TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.005 Palavras (17 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

          UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

 

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Trabalho de Contabilidade de Custos apresentado à Universidade Anhanguera - Uniderp.

Profª: Rachel Niza

Profº Tutor Presencial: Francisco Martins

                                                                     

Antonio Gerson S. Anunciação          RA: 408652

Ângela Zanatta                                    RA: 8324774692

Márcia Pereira Gertrude                      RA: 427562

Mauricio Daquila Souza Jr.                RA: 8526945302 

                                                                     

POLO COTIA

MAIO/2015

SUMÁRIO

Conteúdo

SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        

CONTROLE DE ESTOQUE        

GESTÃO DE CUSTOS        

APURAÇÃO DE CUSTO DE PRODUÇÃO        

APURAÇÃO DE CUSTO DE FUNCUIONÁRIOS        

CÁLCULO DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem por objeto evidenciar os conceitos básicos da contabilidade de custos, seus métodos, análise e controle de custos.

Tem como seu objetivo atribuir o melhor método de custeio e levantar os gastos dos produtos ou serviços vendidos. Ela foi desenvolvida para fornecer informações competentes para um gerenciamento de alta capacidade de gestão, além de cumprir uma exigência fiscal.

É um valioso instrumento de gestão, pois possibilita gerenciar e atribuir decisões coerentes e eficazes a diversas entidades. A contabilidade de custos como parte do sistema de informação contábil, tem como propósito determinar o custo do estoque. Na competitividade de vendas que vivemos hoje em dia, a redução de custos é considerada fundamental. 

As análises dos impactos dos custos da produção são o grande diferencial entre o sucesso e o insucesso de um empreendimento (CARIOCA, 2012, p.12).
Durante as etapas da ATPS iremos calcular o custo de produção de dois produtos distintos fabricados por uma empresa fictícia, a Indústria Alimentícia Show-Dog Ltda.: o hot-dog e o hot-chicken.

Para tanto, cada etapa propõe o desafio de calcular a produção, desde a  matérias-primas até os custos indiretos de fabricação dos hots dogs da empresa acima citada (Show-Dod Ltda).
Este desafio propõe-se a também o gerenciamento de margens de lucro, quantidades de venda para equilíbrio financeiro e calcular qual o preço certo de venda do produto, mediante índices de custos de venda.

Na contabilidade de custo, aprendemos que esta ciência estuda, registra, controla e compreende os fundamentos da contabilidade. E neste trabalho focalizamos exercer conhecimento prático e desenvolve-lo. Avaliando assim a parte qualitativa e quantitativa da empresa através das nomenclaturas pertencentes à contabilidade de custo, contendo o ramo da função financeira, que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços e das atividades de distribuição para auxiliar o administrador nas tomadas de decisões.

CONTROLE DE ESTOQUE

Os custos dos materiais são que a empresa realiza a fim de colocar o seu produto a venda, podendo ser ele direto ou indiretamente ligado, apropriado a cada tipo de obra a ser custeado. E aquele que poder ser atribuído direto a um produto, centro de custo ou departamento que traz um retorno para a empresa que o fez, podendo ela só revender ou fabricar.

Os custos diretos ou variáveis são o custo que pode ser quantificados e identificados aos produtos ou serviços, Segundo Lopes de Sá (1990,p. 108) o custeio variável é o processo de apuração de custo que exclui os custos fixos, desta forma não necessitam de créditos de rateios para serem alocados aos produtos fabricados ou serviços prestados. Os custos diretos na grande maioria das indústrias compõem se de materiais, mão de obra e outros produtos que normalmente não são visíveis nos materiais, conforme abaixo relacionados.

  • Materiais diretos: podem ser divididos em:

Dois grupos, materiais primários e secundários, matérias-primas, materiais de embalagens, mão de obra, componentes e outros materiais necessários à produção, ao acabamento e à apresentação final do produto acabado.

Tentando melhorar as perdas, melhorando a produção, diminuindo o tempo de produção etc. Com a implantação dos centros de custos a empresa é dividida em departamentos, onde cada setor terá o seu custo e isso se torna muito importante para que o gestor tome decisões em cada setor da empresa distintamente.

O presente trabalho mostra a aplicação dos conceitos mencionados acima, onde apresenta os lançamentos dos rateios departamentais e o mapa de apuração de produção, onde será apurado o custo de produção atual dos produtos derivados da ideia do lanche hot-dog (hot-chicken e hot-dog) da Indústria Alimentícia Show-Dog Ltda.

Produto: Pão de Hot-Dog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entradas

Saídas

Saldo

Data

Histórico

Qtde

$ Unit

$ Total

Qtde

$ Unit

$ Total

Qtde

$ Total

C Médio

1

Compra

1.000

   0,54

      540,00

 

 

 

1.000

      540,00

      0,54

14

Compra

1.200

   0,65

      780,00

 

 

 

2.200

   1.320,00

      0,60

21

Compra

300

   0,70

      210,00

 

 

 

2.500

   1.530,00

      0,61

31

Requisição

 

 

 

2.350

   0,61

   1.438,20

150

        91,80

      0,61

Totais

 

2.500

 

   1.530,00

2.350

 

   1.438,20

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (283.6 Kb)   docx (714.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com