TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 7

1- ORIGEM DA CONTABILIDADE

A contabilidade surgiu da necessidade que existia de mensurar os lucros dos pastores desde as primeiras civilizações com a contagem das pedrinhas, e também os desenhos feitos em cavernas que são considerados como os primeiros registros contábeis, com o passar dos séculos as necessidades foram sendo modificadas e os métodos melhorados, sendo assim a contabilidade foi e está sendo mais bem estruturada para alcançar o seu objeto de estudo que é o patrimônio das organizações.

Iudícibus e Marion (2000, p. 30) [...] a função da contabilidade já no inicio da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decrescemos dessa riqueza. Como o homem naturalmente era ambicioso, a contabilidade existe desde do inicio da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe pelo menos, desde de 4.000 aC.

Surge o questionamento como os pastores controlavam a sua riqueza como eles, poderiam saber se o seu rebanho estava aumentando ou diminuindo, Iudícibus e Marion (2000, p. 30), seguem dizendo:

“Mas como contar o rebanho e avaliar seu acréscimo se não existiam números (da forma que sabemos hoje), nem escrita e, muito menos, moeda? Na monotonia do inverno, entre os balidos ininterruptos das ovelhas, o homem tem uma idéia. Havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, executando assim o que o contabilista chamaria hoje de inventário. Após o término dessa missão o homem separa o conjunto de pedrinhas, guardando-as com muito cuidado, pois o conjunto representava a sua riqueza num determinado momento”.

Com a evolução do homem a contabilidade tornou-se fundamental, uma vez que seu foco principal era controlar, porém teve uma evolução lenta até o aparecimento da moeda, e a partir desse momento surgiram os sistemas monetários causando a evolução da ciência.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a Administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurados monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisões. (SERGIO IUDICIBUS; MARION, 2002, p.42).

Por ter a função de registrar a contabilidade possui um grande valor na tomada de decisões dos gestores de uma organização, essa importância cresceu devido ao desenvolvimento contábil que acompanha o desenvolvimento econômico.

Os autores seguem dizendo que a contabilidade torna-se importante a medida que há desenvolvimento econômico

A contabilidade vem se transformando continuamente, e essas mudanças ocorrem devidos fatores de cenários segundo Ribeiro (2005, p.41)

“Concomitantemente a essas mudança de cenários e à multiplicação dos interessados nessas situações, os princípios, critérios, práticas e metodologias utilizadas pela contabilidade surgiram e se aperfeiçoaram. Não só para melhor refletir a real situação da entidade, como também para que o usuário pudesse entender a descrição e comparar a evolução no decorrer do tempo, bem como comparar empresas e analisar o comportamento de seguimentos econômicos ou economias locais”.

As informações contábeis não são só de interesse dos proprietários que querem controlar, avaliar e analisar seus negócios, e sim existe um leque de outros interessados que de alguma forma deram condições à evolução do mesmo como: os fornecedores, banqueiros e outros. O uso das demonstrações contábeis tornou-se necessária aos fornecedores e banqueiros em que devem saber se uma referida empresa possui condições de arcar com suas contas, com os bancos se faz necessário observar as demonstrações contábeis na concessão de créditos bancários, pois é indispensável o conhecimento do poder de liquidação da entidade.

Sendo assim o uso das informações contábeis tornou-se, instrumento indispensável evoluindo constantemente modificando-se para atender as variadas necessidades.

No momento de tomada de decisão as informações dadas pela contabilidade são essenciais aos gestores para que os mesmos possam fazer uma melhor escolha correta, sendo assim parte desse pressuposto o objetivo principal da contabilidade que é a geração de dados. A partir daí serão estabelecidos às abordagens.

A teoria contábil pode ser encarada sob várias abordagens (ênfases). É improvável, todavia, que possamos utilizar apenas uma delas para definir todo o modelo contábil.(IUDÍCIBUS, 2000, p. 23). O autor segue mostrando as seguintes abordagens: ética, comportamental, macroeconômica, sociológica, sistêmica, estará sendo comentado neste a sociológica, pois trata do “bem-estar”.

“É uma abordagem do tipo “bem-estar” (welfare), no sentido de que os procedimentos contábeis e os relatórios emanados da Contabilidade deveriam atender a finalidades sociais mais amplas, inclusive relatar adequadamente às públicas informações sobre a amplitude e a utilização dos poderes das grandes companhias”(IUDÍCIBUS, 2000, p. 25)

Para Ferreira (2003, p.93) “a abordagem sociológica deveria preocupar-se com o impacto que suas informações poderiam causar em nível social divulgando e mensurando as transações econômicas das grandes empresas, de modo a permitir que a sociedade pudesse avaliar como essas empresas realmente Estão contribuindo para o bem-estar social”.

Nesta abordagem a contabilidade vai mostrar a relações que existem entre uma determinada organização e a sociedade, em que informações deverão mostrar qual o favorecimento que a empresa está dando ao bem-estar social.

A Contabilidade Social é o conjunto de estatísticas de ordem econômica, preparadas e sistematizadas com o objetivo de possibilitar uma visão quantitativa, a mais precisa possível, da economia de um país. É uma síntese contábil dos fatos que caracterizam a atividade econômica de um país.(LUIZ CARLOS)

A contabilidade social é de fundamental importância para um país, pois a partir dessa área pode-se conhecer o estado econômico do mesmo, assim como para um país a contabilidade social também é uma necessidade para as empresas, em que gera informações pertinentes para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo com isso o impacto da empresa na sociedade. A contabilidade ambiental é de suma importância, pois ajuda a empresa nas suas atividades, uma vez que trata na avaliação das políticas ambientais fazendo com que traga grande benefício para a sociedade.

