TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Equipe de Remo

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Fernando Rodrigues da Silva

Trabalho da disciplina: Gestão de Pessoas e Competências (NPG1499/3317366)

Tutor: Prof. Marcelino Tadeu de Assis

Goiânia

2019

Estudo de Caso

A Guarnição de Remo do Exército

REFERÊNCIA: SNOOK, Scoot; POLZER, Jeffrey T. A Guarnição de Remo do Exército: HARVARD BUSINESS SCHOOL, 406-P01, 2004.

A obra mostra o trabalho do treinador Coronel Stas Preczewski, a frente da guarnição de remo da academia militar de West Point do exército dos Estados Unidos e os desafios e os desafios jamais enfrentado antes com as duas equipes de remo, a Varsity Junior (VJ) e a Varsity (V). Para quem está estudando gestão de pessoas, competências, esse estudo de caso não poderia ser o mais indicado.

        Um dos problemas apresentado na introdução da obra, era o motivo pelo qual uma equipe com menos qualificação, ou seja, com capacidade técnica menor que outra equipe, estaria vencendo sempre as competições quando disputada com outra equipe composta pelos considerados melhores remadores da academia.

        O treinador desta guarnição, diante desse impasse, passou toda temporada levantando informações, procurando respostas que poderia entender e ajuda-lo a resolver essa situação bem mirabolante. Mesmo após várias pesquisas, levantamentos, estudos, não havia ainda encontrado respostas para esse problema.

Faltando apenas uma semana para o campeonato nacional, onde mais de 100 escolas participavam, algumas estratégias que talvez iria ajudar a resolver esse impasse era abordada. Uma das estratégias mais ousadas seria reconhecer que a equipe Varsity Junior fosse melhor do que a Varsity e promover toda equipe Junior para disputar da competição. Outra opção, também considerável, seria intercalar um pequeno número de remadores entre as duas embarcações. Essa última estratégia apresentada, na minha opnião, seria uma das melhores, mas talvez não suficiente, uma vez que não havia ainda descoberto o real motivo de uma equipe com menor capacidade técnica, superasse outra de maior capacidade.

A partir daí, o texto segue com um breve histórico da guarnição de remo, trazendo abordagens técnicas quanto a composição da equipe de remo. Nesse histórico é possível observar, o quanto é importante o trabalho em equipe nessa modalidade de esporte. Similar a esse modelo, ocorre nas corporações, onde se destaca o trabalho em equipe, as competências pessoais, onde os gestores procuram sempre entender as competências mais fortes em seu time e procura desenvolver aquelas que ainda apresentam fragilidades.

Com objetivo de melhor entendimento sobre esses diversos fatores, o comitê olímpico, norte-americano, resolveu apadrinhar um projeto de pesquisa onde os treinadores de guarnições de remo, apontariam os principais fatores para um elevado desempenho dessa modalidade de esporte.

Após pesquisa realizada com os treinadores, as duzentas variáveis identificadas, poderiam ser classificadas em quatro categorias diferentes, sendo: 1- força e condicionamento, 2-técnica de remar, 3-fatores psicológicos e 4-organização de um programa. Para se ter sucesso nessa categoria, é interessante observar, o trabalho em equipe e primordial e a sincronia entre os remadores e as remadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com