TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doença Ocupacional

Por:   •  12/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO Doença Ocupacional são problemas desenvolvidos por exercícios realizados pelo trabalhor em determinadas funções o qual esteja ligada diretamente a profissão do mesmo. Essas doenças são responsáveis pelo afastamento de muitos funcionários de suas suas funções, somente em 2004, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social foram registrados 251,5 mil casos de afastamentos, e todas por prescrição médica. A dorsalgia, mais conhecida como dor nas costas , é a que mais afeta e causa afastamentos de trabalhadores no Brasil. Somente em 2016, foram 116 mil trabalhadores que tiveram que se ausentar de seus empregos, pelo prazo mínimo de 15 dias devido a esse problema. Recentemente, o profissional o qual desenvolve uma doença ocupacional possui, conforme a lei, direitos iguais com o de pessoas envolvidas em acidentes de trabalho. Portanto ambos trabalhadores e empresas deveram ficar atentos para essa situação e também saber evitar e prevenir esse tipo de doença. Sinais de desconforto mental ou fisíco podem indicar o início de alguma doença ocupacional. Normalmente não são reconhecidas pelas organizações, mais sim somente pela perícia médica do INSS, portanto, são registrados sem emissão do CAT, que é um documento utilizado para o reconhecimento tanto de acidentes de trabalho ou de trajeto, quanto também de doenças ocupacionais.

O QUE SÃO DOENÇAS OCUPACIONAIS? Doenças Ocupacionais são doenças adquiridas através da atividade ou profissão do trabalhador, e suas condições de trabalho o qual está inserido. As doenças ocupacionais estão divididas em dois tipos: · Doenças profissionais - é produzida ou adquirida pelo exercício do trabalho relativo a certa atividade, ou seja, é caracterizada pela exposição o qual o trabalhador se encontra a agentes nocivos comuns igualmente a outros trabalhadores o qual exercem a mesma atividade. Como por exemplo: perda auditiva resultante da exposição do trabalhador a ruído em atividades com motosserra- esta doença é considerada profissional, pois ela é relacionada a atividade exercida. · Doenças do Trabalho - são produzidas ou adquiridas por decorrência de condições especiais o qual o trabalho é realizado e com ele há relacionamento direto, ou seja, é caracterizado pela exposição em que o trabalhador se encontra a agentes nocivos não comuns. Como por exemplo: perda auditiva resultante da exposição a ruído dentro do local de trabalho de um contabilista- neste caso, a perda auditiva é considerada como doença do trabalho, pois, não é comum um profissional de contabilidade exercer suas atividades exposto a níveis elevados de ruídos. Podemos perceber que a doença em questão, tem relação com o trabalho, porém não tem relação direta com a atividade ou função em que o trabalhador desenvolve. Existem também algumas doenças as quais não são consideradas doença de trabalho ,porém, se desenvolvem de forma natural. São elas: 1. doença degenerativa; 2. doença inerente ao grupo etário; 3. doença que não resulte incapacidade laborativa; 4. doença endêmica. 1. Doença degenerativa São doenças que modificam o comportamento das células, causando uma grande lesão do tecido de caráter quase que irreversível e evolutivo. Essas doenças estão cada vez mais comuns e são conhecidas por causar uma degeneração progressiva no organismo de maneira geral. Provocam uma degeração na estrutura da célula e no tecido afetado e pode envolver o organismo todo: tecidos, vasos sanguíneos, visão, cérebro, órgãos internos e etc. São doenças crônicas, porém, não são transmissíveis e algumas não se têm cura encontrada. O conhecimento que se tem, é que elas podem ser adquiridas devidos oa diversos fatores, tais como excesso de peso, tabagismo, má alimentação, alcoolismo, vida sedentária ou predisposição genética.

Alguns exemplos dessas doenças pode ser: diabetes, esclerose múltipla, câncer, osteartrose, osteoporose, Mal de Alzheimer, hipertensão arterial, degeneração dos discos vertebrais, Mal de Parkinson entre outras. 2. Doença inerente ao grupo etário. Estão ligadas ao conjunto etário e têm necessariamente a idade como principal fato gerador da doença. Sua causa não resulta de atividades exercidas, mais sim na sua própria idade. Por exemplo, podemos mencionar a perda da acuidade auditiva tendo inicio a partir dos 30 anos de idade, que é decorrente da degenerescência das células sensoriais(Presbiacusia), ou a catarata, Alzheimer, doenças reumáticas entre outras. 3. Doença que não resulte incapacidade laborativa. São consideradas doenças do trabalho as que não predispõe a perda da capacidade laborativa, como uma simples queda ou um pequeno corte, como por exemplo. 4. Doença endêmica. É adquirida pelo habitante da região e se desenvolve, assim tendo comprovação foi desenvolvida pela exposição ou contato direto estabelecido pela natureza do trabalho.

PRINCIPAIS DOENÇAS OCUPACIONAIS E MÉTODOS DE PREVENÇÃO

Nas atividades de rotina, os trabalhadores sempre estão expostos a diversos fatores de riscos. Agentes tóxicos, levantamento de peso, e até mesmo a postura incorreta diante do computador podem trazer grandes malefícios para o funcionário. As doenças ocupacionais são adequeridas através desta exposição, podendo causar até afastamentos temporários ou até mesmo permanentes. Doenças ligadas ao sistema respiratório, muscular ou neurológico estão entre as principais doenças ocupacionais mais comuns dentro do mundo corporativo. Porém ela se diversificam de acordo com o tipo de ambiente e com o qual agente o trabalhador está exposto, entretanto, as mesmas podem ser prevenidas com simples atitudes, direcionadas diretamente à causa raiz do problem Abaixo estão as principais doenças ocupacionais e a melhor forma de preveni-las. 1- LER/DORT São lesões causadas por esfroço repetitivo ou Distúrbios Osteos musculares que estão relacionados ao trabalho, tais como : tendinites, tenossivites ou lesões de ombro. Suas principais causas: - realizar movimentos retitivos - possuir postura inadequada - pressão psicológica Métodos de prevenção: - Adquirir uma adequação mobiliária, uma redução ao número de repetição dos mesmos movimentos; realizar pausas e exercícios para preparação e compensação. - definir metas adequadas; ter boas relações interpessoais, obter clareza sobre a expectativa esperada de cada profissional. - realizar programas de incentivo à prática de exercícios e atividades físicas e também a ingestão frequente de líquidos. 2- Dorsalgias São problemas relacionados a coluna, e são causados através da força usada na hora de utilizar o tronco, levantamento de peso inadequado ou até mesmo obesidade e sedentarismo. Sua principais causas: - Uso de movimentos repetitivos ou utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com