2- CONTABILIDADE AMBIENTAL

Ao longo dos anos e dos séculos tudo evoluiu devido a grande pressão e para não ficar para trás é preciso se adaptar as mudanças. Como crescimento das cidades e o aumento da população, as empresas tiveram que se adequar a esse crescimento, passando a produzir em grandes escalas para atender a demanda, usando cada vez máquinas e produtos que degradam o meio ambiente. No período da revolução industrial século XVII podemos perceber essa questão, pois na Inglaterra as pessoas passaram a viver melhor e com saúde e higiene, com isso ocorre crescimento da população que vivendo melhor passou a adquirir melhores alimentos em grandes quantidades, para tanto as empresas tiveram que se adequar a esse fator, em que cada vez mais usavam máquinas sofisticadas e modernas que produzissem em escala tirando do meio ambiente o que necessitam sem oferecer aos mesmos subsídios para mantê-lo.

Assumpção (2007 p. 19) afirma

“[...] quanto mais o homem e a economia avançam, para levar proveito a poucos indivíduos, áreas naturais são invadidos e devastados, animais perdem seus habitats, áreas e fontes naturais são degradadas e poluídas, e, em decorrência da invasão do homem nessas regiões, a poluição por ele provocado também o acompanha”.

O homem vem destruindo a natureza tanto na retirada de matéria-prima necessária para sua atividade, quanto na emissão de poluentes gerados na produção de seus produtos, nesse contexto as organizações deverão incorporar a variável ambiental nos aspectos dos seus cenários e na tomada de decisão mantendo com isso uma postura responsável de respeito à questão ambiental, entrando em cena a contabilidade ambiental.

De acordo com Paiva (2003) a contabilidade ambiental pode ser entendida como atividade de identificação de dados e registros de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões.

A contabilidade ambiental não é uma nova ciência, mas sim, uma segmentação da tradicional já, amplamente conhecida. Adaptando o objetivo desta última, podemos definir como objetivo da contabilidade ambiental identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando a evidenciação da situação patrimonial de uma entidade.(MAISA RIBEIRO. 2005 p. 45)

A partir desse pressuposto a contabilidade ambiental está sendo uma grande conquista para os profissionais contábeis, surgindo em fevereiro de 1998, tendo como objetivo propiciar informações regulares aos profissionais internos e externos a cerca dos eventos ambientais que causarão modificações na situação patrimonial das respectivas entidades, através do registro do patrimônio ambiental que são os bens, direitos e obrigações da mesma, nesse sentido o contador deve participar de forma ativa nesse processo de planejamento, avaliação e controle das questões ambientais, registrando e divulgando as medidas adotadas, e os resultados alcançados.

A contabilidade ambiental está dividida em três tipos que são: contabilidade ambiental nacional, contabilidade ambiental gerencial ou diretiva, contabilidade ambiental financeira.

Contabilidade Ambiental Nacional

Segundo Paiva

“A contabilidade ambiental nacional diz respeito a toda nação subsidiando a geração de indicadores que podem ser utilizados no acompanhamento e avaliação das políticas macroêcômicas ambientais. Presta-se ao acompanhamento das atividades ambientais da nação, o gerenciamento e controle das atividades econômicas que relacionem com o meio ambiente abrangendo a explorações de jazidas de minérios, reservas florestais, controle da utilização da água e uso do solo”.

Este tipo da contabilidade ambiental visa acompanhar de perto as políticas ambientais que estão relacionadas com a exploração dos bens comuns da sociedade como citado acima as jazidas, a água, e o solo e outros e o gerenciamento das mesmas.

Contabilidade Gerencial

De acordo com Rocha “Contabilidade Ambiental Gerencial Ou Diretiva, com âmbito interno, destina-se ao uso dos gestores para tomadas de decisão, não tendo a obrigação de seguir as formas legais de confecção e divulgação. É utilizada no gerenciamento das atividades empresariais, podendo ter seus registros da maneira que melhor satisfazer seus gestores”.

Já para Paiva (2003) a contabilidade gerencial é o processo de identificação mensuração, acumulação, analise, preparação, interpretação e comunicação das informações financeiras utilizadas pelos gestores para planejamento, avaliação e controle dentro da organização.

Contudo pode-se concluir que no momento de tomada de decisão faz-se necessário o uso desse tópico, pois deve satisfazer as expectativas dos gestores, para uma melhor escolha e com seriedade e responsabilidade.

Contabilidade Financeira Ambiental

Paiva diz a contabilidade financeira ambiental deve-se, portanto entender um subsistema da contabilidade que tem como missão a identificação, avaliação e evidenciação de eventos econômico-financeiros relacionados à área ambiental e prestar-se ao papel de instrumentos de reporte e comunicação entre empresas e sociedade, visando sempre a sua continuidade”.

(precisamos repensar a estrutura do trabalho em relação à ISO, Sistema de Gestão Ambiental )

(livro Gardênia)

De modo geral a contabilidade ambiental desperta o interesse pelas questões ambientais, e as empresas por quererem possuir uma consciência ecológica implementam a variável ambiental em suas gestões, e com isso estarão sendo conduzidos ao desenvolvimento sustentável, pois cresceram economicamente e de forma equilibrada.

...

Baixar como  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »