TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos Empresarial

Por:   •  10/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 14

CONTABILIDADE DE CUSTOS EM ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

RESUMO

 Neste trabalho há uma análise da Aplicação da Contabilidade às necessidades básicas de uma empresa, em virtude da vida útil desta organização. Como a Contabilidade é uma área das Ciências Sociais Aplicada, que faz uso da Matemática Financeira e dos princípios matemáticos básicos para descrever as ações de uma organização, afim de minimizar os custos envolvidos. Nesta ideia, chegamos a análise da Gestão Empresarial e sua função para a administração de uma organização. Quando bem conduzida com os dados advindos das diversas áreas da Contabilidade, a Gestão Empresarial de Custos garante um futuro mais seguro para a organização, isso é assegurado e mostrado com uma análise adequada do Mercado.

Palavras-chave:  Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão de Custos, Análise de Mercado.

1 INTRODUÇÃO 

A Matemática serve como uma ferramenta para diversas áreas do conhecimento, de forma mais ativa (Ciências Exatas) ou não tão ativa (Ciências Biológicas ou Sociais Aplicadas). Pensando nisso e na sociedade em que estamos inseridos, quando se trata de Organizações Empresariais, a Matemática é bastante utilizada como uma ferramenta de direcionamento ou auxílio de tomada de decisão. É através dela que podemos descrever a vida útil de uma empresa em demonstrativos contábeis.

Estes demonstrativos são advindos da Contabilidade Geral. Uma das funções da contabilidade é fornecer informações para a tomada de decisões dos agentes econômicos. Diante disso, o papel da informação contábil na orientação das atividades de decisões e solução de problemas não pode ser neutro, pois, a interpretação e avaliação da informação devem ser feitas de acordo com sua capacidade de viabilizar informações úteis ao processo decisório dos usuários (ATKINSON, BANKER, KAPLAN & YOUNG, 2008; LOPES, 2002).

Gomes, Lima e Steppan (2007) consideram a informação de custos como uma fonte informacional primária, que auxilia gestores na tomada de decisão, trazendo benefícios a qualquer tipo de entidade e, adequando-se a finalidade para qual, diversas organizações se propõem. Deste modo, os gerentes devem compreender os conceitos de custos para o uso apropriado da informação gerada, em ampla variedade de decisões e propósitos de controle (ATKINSON et al., 2008).

Também auxilia na otimização dos custos a Gestão Empresarial, que quando bem unida com os princípios da Contabilidade de Custos permite a estabilidade e a forte competitividade da empresa no mercado. No qual, dependendo da finalidade do mercado é possível fazer análises de diversos dados, principalmente dos relacionados aos custos, possibilitando assim, realizar uma análise do comportamento destes custos para poder inferir coisas e auxiliar na tomada de decisões.

Diante de um ambiente competitivo, as organizações contemporâneas são forçadas a criar recursos distintos e de melhoria dos níveis de competitividade, fazendo com que o controle exerça um papel central no processo de gestão (COELHO, LUNKES & DE OLIVEIRA MACHADO, 2012).

 2 A MATEMÁTICA FINANCEIRA E ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

Nas avaliações financeiras existe o problema risco-retorno, que é um problema da Matemática Financeira. Os riscos são problemas da estatística e pode ser definido como a possibilidade de perda, diz respeito apenas à possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado. Decisões com base em dados contábeis aumentam os riscos uma vez que se baseiam em dados passados. Decisões devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, à luz das novas tendências e dos fluxos de caixa projetados.

No mercado é de importância grande para empresas que prestam serviços de empréstimo de dinheiro por um determinado período a cobrança de juros, devido ao tempo que o credor (aquele que tem algo a receber) ficará sem utilizar o dinheiro emprestado, isso serve como uma espécie de compensação. A cobrança de juros está relacionada a financiamentos, compras a prazo, aplicações bancárias, pagamento de impostos atrasados entre outras situações relacionadas ao meio econômico.

Para determinar o valor dos juros são definidas taxas percentuais (taxas de juros) fixadas pelo credor. Há inúmeras métodos de cálculos de Juros na Matemática Financeira. No Brasil, os bancos utilizam uma taxa de referência básica, criada em 1979 pelo Banco Central do Brasil, chamada Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Essa taxa também é utilizada na delimitação das taxas de juros para o comércio. No mercado financeiro, existem diversas modalidades de juros: juros simples, juros compostos, juros nominais, juros de mora, juros reais, juros rotativos, juros sobre o capital próprio, entre outras.

No regime de juros simples, a taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal. Dessa forma, o rendimento mensal mantém o mesmo valor. Esse tipo de correção monetária não é utilizado pelo atual sistema financeiro, mas é peça fundamental para os estudos relacionados à Matemática Financeira.

Existem avaliações econômico-financeiras, contábeis, de recursos humanos e mais uma infinidade de áreas na quais são beneficiadas pela matemática financeira, cada qual com as suas respectivas características avaliativas, quanto mais estáveis forem os dados inclusos em uma equação mais confiáveis serão as projeções apontadas, o empresário deve estar sempre atento a isso.

Contudo, Matemática Financeira é uma ferramenta importantíssima para a vida ativa de uma empresa. Ela está presente em todos os momentos de decisões (direta e indiretamente) e, a Matemática por si, se entende nas análises contábeis de uma organização como veremos ao decorrer deste artigo.

2.1 CONTABILIDADE GERAL

A Contabilidade é a área das Ciências Sociais Aplicada baseada em teoria e prática, na qual se preocupa em estudar maneiras de calcular e registrar a movimentação econômica e financeira de empresas (Entidades). Analisando dados financeiros de produtividade, lucro, despeças, taxas, etc. do Patrimônio uma determinada Entidade na qual objetiva as seguintes ações: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em relação a atividade econômica ou social que a Entidade represente dentro da comunidade que encontra-se inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (267.2 Kb)   docx (230.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com