TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Geral

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO-FVP

CURSO: Administração

DISCIPLINA: Contabilidade Geral

PROFESSOR:Igor Quintanilha

ETAPAS 3 e 4

RA

NOME

TURMA

8406115298

Camila Rodrigues Barbosa

3º a

5824163015

Cristiane Chagas Dos Santos

3º a

8634251618

Daiane do Nascimento Silva

3º a

8635265036

 Erlange Martins Viane

3º a

8203961401

Francisco John Castro Pires

3º a

8203936911

Janaina Lo. Barbosa

3º a

2981574828

Michele Ribeiro Da Silva

2º a

VALPARAISO DE GOIÁS - GO

10 de junho de 2015.

 ETAPA 3.  BALANÇO PATRIMONIAL

Introdução

No artigo Balanço Patrimonial divulgado no site Portal da Contabilidade, encontramos o conceito de Balanço Patrimonial como, é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

Para tanto, sabe-se que o Balanço Patrimonial é considerado, uma das principais declarações financeiras de uma empresa,o qual deve ser produzido com rigor e precisão, com a finalidade de auxiliar um controle patrimonial eficiente.

Sabe-se também que, a principal função do Balanço Patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e a situação financeira da empresa em certo período.  Balanço Patrimonial é dividido em duas categorias principais, a saber:

  • Ativos: são os bens, os direitos, e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. E os ativos, osinvestimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.
  • Passivos: são as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.

Após a realizaçãodo cálculo dos ativos e passivos, pode-se obter o Patrimônio Líquido. O qual consiste na diferença dos Ativos e dos Passivos, ou seja, o Patrimônio Líquido é o capital que a empresa de fato tem disponível em caixa.

Por fim, o Patrimônio Líquido também pode ser usado para reinvestimento, pode ser transformado em reserva financeira ou usado para realizar novos investimentos financeiros e expandir os Ativos.

Desenvolvimento

O Balanço Patrimonial permite acompanhar o fluxo emovimentação de dinheiro dentro da empresa. Assim, é possível traçar comparativos com anos anteriores, entre as contas a elepertencentes, emrelação ao Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE),portanto, o Balanço Patrimonial é uma ferramenta poderosa que categoriza as informações eficazmente.

Trata-se de um mecanismo de controle, pois percebemos que o Ativo Total deve ser igual ao Passivo Total, o que demonstra que tudo que saiu, de fato entrou na empresa e vice-versa, sendo que algumas coisas ainda permanecem nela, como no caso do  Ativopermanente.

O § 1º do art. 176 da Lei nº 6.404/1976,diz que, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

O Balanço Patrimonial é constituído por Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido.

 Ao fim do exercício,procede-se ao levantamento do balancete de verificação, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão.

No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, sejam patrimoniais ou de resultado, demonstrando seus débitos, créditos e saldos.

As contas do balancete sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, os valores reais do patrimônio, naquela data, nem as variações patrimoniais do exercício, porque os registros contábeis não acompanham a dinâmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve.

Desse modo, muitos dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre essas variações, bem como muitas das receitas e despesas, recebidas ou pagas durante o exercício, não correspondem realmente aos ingressos e ao custo do período.

Portanto, faz-se necessário o ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balanço, para que elas representemrealmente os componentes do patrimônio nessa data, bem como suas variações no exercício.

A conciliação é a comparação do saldo de uma conta com uma informação externa à contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise.

As fontes de informações mais usuais para verificação dos registros contábeis são os livros fiscais, os extratos bancários, as posições de financiamentos e carteiras de cobranças, as folhas de pagamento, os controles de caixa etc.

Para elaboração do balanço devem ser efetuados vários ajustes e reclassificações nas contas patrimoniais, como estoques, empréstimos etc.

Deve-se calcular a provisão do Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, conforme as normas tributárias e fazer a respectiva contabilização.

Para apuraro resultado do exercício, se faz os lançamentos de encerramento, debitando-se as contas de receitas e creditando-se uma conta transitória, chamada de “apuração do resultado do exercício”.

O inverso é efetuado nas contas de despesas e custos, debitando-se a conta “Apuração do Resultado do Exercício” e creditando-se as contas de custos ou despesas.

O saldo da conta Apuração do Resultado do Exercício serátransferido para a conta de Resultados a Destinar, sendo esta distribuída para outras contas patrimoniais, conforme proposta da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com