TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA MECÂNICA

Por:   •  7/11/2018  •  Monografia  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

     FA-DIF-005

[pic 1]                                                                         

FAESA CENTRO UNIVERSITÁRIO

Unidade:                                                         Curso: ENGENHARIA MECÂNICA

Disciplina: Processo de Fabricação I                        Professor: Jetson Lemos Ferreira                                                                                  Nota:

Nome do Aluno:                                                                          Turma:                                              Data:        /        /        

1) Explique o processo de coqueificação. Na resposta deve conter: a matéria-prima, uma descrição sucinta do processo, quais são os produtos gerados.

2) Dentre os conjuntos de coque mostrados na figura abaixo (a e b), qual é o adequado para a utilização no alto-forno? Justifique sua resposta.

[pic 2]

3) Quais são as principais funções do coque dentro do alto-forno?

4) Além da obtenção do coque com a granulometria adequada para o processo de redução do minério de ferro, são obtidos também finos de coque que se não tiver a destinação correta podem acabar impactando o meio ambiente. O que fazer com esses finos de coque para evitar a degradação do meio ambiente e ainda tornar sua utilização economicamente rentável?

5) Por meio da figura abaixo, explique como ocorre a evolução do processo de coqueificação do carvão. Por que da necessidade da realização do processo sem a presença de oxigênio?

[pic 3]

6) Baseado na figura abaixo, explique a sequencia de carregamento de insumos no processo de redução e as zonas descritas (zonas granular, de amolecimento e fusão, de coque ativa, de combustão e a de gotejamento).

[pic 4]

7) Na figura abaixo são mostrados aspecto do algaraviz e de ventaneiras. Explique qual é função desses componentes do alto-forno e o por que da utilização de cobre para a fabricação das ventaneiras.

[pic 5][pic 6]

8) Desenhe um diagrama Fe-C e indique o ponto eutético (local onde observa-se a menor temperatura do metal que se encontra totalmente líquido).

9) Por que da utilização de carvão pulverizado nas ventaneiras?

10) Que tipo de reator é um alto-forno? Cite e explique as reações químicas que ocorrem dentro do alto-forno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (353.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com