TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade e ambiente no Brasil

Por:   •  5/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplina: Contabilidade Internacional

Professor: Denis Dall' Asta

Data: 02/04/2018

Luana Patricia Duarte

ATIVIDADES – Contabilidade e ambiente no Brasil

Material de apoio: Slides e Capítulo 1 livro Contabilidade Internacional, Niyama, 2010 (disponíveis no Moodle)

  1. Comente sobre o desenvolvimento histórico da contabilidade no Brasil. Quais foram os fatos que mais influenciaram nesse desenvolvimento? Explique. A contabilidade sempre existiu para o comércio, muitas vezes de maneira simples, era até mesmo anotados numa folha de papel. Iniciou-se no anos 70, a Contabilidade no Brasil teve no princípio a reforma bancária, sua maior influência era a escola norte-americana. Em 1976 foi criada a CVM. Em 1979 ocorre a maxidesvalorização de 30% da moeda. Há outros pontos importantes e que influenciaram a contabilidade no Brasil. A década de 1980 foi muito instável, a variação na inflação era absurda tanto que, não se podia fazer compras no mercado sem uma tabela atualizada do dia. O Brasil teve altos e baixos na sua economia o que acarretava muitas vezes em problemas para a contabilidade.
  2. Cite um exemplo de como uma prática fiscal utilizada pode impactar à luz da Teoria contábil. A variação cambial tem forte impacto no patrimônio líquido da empresa, se o câmbio varia significativamente num periodo curto a empresa pode sofrer ganhos ou perdas também significativas.
  3. Quais as categorias profissionais existentes no Brasil? Contadores (tecnicos e contabilistas) e Auditores
  4. Comente sobre quais foram as Resoluções que tratavam sobre “princípios contábeis”. Qual é a Resolução utilizada atualmente? Em 1993 com a edição da resolução 750 pelo Conselho federal de Contabilidade, foram definidos 7 princípios: Entidade, Continuidade, Custo como Base de Valor, Prudência, Competência, Objetividade e Atualização monetária. Em 2010 o CFC editou a resolução 1282 atualizando a anterior. As principais modificações foram a eliminação do Princípio de Atualização monetária, incorporada ao Princípio do registro pelo Valor Original contemplando adicionalmente, mensuração pelas variações do custo histórico: custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.
  5. Comente sobre a educação contábil no Brasil e como ela pode contribuir para o desenvolvimento da profissão. No Brasil, ainda existem duas categorias de profissionais como, o contador e o técnico em contabilidade. É entendido que o curso de graduação em ciências contábeis é o último passo para se formar um contador. Infelizmente há poucas oportunidades e menos ainda incentivos aos profissionais que busquem um curso de mestrado ou até mesmo doutorado, porém, isso é uma questão de cultura, alguns países exigem formação superior, outros que assim como o Brasil pecam na oferta de oportunidade.
  6. O que é necessário para credenciar um auditor independente para auditar uma companhia aberta? Alem do CRC do Estado, é exigido o registro junto a Comissão de Valores Mobiliarios que para isso exige-se, comprovação do exercicio da atividade de auditoria por pelo menos 5 anos e tambem aprovação no Exame de Qualificação Tecnica aplicada pelo CFC e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.
  7. Cite as quatro maiores empresas internacionais de auditoria independente. Deloitte & Touche & Kohmatsu, Price Waterhouse, Ernst & Young, KPMG e Trevisan.
  8. Quando teve início a atividade de auditoria independente no Brasil? Liste três razões pelas quais uma empresa contratava seus serviços, mesmo quando não obrigatório. A partir da década de 70. Se contratava pelas seguintes razões: 1. Atendimento de exigências estatutárias. 2. Exigências de consolidação de balanço para subsidiária brasileira de empresas multinacionais. 3. Obtenção de crédito junto a instituições financeiras oficiais ou privadas.
  9. Na sua opinião, foi positiva a adoção do Brasil às normas internacionais de Contabilidade? Justifique. Sim, pois o objetivo é harmonizar o processo contábil como por exemplo as empresas que possuem filiais em outros países. Também é importante para tornar acessíveis informações aos investidores sobre o poder aquisitivo da moeda frente a outras economias.
  10. Comente sobre o processo de elaboração das normas de contabilidade atualmente no Brasil. As normas Brasileiras estão vinculadas as normas internacionais de contabilidade, as normas são criadas de diferentes maneiras. as IFRS (normas internacionais) são traduzidas e analisadas pelo comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC. Se aprovados são transformadas nas Normas Brasileiras de Contabilidade pelo CFC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com