TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.216 Palavras (29 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 29

TOMADA DE DECISÃO PELO MÉTODO DE CUSTEIO MAIS EFICIENTE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DE FATORES SUBJETIVOS DETERMINANTES

Vanessa Araújo Oliveira[1]

Luciana Mara Gonçalves de Araújo[2]

RESUMO

Para alcançar o objetivo, este trabalho traça três objetivos específicos. O primeiro trás uma abordagem teórica a respeito dos métodos de custeio que podem ser utilizados pelas empresas, seguido do segundo objetivo que descreve cada fator qualitativo determinante que interfere na tomada de decisão e por último descreve a relação dessas variáveis e como estas interferem na tomada de decisão. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória por trazer maior proximidade com o problema e quanto à abordagem é qualitativa, uma vez que está relacionada ao levantamento de dados sobre as motivações de pessoas e grupos de pessoas em compreender e interpretar determinados comportamentos dentro das organizações.

PALAVRAS-CHAVE: Tomada de Decisão. Métodos de Custeio. Fatores Condicionantes.

DECISION MAKING THE COST MORE EFFICIENT METHOD: A BIBLIOGRAPHIC STUDY FROM SUBJECTIVE FACTORS DETERMINING

ABSTRACT:

O achieve the goal, this paper deals with three specific objectives. The first behind a theoretical approach about the costing methods that can be used by companies, followed by the second goal that describes each key qualitative factor that interferes in decision making and ultimately describes the relationship of these variables and how they influence the making decision. As to the objectives, it is an exploratory research to bring closer to the problem and as the approach is qualitative, since it is related to data collection about the motivations of people and groups of people understand and interpret certain behaviors within organizations.

KEYWORDS: Decision Making. Costing Methods and Factors Constraints.

INTRODUÇÃO

        Com o grande crescimento das indústrias e a competitividade no mercado, os gestores têm como responsabilidade adequar seu modo de gestão conforme o desenvolvimento imposto pela globalização. Chiavenato (2014 p. 2) afirma que “a cada dia surgem novas organizações e muitas outras morrem ou desaparecem.” Isso acontece, muitas vezes, por falta de conhecimento dos gestores em relação à escolha da forma mais adequada de gerir os negócios, como também pela falta de adaptação às novas exigências do mercado.

        Nesse cenário que se desenha, adaptar-se às novas condições impostas pelo mercado requer novas habilidades e mudanças comportamentais e institucionais, como também novas formas gerenciais. Administrar um negócio torna-se cada vez mais difícil e complexo (Chiavenato, 2014). Buscar as melhores práticas para uma tomada de decisão baseada na eficiência passa a ser condição necessária para alcançar o objetivo empresarial: a continuidade.

        A contabilidade, nesse cenário de mudanças, tem papel fundamental para auxiliar os gestores a tomarem decisões de acordo com informações úteis, relevantes, tempestivas, íntegras e confiáveis ao mesmo tempo em que aponta resultados e responsabilidades da administração diante da tomada e aplicação de recursos.

        Da contabilidade gerencial podem-se utilizar diversas ferramentas que auxiliam empresas de diversos portes e ramos de atividades. Especificamente para as empresas industriais, foco desta pesquisa, destacam-se elementos da contabilidade de custos aplicados como geradores de informações que irão balizar a tomada de decisão no que concerne ao equilíbrio entre custo e benefício.

Tomar uma decisão eficiente é analisar as diversas possibilidades encontradas e a partir delas identificar a melhor forma de aplicá-las. Nesse sentido, encontrar o equilíbrio entre custo e benefício depende de um estudo de ordem prática, de forma a detectar se os benefícios decorrentes da informação excedem os custos incorridos.

        Este artigo vem mostrar que além do estudo de ordem prática em torno do tema, existem fatores de ordem qualitativa que também interferem no exercício de julgamento das melhores práticas a serem adotadas pelas empresas. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo identificar os elementos de ordem qualitativa que interferem direta e indiretamente na escolha do método de custeio mais eficiente para uma pequena empresa industrial.

        Para alcançar o objetivo acima, este trabalho traça três objetivos específicos. O primeiro trás uma abordagem teórica a respeito dos métodos de custeio que podem ser utilizados pelas empresas, seguido do segundo objetivo que descreve cada fator qualitativo determinante que interfere na tomada de decisão e por último descreve a relação dessas variáveis e como estas interferem na tomada de decisão.

        Para tanto foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, com base em material já elaborado como livros, revistas científicas, sites da internet, artigos científicos, dissertações e teses. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória por trazer maior proximidade com o problema e quanto à abordagem é qualitativa, uma vez que está relacionada ao levantamento de dados sobre as motivações de pessoas e grupos de pessoas em compreender e interpretar determinados comportamentos dentro das organizações.

         Em meio às discussões, justifica-se a pesquisa por sua relevância devido à grande motivação e até mesmo necessidade em estudar sobre elementos pessoais, organizacionais e contextuais que interferem na tomada de decisão pelas empresas alheias às questões meramente quantitativas com intuito de manterem sua força competitiva no mercado.

         Dessa forma, abordar um tema complexo e subjetivo, torna-se fundamental para compreender em que medidas os gestores balizam suas decisões em relação à escolha das melhores práticas gerenciais em torno dos métodos de custeio. Por fim, é possível entender que, além de análises práticas existem fatores subjetivos, determinantes e não excludentes que interferem direta e indiretamente na postura gerencial de uma empresa e que a partir deles possam traçar o planejamento e implementar políticas gerenciais eficientes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)   pdf (318.1 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com