TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade geral

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo a elaboração do balanço patrimonial e demonstrações de resultado do exercício na empresa. Que por meio de um relatório pode-se fornecer informações econômicas financeiras e físicas da entidade.

O objetivo deste trabalho é; Listar os grupos do Balanço Patrimonial; Reconhecer os critérios de avaliação do Ativo e Passivo; E elaborar o Balaço Patrimonial, e isso é de grande valia, pois nos possibilita utilizar a linguagem contábil e aplicar adequadamente a legislação.

Possuem um conjunto de dados, técnicos de acumulação, ajuste e emissão de relatório. Para a Contabilidade o termo conta é a denominação dos elementos patrimoniais, Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Liquido assim como os termos de resultado, ou seja, as receitas e as despesas.

Sabe-se que a contabilidade hoje é indispensável para um bom funcionamento de empresas. Através da contabilidade a empresa sabe o valor de seu patrimônio liquido do seu ativo, passivo, receitas, custos, despesas e toda a lucratividade do seu negocio. Além do mais, a mesma ainda é responsável pelo departamento fiscal e contábil, contribuindo cada vez mais para um bom funcionamento empresarial. Todo lançamento a credito em uma conta fará com que surja outra conta onde será registrada a mesma importância a débito. NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE; DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES.

Atualmente a contabilidade já não é apenas uma fonte de recolha e interpretação de dados, mas essencialmente uma técnica de gestão bastante útil ao conhecimento econômico-financeiro, ao objetivo do estabelecimento, e ao controle plenamente de seus projetos.

Passo 1

Assistir aos vídeos indicados e exprimir os conceitos aprendidos bem como os exemplos apresentados. A seguir, organize os materiais desenvolvidos no passo 1 e elaborar uma síntese de no mínimo cinco laudas e no máximo 10 laudas e, entregar ao professor da disciplina na data determinada por ele.

Ao assistir os vídeos sugeridos, pode-se ter uma visão mais clara dos termos contábeis. Neles constam exemplos muito fáceis de entender. Quando é feito um balanço patrimonial surgem a todo momento dúvidas, por isso é bom ter o conhecimento de cada componente desse balanço. Dessa forma um resumo sobre o que mais importante para a realização de um balanço pode ajudar no esclarecimento das dúvidas:

Depreciação é quando um bem vai perdendo seu valor com o passar do tempo, e essa perca de valor precisa ser demonstrado no balanço.

Taxas de depreciação é estabelecida pela governo, onde as empresas tem um prazo para ficar com um determinado bem. Um exemplo que pode ser utilizado é uma máquina, o governo diz para a empresa que ela pode utilizar aquela máquina por um período de 10 anos, depois desse prazo terá que substituir por outra. Cada empresa pode ter seus critérios próprios de depreciação, exemplo: a empresa utiliza um carro, ela vai definir a depreciação por quilômetros rodados.

As demonstrações contábeis formam um conjunto de 7 relatórios contábeis. Toda sociedade anônima até o dia 30 de abril do ano seguinte precisa publicar em um jornal de grande circulação essas sete demonstrações financeiras. Empresas limitadas não são obrigadas a publicar. As empresas limitadas embora não tenham que publicar as demonstrações, elas precisam guardar: o balanço patrimonial, a demonstração de resultado do exercício e a demonstração de mutação do patrimônio líquido.

O balanço patrimonial mostra a situação econômica e financeira da empresa através do: ativo, passivo e patrimônio líquido.

A demonstração do resultado mostra quanto a empresa obteve de lucro e de prejuízo.

A demonstração de mutação de mutação do patrimônio demonstra a variação do patrimônio líquido de um ano para o outro, pois é importante saber o porque que a riqueza da empresa aumenta ou diminui durante o ano.

Sociedade econômica é composta por 4 demonstrações obrigatórias: demonstração das origens e aplicações de recursos, o relatório da diretoria ou da administração, notas explicativas as demonstrações contábeis e parecer da auditoria. A demonstração das origens e aplicações de recursos relata como se deu a variação de capital de giro de ano para o outro. O relatório da auditoria ou da administração é aquela demonstração onde a auditoria está mandando para a sociedade as demonstrações, assim fazendo uma pequena análise do ano. Notas explicativas explicam através de textos e tabelas alguns números que o balanço não é capaz de fazer, como se fosse um complemento de alguns dados no balanço.

O parecer dos auditores é quando os auditores vão até a empesa, fazem uma checagem, de toda contabilidade da empresa e depois dizem sua opinião, se aqueles números refletem realmente a situação da empresa.

Balanço patrimonial é dividido em ativo, passivo e patrimonio líquido, mas vai um pouco mais além, ele é subdividido, por exemplo: o ativo é dividido em ativo circulante, ativo realizável a longo prazo e ativo permanente. O passivo também é dividido em: passivo circulante, passivo exigível a longo prazo. O termo diferido significa adiar, adiar no balanço quer dizer, por exemplo, que foi gasto um valor com um produto que ainda não foi lançado, assim está sendo feito um investimento, no balanço consta como gasto pré-operacional. As principais situações em que os gastos devem diferidos: lançamento de um novo produto; abertura de filiais ou unidades de negócios; abertura de empresa.

Os bens intangíveis não possuem existência física, exemplos: Marcas e Patentes; Fórmulas ou Processos de Fabricação; Direitos Autorais; Autorizações ou Concessões; Ponto Comercial; Fundo de Comércio; Benfeitorias em Imóveis de Terceiros; Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos/Serviços; Custo de Projetos Técnicos, Despesas Pré-Operacionais, Pré-Industriais, Organização, Reorganização, Reestruturação ou Remodelação da empresa ou entidade. A capacidade de produção está diretamente relacionada à utilização que se faz da estrutura de produção da empresa. Dessa forma, no caso de empresas multiprodutoras, haverá tantos níveis de atividade (que são partições da capacidade total) quantas forem às combinações possíveis do "mix" de produtos (pois cada um dos bens ou serviços gerados utiliza, de forma mais ou menos diferenciada, os meios de produção disponíveis). Por outro lado, a unificação da produção permitirá a definição de capacidades individualizadas e homogêneas para as diversas operações realizadas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com