TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade

Módulo:

Aluno:

Turma: 11

Tarefa: Análise das demonstrações contábeis – Magazine Luiza

Introdução

Com base na explicação de Marion, a contabilidade é auxiliadora na administração e na tomada de decisão, sendo de suma importância para nos informar e auxiliar.

Aqui iremos analisar as demonstrações contábeis e o balanço patrimonial da empresa Magazine Luiza, para avaliar a situação econômica e financeira da mesma, utilizando a análise horizontal, vertical, índice de liquidez, estrutura de capital e o cálculo da lucratividade e rentabilidade.

Esses meios de análises nos auxiliam em ter uma visão mais ampla e segurança para avaliar o desempenho da empresa.

• Análise horizontal

• Análise vertical

• Cálculo dos índices de liquidez

• Cálculo da estrutura de capital

• Cálculo dos indicadores de lucratividade e rentabilid

A Magazine por ser uma empresa de capital aberto ela tem por obrigação legal de fazer a publicação do BP e passível de auditoria conforme a lei 6.404/1976.

Análise horizontal

A Analise horizontal evidencia a evolução ou involução dos componentes das demonstrações contábeis ao longo dos exercícios avaliados, permitindo a análise de tendência.

Sendo assim iremos comparar o ano de 2019 e 2020, visando entender o comportamento da empresa nesse período.

Balanço Patrimonial:

[pic 3]

Através da análise horizontal no balanço patrimonial acima, nota-se um aumento total de aproximadamente 20% no ativo, sendo notável que a maior variação está no Ativo Circulante>Caixa e Equivalentes de Caixa, que mostra uma variação de 609%, além de “outros ativos circulantes” com uma variação de 488% no comparativo dos exercícios.

Quando comparado com o passivo circulante para compreender as origens dos recursos, entendemos que o aumento se concentra no Passivo Circulante>Empréstimos e Financiamentos, trazendo uma variação de 20240% de endividamento em curto prazo.

A empresa cresceu em 37% referente aos Investimentos no Ativo Não Circulante.

No Patrimônio Líquido o resultado de -3% é notável pela queda de 207% nas reservas de capital que em 2020 fechou em -R$ 213.037,00 contra R$ 198.703,00 de 2019, apesar do aumento em % em outros resultados abrangentes.

DRE

[pic 4]

Realizando a análise horizontal para a DRE da empresa, notamos uma variação positiva de 41% na receita de venda e bens/serviços. Também observamos que, apesar de haver lucro em 2020, houve uma queda de 58% no resultado em comparação ao ano anterior.  

Os causadores dessa variação foram os custos dos bens/serviços vendidos que teve um aumento de 46%, as despesas operacionais aumento de 54% e as despesas com vendas que cresceu em 43%.

Além disso, houve uma redução significativa de 77% em outras receitas operacionais, assim como de receitas financeiras 69%.

Análise vertical

A Análise vertical demonstra a participação percentual de cada um dos itens das demonstrações contábeis em relação ao somatório de seu grupo.

Balanço Patrimonial:

[pic 5]

Através da análise vertical do balanço patrimonial acima podemos notar que a maior parte do ativo está concentrado no ativo circulante em ambos períodos, porém em 2019 o valor do ativo era maior.

Em 2020, a conta de estoques subiu para 21% em 2020 assim como o caixa e equivalentes de caixa que foi de 1% para 5%.

Em ambos os períodos as contas mais relevantes do passivo são fornecedores.

No PL, notamos a redução em 2020 do capital social de 9% de um ano para o outro.

DRE:

[pic 6]

Na análise vertical para a DRE nota-se que apesar do lucro em ambos os períodos em 2020 comparado sobre a receita liquida tem uma queda de 5% para 1%.

Olhando as contas de custos de venda dos bens/serviços e despesas/receitas operacionais vemos um aumento de 2% em 2020.

Porém tem uma redução em outras receitas operacionais e nas despesas financeiras.

