TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA ECONOMIA (INTRODUÇÃO)

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA ECONOMIA (INTRODUÇÃO)

ATIVIDADE DA SEMANA 1

1. Liste e explique sucintamente os quatro princípios da tomada de decisão. Depois, observe as situações de seu cotidiano e veja se são aplicados a elas os quatro princípios. Qual a importância disto tudo para um administrador público?

  • Primeiro: as pessoas precisam fazer escolhas, e essas escolhas não são de graça. Elas precisam ser feitas tendo em vista que os recursos são escassos. Não é possível atender a todas as necessidades de maneira ilimitada. Portanto, a sociedade precisa fazer suas escolhas, assim como os indivíduos.

  • Segundo: o custo real de alguma coisa é o que o indivíduo deve despender para adquiri-lo, ou seja, o custo de um produto ou serviço refere-se àquilo que tivemos que desistir para conseguir compensar com outra coisa.
  • Terceiro: pessoas são consideradas racionais e, por isso, elas pensam nos pequenos ajustes incrementais de todas as suas decisões, nos ganhos adquiridos em função das suas escolhas. Isto significa que as pessoas e empresas podem melhorar seu processo de decisão pensando na margem.
  • Quarto: as pessoas reagem a estímulos. Como elas tomam suas decisões levando em conta os benefícios e seus custos, qualquer alteração nessas variáveis pode alterar o comportamento da sua decisão.

Ao analisar estes princípios percebo que estes estão inseridos em nosso dia-a-dia mesmo que não percebamos. Frequentemente somos expostos a diversas situações em que se faz necessário tomar decisões mas, para que isso ocorra, haverá diversos fatores que irão influenciar na decisão final. Esse tipo de situação é muito comum nas relações de consumo na qual, somos incentivados a consumir cada vez mais, mesmo que este produto não seja algo de tão necessário.

Para o administrador público o desafio é ainda maior, já que sua tomada de decisão irá influenciar diretamente na vida das pessoas, da sociedade. De tal forma, que ele precisa analisar a real necessidade e a partir daí, verificar qual o melhor custo benefício de determinada ação, evitando assim o desperdício de recursos públicos e o melhor aproveitamento da ação pela sociedade.

2. Explique como você entende o ditado dos economistas que diz que “não existe almoço grátis”. Como fazer para que a administração pública aplique os seus recursos evitando desperdícios?

Para toda ação existe uma reação, para toda decisão existe uma consequência, seja ela boa ou ruim, para tudo na vida haverá um preço a se pagar. Neste sentido, a administração pública tem um desafio e ao mesmo tempo, uma responsabilidade ainda maior pois, estará lidando com o que público, que pertence a  todos.

Sendo assim, é extremamente necessário o planejamento das ações e uma análise minuciosa do que será feito, como será feito, pra que será feito e qual o resultado esperado. A partir daí, será possível determinar o melhor caminho a seguir, de forma que se possa alcançar os objetivos e neste processo, a avaliação deve ser continua, para solucionar possíveis problemas que podem ocorrer durante a execução dos planos.

1. Faça um quadro síntese das principais escolas do pensamento econômico.

  • MERCANTILISMO: foi um regime de nacionalismo econômico que fazia da riqueza o principal fim do Estado. A finalidade principal do Estado, no entender dos mercantilistas, era de se encontrar os meios necessários para que o respectivo país adquirisse a maior quantidade possível de ouro e prata. Os mercantilistas pretendiam disciplinar a indústria e o comércio, de forma a favorecer as exportações em detrimento das importações, ou seja, procuravam manter a balança comercial favorável.

  • FISIOCRATA: não acreditavam que uma nação pudesse se desenvolver mediante, apenas, o acúmulo de metais preciosos e estímulos diretos ao comércio; acreditavam ser necessário também o investimento em produção. Não na produção industrial (ou comercial), mas na produção agrícola, pois somente nessa eram possíveis a geração e a ampliação de excedentes.

  • CLÁSSICA: baseado no pensamento de Adam Smith e David Ricardo baseando-se na Teoria do Valor-Trabalho com também, nos princípios filosóficos do liberalismo e do individualismo, e firmou os princípios da livre-concorrência, que exerceram decisiva influência no pensamento revolucionário burguês
  • MARXISTA: O representante maior desta escola foi Karl Marx, ele observou a gênese das crises, ora de superprodução, ora de estagnação, bem como a distribuição da renda. Para ele, o valor da força de trabalho despendido para produzir uma mercadoria era determinado pelo tempo de trabalho empregado na produção da mercadoria.
  • NEOCLÁSSICA: surgiu em 1870 e buscava a integração da Teoria do Valor com a Teoria do Custo de Produção. Uma maior otimização dos recursos devido à escassez passou a ser objetivada.
  • KEYNESIANA: O ponto de partida do pensamento de John Maynard Keynes é que o sistema capitalista tem um caráter profundamente instável. Ou seja, a operação da “mão invisível”, ao contrário do que afirmavam os economistas clássicos, não produz a harmonia no mercado. Em momentos de crises, argumenta Keynes, a intervenção do Estado pode gerar demanda, mediante os investimentos, com vistas a garantir níveis elevados de emprego.

3. Pesquise sobre o significado do pensamento keynesiano na atualidade.

Na atualidade podemos ver que o pensamento Keynesiano está presente na ideia do Estado de bem-estar social que é defendido ou praticado em vários países do mundo, mesmo que isto não ocorra em sua totalidade ou com falhas. Ainda assim, é perceptível a importância deste pensamento tendo em vista que há uma tentativa de fazer com que a economia através da intervenção do Estado, cumpra um caráter social e não apenas o lucro do mercado. Desta forma, sendo possível garantir o desenvolvimento econômico no âmbito em que todos possam ser beneficiados e não apenas, um grupo específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com