TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E A ERA DA INFORMAÇÃO ON LINE

Por:   •  7/2/2018  •  Monografia  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3
  1. EDUCAÇÃO E A ERA DA INFORMAÇÃO ON LINE

Vocês que estão neste momento lendo este texto, acreditam no mundo on line. Ah, mas alguns podem dizer, acreditar todo mundo acredita, porque afinal a era on line está ai, para quem quiser ver. É verdade, contudo, aceitar que está ai,  é um comportamento. E utiliza-lo para o seu bem, ou melhor ainda utilizar para o seu crescimento, é outra coisa bem diferente.

Por isso a era da informação já é uma realidade, sem informação, você para. Mas a era da informação ágil e on line. Ainda temos muitos os excluídos, seja  por não estar na rede, sem condições financeiras ou conhecimento, ou mesmo para os casos das pessoas que estão na rede, mas não a utilizam para o seu crescimento. Este não será o objeto do nosso estudo. Aqui vamos estudar professores e alunos que estão no mundo on line, mas que buscam o crescimento, o aprender sempre.

Havia um tempo em que a máquina ( computador) era desejo do homem, e assim que a obtinha, passava a ser uma conquista. Hoje já percebemos que a informática é a extensão do braço criativo do homem. Esta mudança de papel, fez com que novos valores fossem agregados a esta era da informação. Valores antes nunca pensados.

O espaço, tempo e lugar perdeu sua grande importância enquanto limitador, hoje o que limita o homem são suas ideias. Quanto  maiores, maiores serão suas conquistas, porque temos mecanismos para executar o sonho, o que antes não era possível nem imaginar.

 Utilizar uma memória externa a sua, resgatar os dados  a qualquer tempo e lugar mudou a vida do cientista e da sociedade. Os controles e arquivos ganharam espaços sem consumir locais físicos. A evolução é o sinônimo de informática. Mas como utilizar este recurso para incentivar o ensino aprendizagem, sem que com isso estimulemos por engano a ilusão de que é só mudar nomes, pontos e vírgulas que não preciso produzir nada, é só cola e copia.

A resposta é o que abordamos antes, os limites do homem estão nas suas ideias, se ela acreditar que não pode produzir nada, porque colar e copiar é mais fácil, e o seu esforço não compensa. Em nada podemos falar de vantagens da era informatizada. Mas se ao invés do comodismos, incentivarmos o aluno, a pesquisar mais, aprofundar, e se diferenciar, estamos colaborando com seres mais criativos.

Unir pessoas, sem as barreiras de soberania, conferir dados com a velocidade antes nunca imaginada, só poderá ser desvantagem se as ideias forem pequenas. Como educadora acredito  que a informática na educação é uma porta gigante que se abre aos elementos da didática. Neste sentido destacamos algumas ferramentas didática a serem utilizadas pelos professores com o intuito de bem utilizar a informação on line:

- Estimular pesquisas bibliográficas sobre a temática da próxima aula. Para melhor estimular uma turma que ainda não desenvolveu o gosto pela produção científica, valoriza com pontos extras.

- Utilizar programas diferentes para montar aulas, criando plataformas diversas, não só o uso de power point, mas também prezzi entre outros programas.

- Fazer pesquisas on line, durante a aula com os alunos

- montar paralelos entre os livros disponíveis na bibliografia e artigos publicados.

Assim para termos um panorama geral sobre  o assunto destacamos:

 PONTOS POSITIVOS:

  1. Inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais
  2. Democratização do acesso ao ensino
  3. Maior flexibilidade de horários
  4. Facilidade de acesso a graduação e pós graduação
  5. Velocidade e abrangência geográfica
  6. Inovação
  7. Cooperação de grupos a distância
  8. Autonomia
  9. Independência
  10.  Aspectos lúdicos

PONTOS NEGATIVOS:

  1. O usuário pode assumir identidade diferente da sua e passar se por outra pessoa
  2. Privacidade muitas vezes corrompidas
  3. Imediatismo
  4. Superficialidade
  5. Dependência do equipamento e da conexão
  6. Isolamento
  7. Sobrecarga cognitiva
  8. Necessário maior  comprometimento do aluno
  9. Dúvidas muitas vezes não sanadas
  10.  Ausência da relação humana física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com