TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação ambiental é um assunto de relevante importância

Por:   •  27/12/2017  •  Monografia  •  4.719 Palavras (19 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15][pic 16]

[pic 17]


AGRADECIMENTOS

Ao Prof. Igor Zanata, meu orientador e amigo de todas as horas, que acompanhou e orientou.

Ao Prof. Nelson Santiago Filho diretor do colégio Edgard Santos.

Á Profª. Cristiane

Á Profª. Joice Barreto dos Santos também vice-diretora do colégio.

Aos professores, e a todos os funcionários do colégio envolvidos que contribuíram para a realização desse artigo.

Ao meu amigo e companheiro de fé João Ricardo Barreto dos Santos.

Ao coordenador do pólo de Alagoinhas Aliso Franklin Santos Araújo e a sua esposa Andréa Francisca Dantas da Silva.

Á tutora de sala Adriana da Gama Brito.

Ao excelentíssimo prefeito José Santana da Silva

Ao grande companheiro Tácito José Dias de Oliveira

[pic 18]

SANTOS, João Ílio Alves dos). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COLETA SELETIVA VISANDO UMA ALTERNATIVA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL. Realizado no ano 2010. Número total de folhas 26 . Trabalho de Conclusão de Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Alagoinhas, 2010.

JOÃO ÍLIO ALVES DOS SANTOS

RESUMO

A educação ambiental é um assunto de relevante importância porque visa a oportunidade de transmitirmos aos nosso filhos e netos, um mundo sob um olhar crítico e de oportunidades iguais, as quais herdamos dos nossos antepassados, entretanto, com um modo simples e sustentável de se viver. Mas ainda assim, essas características não querem traduzir nada acerca do que realmente vem a ser a construção de uma comunidade sustentável. Podemos observar que essa construção não começa simplesmente do zero, mas de conceitos e valores preexistentes e que precisamos defini-lo de maneira operacional de sustentabilidade ecológica. Observando que a característica notável da biosfera é sustentar a vida, não é incomum pensarmos numa maneira de viver agregada a esse conceito de modo que não interfira na habilidade inerente à natureza. Nesse cenário, desenvolve-se mais um artigo acerca da educação ambiental – coleta seletiva -, visando uma alternativa para uma vida sustentável, tentando inserir uma maneira de melhorar o ambiente escolar e da comunidade em prol de uma melhoria de qualidade de vida com uma conscientização ambiental. Mas não se encerra a discussão.

Palavras-chave: Educação ambiental. Sustentabilidade. Biosfera.

SANTOS, João Ílio Alves dos). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COLETA SELETIVA VISANDO UMA ALTERNATIVA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL. Realizado no ano 2010. Número total de folhas 26. Trabalho de Conclusão de Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Alagoinhas, 2010.

ABSTRACT

Environmental education is a matter of significant importance because it seeks the opportunity to pass on to our children and grandchildren a world in a critical and equal opportunity, which we inherited from our ancestors, however, with a simple and sustainable living . But still, these characteristics do not want to translate anything about what actually happens to be building a sustainable community. We can see that this construction does not simply start from scratch, but pre-existing concepts and values and we need to define it in an operational way of ecological sustainability. Noting that the striking feature is the biosphere to sustain life, it is not unusual to think of a way to live this concept to aggregate so as not to interfere in the ability inherent in nature. In this scenario, it develops a longer article about environmental education – selective collection - vision an alternative for a sustainable life, trejing to insert a way to improve the school and the community towards a better quality of life with an awareness environment, but does not end the discussion.

Key-words: Environmental education. Suetntabilidade. Biosphere.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

UNOPAR

Universidade Norte do Paraná

IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

CONAMA

Conselho Nacional do Meio Ambiente


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        11

2 JUSTIFICATIVA        13

3 OBJETIVOS        15

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        16

5 metodologia        22

 7 conclusões        25

 



  1. INTRODUÇÃO

Ao passo que este novo século se desenrola, dois seguimentos vão se constituindo e dando margem a Educação Ambiental de forma cíclica visto que o impacto reflete no bem estar e no modo de vida da humanidade.

De acordo com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (BRASIL, 2003), estimou-se que, no Brasil no ano 2000, foram gerados cerca de 154 mil toneladas de resíduos de origem comercial e domiciliar.

Durante algumas décadas, o avanço tecnológico emergiu de maneira profunda, mas nada que se compare ao que vem acontecendo nos tempos atuais.

A economia moderna tem se movimentado em tempo real numa busca incansável por oportunidades de investimento e isso tem mexido de maneira profunda com a sociedade a ponto de as pessoas terem suas necessidades voltadas para o luxo e as inovações tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (258.6 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com