Cálculo dos índices de liquidez

Os índices de liquidez apontam a capacidade financeira da empresa para honrar os compromissos com terceiros.

[pic 7]

  1. Liquidez Imediata: em 2020 houve um aumento nos recursos em caixa, o que nos traz um ponto de melhora na gestão do fluxo de caixa.
  2. Liquidez Corrente: em 2020 houve uma queda, porém em ambos os períodos ela tem capital de giro suficiente para pagar suas dívidas dentro de 12 meses.
  3. Liquidez Seca: em 2020 houve uma queda, mostrando uma alta dependência da empresa com o seu estoque.
  4. Liquidez Geral: em 2020 também houve uma queda, porém ainda se mantém acima da unidade e olhando com a LC não tem uma distorção tão grande.

Cálculo da estrutura de capital

Os indicadores de endividamento (estrutura de capital) avaliam a segurança que a empresa oferece aos capitais de terceiros e revelam sua política de capitação de recursos e da alocação de ativos.

[pic 8]

  1. Endividamento Geral: em 2020 a empresa aumentou o seu endividamento logo o aumento da dependência de capital de terceiros também.
  2. Composição do Endividamento: em 2020 houve um aumento da composição do endividamento no curto prazo.
  3. Imobilização do Capital Próprio: houve um aumento em 2020, onde entende-se que este valor mostra que o capital próprio não é suficiente para financiar o ativo não circulante.
  4. Imobilização de Recursos não correntes: em ambos os períodos o indicador se mantém dentro do aceitável, a empresa tem reservado 55% do capital próprio/terceiros.
  5. POSA: houve um aumento em 2020, ou seja, a empresa aumentou a sua dependência de recursos onerosos.

Cálculo da lucratividade

Indicadores de lucratividades tem a finalidade de avaliar as margens auferidas no resultado da empresa, sejam relacionadas ao produto ou a eficiência do negócio.

[pic 9]

  1. Margem Bruta: em ambos os períodos sem mantém, apesar do aumento da venda liquida os custos também aumentaram.
  2. Margem Operacional: em 2020 houve uma queda.
  3. Margem Líquida: em 2020 houve uma queda da margem liquida.
  4. Giro do Ativo: em 2020 a empresa melhorou o giro do ativo, ela conseguiu aumentar as vendas sobre o total dos ativos.

Cálculo da rentabilidade

Os indicadores de rentabilidade avaliam se o faturamento líquido gerado no período foi suficiente para cobrir o investimento total realizado na empresa.

[pic 10]

  1. ROE:  é notável a queda da rentabilidade no ano de 2020, sendo o ideal mínimo de 15%, nesse cenário a empresa tem um retorno de 0,05 centavos a cada 1 real.
  2. ROI: também houve uma queda no ano de 2020, o que nos mostra o que o retorno dos investimentos está mais baixo.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

Com base em todas as análises pude compreender que a empresa apresentou lucro em ambos os exercícios, apesar de alguns indicadores abaixo do esperado no ano de 2020.

  1. Notei uma oportunidade de melhora na gestão do fluxo de caixa para organizar e corrigir as perdas. Apesar da empresa estar adepta para pagar as suas dívidas.
  2. Ideal também um trabalho para a redução dos estoques, mesmo o giro do ativo tendo melhorado em 2020.
  3. O endividamento geral está relativamente alto, notando que as dívidas são de curto prazo.

Mesmo com os desafios, principalmente por conta da COVID-19 que estourou no primeiro semestre de 2020 a Magazine ainda conseguiu fechar com lucro e crescer na receita, apesar do aumento com as despesas. E mesmo com os números não sendo os melhores, os custos foram cobertos e os retornos dos investimentos também mesmo que baixo.

Referências bibliográficas

  • ISBN: 9788522516490 Edição: 2 Ano: 2015
  • OLINQUEVITCH, José L.; SANTI FILHO, Armando de. Análise de balanços para controle gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (547.3 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com