “disponível’’ não seria possível.

Se deduzirmos o estoque da conta ativo circulante, no caso da liquidez seca, percebe-se que mesmo assim ainda conseguiríamos quitar nossas dividas e sobrar 0,08 centavos como é o caso do ano de 2018.

A liquidez geral serve para ajudar no planejamento, analisando de forma generalizada. Alocando tanto dívidas de curto prazo como longo.

É viável focar que no ano de 2017 a empresa não conseguia se quer arca com suas dividas de curto prazo pelo índice de liquidez corrente conseguimos entender esse desfalque, mas como hipótese posso falar que por meio dos índices de liquidez houve um planejamento de melhoria para o ano de 2018. Ressaltando que é um achismo, pois não temos como confirmar essa informação.

Cálculo da estrutura de capital

A estrutura de capital é um calculo que auxilia a entender como meu capital está dividido.

“Os índices de estrutura de capital avaliam a segurança que a empresa oferece aos capitais de terceiros e revelam sua politica de captação de recursos e de alocação deles nos diversos itens do ativo.” (Limeira, 2015, p.82)

[pic 8]

Pelo endividamento geral podemos perceber que temos mais 60% alocados em capital de terceiros.

A composição mostra que em sua maioria as dividas estão em longo prazo, nos dando mais tempo para efetuar a quitação das mesmas.

Pelo POSA podemos observa a dependência a instituição financeiras, pois o índice ultrapassa os 60% do ativo total.

No IPL só confirmamos o que o POSA mostra da dependência de recursos de terceiros, pois mais 300% é investido em ativo permanente, que não possui liquidez.

O IRNC mostra que em 2018 foram mais de 85% do seu capital reservado para recurso não recorrentes.

Cálculo da lucratividade

A lucratividade fornece os retornos obtidos referente as vendas realizadas.

“Os índices de lucratividade têm a finalidade de avaliar as margens auferidas no resultado da empresa, sejam relacionadas ao produto ou à eficiência do negócio.” (Limeira, 2015, p.82)

[pic 9]

O lucro bruno é praticamente o mesmo de um ano para o outro, sem muita alteração significativa. Assim como o operacional.

Podemos observa que o lucro liquido obteve um diferença significativa, isso ocorreu pois de 2017 para 2018 houve um aumento na receita.

O giro ativo mostra que o retorno está abaixo de 1%.

Cálculo da rentabilidade

A rentabilidade indica sobre os retornos de investimentos.

“Os índices de rentabilidade têm por objetivo avaliar o desempenho final da empresa.” (Limeira, 2015, p.88)

[pic 10]

Uma comparação significativa seria com o cdb de dezembro de 2017 8,46% em relação ao ROE do mesmo ano.

Pelo ROI conseguimos mensurar que o investimento nos trouxe 4% em 2018 em relação ao que foi investido inicialmente.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

O grupo boticário tem um foco em investimentos como foi observado nos dois balanços, mobilizando assim a maioria do seu ativo total.

A empresa vem agregando lucro nos dois anos analisados, mas é notório a dependência de seu capital em terceiros.

Os índices nos mostram a evolução de um ano para o outro, de forma positiva pois os números conseguiram um equilíbrio dentro desse período.

A rentabilidade nos trouxe números positivos, e comparações que revelam a performance da empresa dentro dessa conta.

É valido lembrar que na questão operacional a receita foi elevada de um ano para outro, mas o lucro liquido foi menor, pois as despesas não cresceram de forma equilibrada.

Referências bibliográficas

  • Muller, Cassio.Quantosobra,c2021.Lucratividade e Rentabilidade: o que são e como calcular estes indicadores.Disponivel em:<https://blog.quantosobra.com.br/lucratividade-e-rentabilidade/>.Acessso em: 17 de jun. de 2021.
  • Limeira, A; Silva, C; Vieira, C; SIlva, R.2012.Gestão contábil financeira.2°ed. Rio de Janeiro: Editora FGV.
  • Nossa História.GrupoBoticario,2021.Disponivel em:<https://www.boticario.com.br/nossa-historia/>. Acesso em: 17 de jun. de 2021
  • Pagina Inicial. Boticario,2021.Disponivel em:http://www.grupoboticario.com.br/pt/grupo-boticario/Paginas/Inicial.aspx.Acesso em: 17 de jun. de 2021

  • Pagina Inicial. Disponivel em:< http://www.portaldefinancas.com/cdb1617.htm >. Acesso em: 18 de jun. de 2021

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (376.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com