TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  1/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Matriz de Trabalho (Bônus)

Elaborado por: Letícia Menezes Silva

Disciplina: Contabilidade Financeira-0822-2_1

Turma: ONL022YE-POGFISP20T1

Introdução

No módulo 2 nesta disciplina (contabilidade financeira) estudamos sobre a Estrutura das demonstrações contábeis. Onde, foi abordado que através das demonstrações financeiras as empresas conseguem avaliar a real situação que se encontra para uma tomada de decisão.

Permite aos gestores compreender a estrutura patrimonial das empresas por reunir acentuadas informações necessárias para se administrar com competência suas atividades operacionais. Através da análise das demonstrações contábeis - financeiras a entidade empresarial, consegue obter uma visão ampla e não tem apenas uma reunião de dados.

Desenvolvimento

Aprendemos os seguintes relatórios:

Balanço patrimonial (BP) é a demonstração financeira que relata de forma qualitativa e quantitativa a posição financeira e patrimonial da empresa em um determinado período. O balanço na contabilidade é uma evidência de equilíbrio de elementos para a situação liquida da empresa entre seus direitos e obrigações.

A demonstração do resultado do exercício (DRE) mostra o ganho ou não da empresa, relacionando todas as receitas e despesas.  Tem a função objetiva de evidenciar, mostrar numa forma resumida, as operações da empresa no seu exercício.

O objetivo da demonstração dos fluxos de caixa (DFC) é demonstrar informações do fluxo de caixa para proporcionar aos usuários uma base para avaliar a situação real da empresa, para gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades.

A demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) visa evidenciar todas as variações ocorridas em todas as contas que compõe o PL.

A demonstração do valor adicionado (DVS) têm a finalidade de divulgar e identificar o valor da riqueza gerada pela entidade e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram para sua geração.

E por fim, as notas explicativas que são complementos que visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial.


Conclusão

Nesse módulo percebemos a importância da construção e elaboração dos relatórios que compõem as demonstrações contábeis, que vem contribuindo para a tomada de decisão é verificar a situação econômico-financeira de uma entidade.

Referências Bibliográficas

PEREZ JUNIOR, José Hernandez; BEGALLI, Glaucos Antonio. Elaboração das demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas, 1999.

PADOVEZE, Clóvis L.; BENEDICTO, Gideon. Análise das demonstrações financeiras. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (725.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com