TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista Gerente de vendas

Por:   •  3/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Beatriz Nishihara de Meneses – N6514C0

Daniele Dayrell Baracat Marendaz - F1343D8

Érika Elaine de Souza - F2432A0

Jaqueline Ferreira Nogueira - T8167J7

Maria Heloisa Farias do Nascimento – N595779

Nome- RA

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COM PORTAMENTO

SÃO PAULO

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Beatriz Nishihara de Meneses – N6514C0

Daniele Dayrell Baracat Marendaz - F1343D8

Érika Elaine de Souza - F2432A0

Jaqueline Ferreira Nogueira - T8167J7

Maria Heloisa Farias do Nascimento – N595779

Nome- RA

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COM PORTAMENTO

Relatório apresentado à professora Silvia Cristina Alves da disciplina de Psicologia Experimental do Comportamental do curso de Psicologia da Universidade Paulista

SÃO PAULO

2021

  1. INTRODUÇÃO

O termo Behaviorismo é uma palavra formada pela língua inglesa, na qual refere aos estudos do comportamento, o “Behavior”. O Behaviorismo foi utilizada pela primeira vez em um manifesto chamado “A psicologia tal como a vê um Behaviorista” lançado pelo psicólogo John B. Watson, publicado em 1913. A proposta que Watson trouxe através dessa publicação foi que a psicologia deveria ter como objeto de estudo o comportamento humano, de uma forma observável e mensurável (Baum,2006).

Na década de 40 o psicólogo Frederick Skinner, deu continuidade na teoria do Behaviorismo, apresentado o Behaviorismo radical com a publicação do livro “The Operational Analysis of psychological terms” trazendo como característica dessa abordagem a análise do comportamento conforme a situação que ele ocorre, levando em consideração as questões (cognitiva, emocional ou motor).

Uma das grandes reflexões que Skinner trouxe para a abordagem da psicologia comportamental foi o condicionamento operante, na qual ele teve como base a teoria do cientista Ivan Pavlov sobre o reflexo condicionado. O Condicionamento operante é o método para aumentar ou diminuir a probabilidade de que um comportamento ocorra novamente, conforme o reforçamento, seja ele positivo, onde o reforço tem uma consequência adicionado, ou negativo, na qual, o reforçamento tem um estimo retirado (MILTENBERGER,2018).

Skinner utiliza o conceito que condicionamento operante para metodologia de aprendizagem, onde é ensinado um novo comportamento; A modelagem é o processo de aplicação do reforço até o comprimento do comportamento desejável, ou seja, é quando utilizamos um reforçamento de forma repetidas e imediatas, todas as vezes que a ação desejada acontece, o elemento principal desse processo é o reforçamento seja ele positivo, a onde a presença do estimo  aumenta a probabilidade da resposta, ou negativo é quando o mesmo ocorre por conta da ausência do estímulo (MILTENBERGER,2018)..

Quando o comportamento há uma diminuição de estímulos, estamos colocando em prática outro conceito de Skinner, o processo de extinção, na qual ocorre quando acontece o enfraquecimento de uma resposta condicionada, até o desaparecimento do comportamento, ou seja, não há mais reforçamento (MILTENBERGER,2018).

Por meio do desenvolvimento desse relatório será possível observar a realização da experiência nomeada como ‘’Câmara de condicionamento operante” ou popularmente conhecida “Caixa de Skinner”, uma caixa virtual, que contém uma barra onde o animal pode pressionar e obter alimento como um processo de reforço. Através dessa experiência é colado em prática os conceitos do Behaviorismo radical e a modelagem completa do comportamento.  

  1. MÉTODO
  1. Sujeito
  2. Equipamento
  3. Procedimento
  1. Observação do nível operante
  2. Treino ao comedouro
  3. Modelagem
  4. Observação de reforçamento contínuo
  5. Extinção
  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

De início foi observado o sujeito em seu nível operante com a intenção de registrar quais comportamentos o mesmo apresentava. O experimento durou 15 (quinze) minutos. As figuras mostram os comportamentos observados a cada minuto durante o experimento. Anexo 1, 2, 3 e 4.

[pic 1]

Figura 1: refere-se aos resultados obtidos durante a observação dos comportamentos do rato em nível operante.

[pic 2]

Figura 2: refere-se aos resultados obtidos durante a observação dos comportamentos do rato em nível operante.

[pic 3]

Figura 3: refere-se aos resultados obtidos durante a observação dos comportamentos do rato em nível operante.

[pic 4]

Figura 4: refere-se aos resultados obtidos durante a observação dos comportamentos do rato em nível operante.

Nesse experimento nós observamos o sujeito em seu nível operante para podermos:  treiná-lo ao comedouro, fazendo com que ele associasse o som com o alimento sendo disponibilizado, modelá-lo para que aprendesse a pressionar a barra para ganhar alimento para que depois pudéssemos ver o efeito da extinção e o efeito da punição nos comportamentos. Visto os resultados, e como citado na teoria de Skinner, fica evidente que o comportamento é afetado por suas consequências e tendo como controlar o ambiente, temos melhor condições de controlar também o comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (120.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com