TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  9/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDI 1°, 2° e 3° ANO, ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MÉDIO DR. MOTA  SILVEIRA.

                                                Edson Felipe de Oliveira Guedes

 RESUMO

   O presente trabalho visa mostrar a necessidade que os alunos têm de adquiri os conceitos de Educação Financeira, para um desenvolvimento financeiro individual e social responsável. Buscou-se identificar qual situação atual dos estudantes de 1°, 2° e 3° Ano da escola de referencia em ensino médio Dr. Mota Silveira da cidade de Bom Jardim quando se deparam com o tema proposto. Procurou-se saber como eles percebem e tratam suas finanças, se possuem algum planejamento financeiro e de qual forma eles lidam com seus gastos. O conteúdo deste trabalho tem como base a pesquisa realizada junto aos alunos. Foram entrevistados 110 alunos, escolas do ensino médio (Estado de Pernambuco), mesmo sendo uma quantidade pequena de pesquisados, essa pesquisa de campo nos orientou a ter uma visão da real situação dos pesquisados do quanto a sua vida financeira familiar e sobre os seus conceitos de Educação Financeira. Serviu-nos como fonte de informações o projeto da ENEF, pesquisas de órgãos governamentais, especialistas na área de finanças e de educação financeira e pesquisas que norteiam o tema. Percebe-se a importância das escolas para levar informação e formação aos alunos.

Palavras-chave: Educação Financeira, Ensino Médio, Planejamento Financeiro, Consumo Consciente.

1 INTRODUÇÃO

    Todos os dias somos cercados de propagandas, que tem o intuito de nos levar ao consumo, como ofertas que muitas vezes iludem os consumidores, sem informação, que não sabem o risco financeiro que existe por volta delas. Além disso, tem a grande facilidade atual para formas de compras, e sem mentalidade crítica para saber diferenciar no momento de uma compra o que é necessário do supérfluo, acaba tendo como consequência uma grande quantidade de pessoas inadimplentes. Hoje vivemos num ciclo vicioso de pessoas endividadas, e isso não se restringe somente as classes menos favorecidas, mas também podemos encontrar esse analfabetismo financeiro nas melhores classes sociais. Daí vem à necessidade de implantar nas escolas conceitos que possam mudar esse quadro, e nada melhor para que haja essa mudança do que faze-la com educação.

 

 O Brasil está dando um passo importante para acabar com esse habito errado que os cidadãos têm de administrar sua vida financeira. Com a criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a educação financeira passa a ser uma política de estado, de caráter permanente, envolvendo instituições públicas e privadas, de âmbito federal, estadual e municipal. As ações da ENEF podem ser oferecidas por instituições públicas ou privadas. Sendo elas obrigatoriamente gratuitas, deve ser de interesse público, não podendo ter caráter comercial. Para definir os planos, programas, ações e coordenação da execução da ENEF, foi instituído o Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

2 METODOLOGIA

Minha pesquisa foi exploratória e de campo, tanto no âmbito quantitativo, como descritivo, ela foi realizada na abrangência dos estudantes de 1°, 2° e 3° Ano da escola de referencia em ensino médio Dr. Mota Silveira, na cidade de Bom Jardim-PE, 380 do ensino médio. Foi analisada nesse trabalho qual a forma que os alunos do ensino médio, lidam com suas finanças, procurando identificar como eles têm adquirido renda, como eles a administram, se os pais conversam sobre a importância do dinheiro, até chegar à educação financeira. Dentro da pesquisa perguntamos se os alunos sabem o significado do tema, o que significa para eles e qual a importância de se estudar tal tema na escola.

   Minha pesquisa de campo fez confirmar que a alunos de 1°, 2° e 3° Ano da escola de referencia em ensino médio Dr. Mota Silveira precisam da educação financeira, precisam saber como lidar com dinheiro, consumir com consciência, poupar e sonhar. Daí partiu a escolha do tema do trabalho, com leituras foi observado que é um tema atual no Brasil, mas que infelizmente está pouco presente em Bom jardim-PE, principalmente nas escolas.

   Assim com o projeto da ENEF, com visão dos especialistas na área, pesquisas bibliográficas e com o auxílio importante da pesquisa de campo foi construído meu trabalho, rico em informações o que é de grande importância para os cidadãos da cidade de Bom jardim, do Estado de Pernambuco e do Brasil como um todo.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

  Apesar de todas as contradições dos alunos pesquisados, podemos perceber que é praticamente unânime a resposta dos alunos em relação à importância da disciplina educação financeira, o que mostra o interesse dos alunos quanto ao assunto finanças ou dinheiro, e principalmente controle dessas finanças.

    Devem-se educar financeiramente os alunos para que possamos mudar esse quadro de endividados no nosso país, aproveitando que eles estão se interessando pelo assunto e percebendo sua importância, é a oportunidade exata para essa educação ser implantada.

Gráfico 1: Gênero dos alunos.

  A maioria dos alunos entrevistados é do sexo feminino, sendo 60,9% dos alunos.

Gráfico 7: Seus pais conversam com vocês sobre a importância do dinheiro?

O Brasil está aumentando cada vez o índice de pessoas endividadas, apesar de os alunos entrevistados responderem que seus pais conversam sobre a importância do dinheiro, nossa pesquisa mostra que eles continuam sem do consumo consciência e sem educação financeira.

  Gráfico 10- Você acha importante estudar a disciplina de educação financeira?

Apesar de todas as contradições dos alunos pesquisados, podemos perceber que é praticamente unânime a resposta dos alunos em relação à importância da disciplina educação financeira, o que mostra o interesse dos alunos quanto ao assunto finanças ou dinheiro, e principalmente controle dessas finanças.

    Devem-se educar financeiramente os alunos para que possamos mudar esse quadro de endividados no nosso país, aproveitando que eles estão se interessando pelo assunto e percebendo sua importância, é a oportunidade exata para essa educação ser implantada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com