TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista de Desligamento

Por:   •  14/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

"Valentina" é um filme que mergulha profundamente na realidade da transexualidade na adolescência, oferecendo uma visão crítica e necessária sobre a luta pela identidade. Em um mundo em que as minorias estão buscando cada vez mais seu espaço legítimo, é desconcertante questionar por que alguns indivíduos que tradicionalmente detiveram o centro das atenções continuam a se sentir perturbados não por perderem sua posição privilegiada, mas apenas por terem que ceder o que nunca deveria ter sido exclusivamente deles.

A trama do filme lança luz sobre as inúmeras barreiras enfrentadas diariamente pelos brasileiros LGBTQIAPN+, uma combinação de preconceito enraizado na sociedade e o descaso das instituições que muitas vezes os impede de ocupar os espaços que lhes foram negados ao longo da história. A busca por uma identidade genuína é uma jornada incrivelmente desafiadora, e aqueles que lutam para simplesmente serem eles mesmos buscando incansavelmente forças para sobreviver e, ao mesmo tempo, servindo de inspiração para outros que enfrentam circunstâncias similares.

Mesmo atividades cotidianas para a maioria, como ir a uma festa com os amigos ou frequentar a escola, tornam-se desafios desproporcionais para Valentina. Ela e mãe que passou em um concurso para um hospital, chegam em um pequeno vilarejo do interior. Ao mudar-se, Valentina deseja apenas passar despercebida. Ela tenta se matricular na escola com seu nome social, um direito legal que lhe permite alguma normalidade na adolescência, desejando desaparecer em meio aos outros. No entanto, essa escolha não é uma falta de personalidade, mas sim uma demonstração de sua compreensão do preço a ser pago por ser diferente em um mundo de tantos comuns.

Valentina é enfática ao afirmar em certo trecho que "não nasceu menina", e esse simples fato se torna inegável. Agora, a questão é: o que fazer com essa revelação? Ela pode abaixar a cabeça e se esconder, ou pode erguer a cabeça e enfrentar, reivindicando o que é seu e que os agressores tentam desesperadamente negar.

Através da história de Valentina, somos lembrados de que as batalhas enfrentadas pelas pessoas transgêneros são diárias e incansáveis, até mesmo em situações aparentemente simples, como uma matrícula escolar. Filmes como "Valentina" têm o poder de abrir um diálogo mais aberto e frequente sobre essas questões e, com o tempo, podem contribuir para a redução das dificuldades enfrentadas pelos jovens transgêneros. É uma obra cinematográfica necessária que ressoa em nossa sociedade contemporânea, questionando a intolerância e promovendo a empatia.


REFERÊNCIAS

VALENTINA. Direção: Cássio Pereira dos Santos. Produção: Erika Pereira dos Santos. Roteiro: Cássio Pereira dos Santos. Uberlândia: Anagrama Filmes, 2020. (95min), color. Disponível em: https://www.netflix.com/title/81383254. Acesso em: 29 ago. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com