TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  23/9/2025  •  Exam  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Há muito se atribui como o principal papel do processo respiratório a produção de ATP. Apesar da importância da produção de energia prontamente disponível para a atividade celular, a respiração tem outra(s) função(ões) tão importantes quanto a produção de ATP. Comente a respeito.

R = Quando o processo respiratório não realiza a produção de ATP, ele pode vir a produzir calor, que auxilia na termorregulação, e na formação de vários “esqueletos” carbônicos.

  1. A atmosfera é um "mar de nitrogênio" - 78% da sua constituição é de N2, mesmo assim as plantas respondem de maneira significativa (aumento de produção de matéria seca) à aplicação de fontes nitrogenadas. Fazendo dessa afirmativa um paralelo com as nossas (humanos) necessidades, seria como se estivéssemos em alto mar morrendo de sede. Explique esse paradigma, com conceitos fisiológicos.

R = Apesar da atmosfera ser rica de N2 as plantas não conseguem assimilar ele dessa forma, sendo apenas possível quando ele sobre redução virando amônia ou amônio. Então a relação de estar no mar com sede, sendo a única água presente salgada, é o mesmo que a planta estar com necessidade de N, mas ele estando presente de uma forma impossível de ser assimilada.

  1. Em aula prática foi possível observar o aumento na permeabilidade da membrana plasmática com o aumento da temperatura. Pois bem, considerando o inverso, isto é, se o tecido for submetido à baixa temperatura, como por exemplo, -15ºC, o que ocorrerá com as membranas celulares nessa condição?

R = Com essa baixa temperatura o interior da membrana formaria cristais que romperiam a membrana.

  1. Em 1937 Hill demonstrou a oxidação da molécula de H2O no interior dos cloroplastos quando estes eram submetidos a uma fonte luminosa. A oxidação da H2O, a partir da fotólise, gera uma molécula conhecida por seu poder redutor. Que molécula é essa e qual a sua importância para a segunda etapa do processo fotosintético?

R = São prótons de hidrogênio (H+) que são lançados para a parte externa da membrana, criando um gradiente eletroquímico que permite a atividade a ATP sintase, que pelo fluxo de membrana retorna para dentro da membrana produzindo ATP por meio de ADP+P. Além disso, os elétrons gerados são usados para reduzir o NADP a NADPH, que é a molécula com poder redutor.

  1. Como os bloqueadores da cadeia transportadora de elétrons da mitocôndria podem interferir na produção de energia celular?

R = Diversos bloqueadores afetam as proteínas responsáveis pela liberação de H+ para o meio externo, impedindo a criação de um gradiente eletroquímico que é utilizado pela ATP sintase impedindo que o fluxo de membrana ocorra, dessa forma afetando a produção de energia. Quando os elétrons não estão sendo direcionados para a produção de ATP, eles podem estar sendo interferidos pelas proteínas especializadas,  onde seu produto é a liberação de calor.

  1. No processo de fixação biológica do N2 através da associação simbiótica entre uma espécie vegetal hospedeira e um microrganismo, explique qual o papel (ou função) de cada uma das partes envolvidas, apontando os benefícios (já que estamos falando de uma associação simbionte) obtidas por cada organismo.

R = Os microrganismos conseguem absorver o N2 presente na atmosfera que é impossível para as plantas, e fazem o processo de reduzi-lo a amônio, que é absorvida pelas plantas. Onde os microrganismos se beneficiam ao receber nutrientes paras seu desenvolvimento e as plantas por receberem N em forma que possa ser assimilada.

  1. Como os desacopladores de membrana podem interferir na produção de energia nas mitocôndrias?

R = O desacoplamento é quando proteínas especializadas permitem a volta dos prótons liberados na CTE para dentro da matriz mitocondrial sem a ser para a produção de ATP, essa energia dissipada libera calor.

  1. Explique por que o armazenamento de tecidos vegetais de valor econômico (frutos, folhas, tubérculos etc.) normalmente é realizado a baixas temperaturas e nunca a temperaturas extremamente baixas ou altas.

R = Eles são armazenas em baixas temperaturas, mas não extremas, para que eles possam manter a qualidade, já que em temperaturas extremas podem acelerar o metabolismo e pode vir ocorrer a ruptura da membrana, fazendo com que ele perca a qualidade.

  1. Como ocorre a separação de pigmentos cloroplastídicos por cromatografia de papel? Por que não foi possível a separação entre as clorofilas A e B?

R = Pelo fato das clorofilas a e b serem a fase estácionária, são compostos polares e rapidamente se ligam ao papel enquanto as xantofilas e carotenos são a fase móvel, sendo compostos apolares são carreados junto com o solvente

  1. A respiração é um processo muito dependente da temperatura, explique como a temperatura afeta a respiração e dê exemplos da aplicação desta característica.

R= Em altas temperaturas acontece o fechamento dos estômatos para que não ocorra a perda excessiva de água, diminuindo os níveis de CO2 presente nas folhas. Em temperaturas normais e altas, a taxa de respiração celular geralmente aumenta, pois as reações químicas são aceleradas. Um exemplo é o armazenamento de frutas em temperaturas controladas para manter sua qualidade.

  1. O metabolismo celular depende da respiração não apenas para o fornecimento de energia (na forma de ATP) utilizada nos diversos processos de manutenção e crescimento vegetal. Baseado nesta afirmação responda: a) a afirmação é verdadeira ou falsa? se for verdadeira, justifique esta opção; se falsa, escreva-a novamente corringindo-a.

R = Sim, é uma afirmação verdadeira, pois a respiração está ligada com diversos processos de formação de ATP,  mas ela também gera NADH e FADH2, que auxiliam no transporte de elétrons, e com termorreguladores que afetam na velocidade que ocorre o metabolismo, por exemplo, quando os estômatos são fechados por alta temperatura, a folha começa a ter uma deficiência de CO2, afetando em seus processos biológicos.

  1. Em uma floresta tropical as plantas localizadas no interior e na borda da floresta apresentam diferenças na taxa fotossintética? Justifique.

R = Sim, pois as que estão borda tem suas folhas recebendo maior incidência de ondas luminosas, enquanto as internas apresentam um menor contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (680.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com