TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise Ética

Por:   •  2/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CESA/SATE/UAB 

Curso de Administração Pública

Disciplina Filosofia e Ética

Profa Beth Furtado

Atividade III

Leia atentamente as 12 questões abaixo, selecione 05 questões e responda.

  1. O tema da ética tem se tornado recorrente entre nós, como cidadãos, como profissionais, como indivíduos e como grupos humanos organizados. A Unidade II, que propõe uma problematização da Ética a partir da realidade atual, tem inicio com uma discussão sobre Ética e Moral. De acordo com o texto, a Ética é a teoria da Moral. Qual o conceito de Moral é apresentado no texto e qual sua relação com a Ética?

MORAL é um conjunto de valores e regras de ação propostas aos indivíduos e aos grupos pro intermédio de aparelhos prescritivos diversos, como podem ser a família, as instituições educativas, as igrejas, etc .A moral é pro sua vez, referida ao comportamento privado das pessoas e ao código de normas como tal, mas a maneira como os indivíduos se submetem ou obedecem, mas ou menos, a princípio de conduta.

ÉTICA é o estudo do comportamento humano, investigação sobre o que é bom e o que é mau, e sobre o modo de se estabelecerem, histórica e teoricamente  as normas válidas para todos. Reservam a ética á vida pública, e por isso falam de ética na política, de ética profissional; e a relação são as regras e aos valores que lhes são proposto.

2. Conforme escreve Marilena Chauí, [...] o senso e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva. (CHAUÍ, 1995, p. 431)

Por que somos seres morais? Qual a relação entre moralidade e liberdade? E como os seres humanos se tornam seres morais?

Por que seguimos normas, regras, ou hábitos ou atitudes consideradas corretas.

Moralidade é um fato constatável em todos os tempos e em todas as comunidades humanas.

Liberdade é autonomia ,que estabelecer a própria lei, e pelos resultados do comprimento da lei.

Tornaram através da educação, independente de qual seja ela, e que, se não houvesse educação, convivência com outros seres humanos estes não se tornariam seres morais.

3.A moralidade é um fato constatável em todos os tempos e em todas as comunidades humanas. Até hoje não foi encontrada nenhuma sociedade sem moral, sem norma moral. Os seres humanos não conseguem viver ou conviver sem normas morais, que expressas nos códigos e leis revelam os diferentes momentos históricos nos quais foram adotadas. Qual a base, o fundamento, da norma moral para os antigos, para os medievais e para os modernos?

Para os antigos a ética, cujo modo era virtude e cujo fim é a felicidade, realizava-se pelo comportamento virtuoso entendido como ação que era conforme á natureza.

A idade média os seres humanos assumiram e assumem um código de regras como se fosse estabelecido por um ser superior, por Deus, e , assim, fazer o mal é, para os cristãos, descumprir qualquer mandamento divino, mandamento que foi revelado por Deus.

Modernos a lei moral é estabelecida pelos próprios seres humanos, tanto através de hábitos estabelecidos nas coletividades, através de convenções ou consensos, quanto aparecendo escrita, por exemplo, nas constituições nacionais, em acordos internacionais.(por exemplo, na Declaração Universal dos Direitos Humanos).

4. Nos dias atuais mergulhados numa crise econômica, política e social, é comum ouvirmos que o mundo atual perdeu os valores e que vivemos uma crise ética. Identifique como se apresenta essa “crise ética” no noticiário dos últimos tempos. Até que ponto é reconhecida, nos meios de comunicação, como uma “crise da ética”? Em que sentido as duas abordagens, “crise ética” e “crise da ética”, se identifica.

A crise ética é por que devo eu cumprir as normas? A crise da ética é por que me esforçar para estabelecer alguma norma para a convivência humana.

5. Temos que ver com clareza que qualquer ação eticamen- te orientada pode ajustar-se a duas máximas, fundamen- talmente diferentes entre si e irremediavelmente opostas: pode orientar-se de acordo com a “ética da convicção” ou de acordo com a “ética da responsabilidade”. Não quer isto dizer que a ética da convicção seja idêntica à falta de responsabilidade, ou a ética da responsabilidade à falta de convicção. Não é nada disso em absoluto. Mas há realmente uma diferença abissal entre agir segundo as máximas de uma ética da convicção, tal como a ordena (religiosamente falando) “o cristão age bem e deixa o resultado à vontade de Deus”, ou segundo uma máxima de ética da responsabilidade, como a que manda ter em conta as consequências previsíveis da própria ação. (WEBER, 1979, p. 85)

Max Weber estabeleceu uma distinção entre: “ética de responsabilidade” e “ética da convicção”, explique o significado de cada uma. Depois, tome como exemplo um fato recente da vida política nacional ou estadual em que podemos identificar a “falta de ética”, e analise-o a partir da “ética de responsabilidade” e a partir da “ética da convicção”.

6. Muitas vezes ouvimos discursos que defendem uma ética individual, na qual o individuo age de acordo com seus próprios valores. Com base nos estudos da Unidade II, onde a ética é compreendida como fenômeno humano, é possível uma ética individual? Argumente sua resposta.

7. Vivemos no Brasil atual uma grave crise de valores éticos e ndescaso com as nornas morais, a política contaminada pela corrupção gera no cidadão comum total descredito na politica representativa partidária. A segunda parte da Unidade II trata da relação entre Ética e Política. Tomando como referência o texto estudado e a posição de filósofos como Maquiavel e Foucault, analise criticamenteas possibilidades e os limites de combinar a ética com a política na realidade atual.

8. No texto estudado aparece duas maneiras de entender o poder: (aquela que toma o poder como algo que alguém possui como se fosse uma propriedade privada, e aquela que compreende o poder como relação entre pessoas livres). Observe seu local de trabalho e escolha exemplos do cotidiana que expressem essas duas concepções de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com