TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia, Projeto e Organização do Trabalho

Por:   •  2/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

Pontifícia Universidade Católica do Paraná [pic 1]

Disciplina: Ergonomia, Projeto e Organização do Trabalho

Profª. Drª Rosimeire Sedrez Bitencourt

Nome completo: VINICIUS FARIA DE FREITAS

Atividade Avaliativa – RA 2 – Turma da Manhã

As questões abaixo são sobre o Resultado de Aprendizagem RA2: Propor melhorias em sistemas de trabalho com base na Análise Ergonômica do Trabalho, considerando a legislação e integrando aspectos de saúde, segurança, bem-estar e responsabilidade profissional.

 

Orientações:

Responda as questões individualmente. Mesmo questões relacionadas ao trabalho em grupo devem ser respondidas de forma individual.

As respostas devem ser escritas logo abaixo da respectiva pergunta.

A interpretação das questões faz parte da avaliação.

Você pode utilizar o material disponibilizado pela professora para fazer consultas, mas as respostas devem ser escritas com as suas próprias palavras. Ou seja, não serão aceitos textos copiados.

Escrevam respostas completas, mas de forma objetiva.

Esta atividade poderá ser entregue via Blackboard apenas uma vez, ou seja, não será aceito repostar a atividade.

O prazo máximo de postagem desta atividade no Blackboard é:  02/10/2020 23h59

  1. Cite os paradigmas de produção estudados (Sistema de Produção Industrial Massa, Sistema de Produção Industrial Enxuta e o Modelo Sociotécnico) correlacionando com a forma como o trabalho é organizado em cada um deles.  Cite, também, qual destes modelos é focado no humano. (1,0)

Resposta:

  1. Em relação aos “Domínios de Especialização da Ergonomia: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional”: para cada um desses domínios explique o que é estudado. A explicação deve ser feita de forma resumida, mas completa. (1,0)

Resposta:

Domínio de Especialização

O que é estudado?

Ergonomia Física

Fatores relacionados à atividade física como a anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica

Ergonomia Cognitiva

Fatores relacionados à o mental, carga mental

Ergonomia Organizacional

Fatores relacionados às pessoas da organização (funcionários) em um todo, relacionamentos, trabalhos cooperativos .

  1. Com base na definição de ergonomia adotada pela Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO e pela Associação Internacional da Ergonomia – IEA desde 2000, responda o que é ergonomia? (1,0)

Resposta: ABERGO define ergonomia como sendo: “… uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

  1. De acordo com Guimarães (1999) a Monotonia é um aspecto muito importante e deve interessar a todos aqueles que realizam a análise e projeto de trabalho humano.
  1. A monotonia é a reação do indivíduo a quais tipos de trabalhos?

Resposta: Trabalhos monótonos, repetitivos, onde deve ser feito o mesmo trabalho, mesmos movimentos, mesmos esforços em repetição.

  1. Quais as duas consequências mensuráveis de um trabalho monótono? (1,0)

Resposta: Diminuição da atenção, e o aumento de tempo de reação

  1. Qual a diferença entre alargamento e enriquecimento do trabalho? Quais as repercussões destes para a produtividade e para o trabalhador? (1,0)

Resposta: O alargamento do trabalho, consiste em um aumento na quantidade de tarefas para as pessoas, já o enriquecimento do trabalho, trata-se de um aumento na quantidade de tarefas que proporcionam uma maior autonomia e controle sobre as decisões e operações de trabalho

  1. Qual a diferença entre a Macroergonomia e a Microergonomia (o que é avaliado por cada uma destas abordagens)? (0,5)

Resposta:  A diferença entre eles é que a  Macroergonomia consiste em processos e  desenvolvimentos homem-máquina em toda a organização. A microergonomia consiste em trabalhos individuais e em postos de trabalho isolados.

  1. Na medida em que é realizado algum trabalho, ocorrem adaptações no organismo humano (circulatórias, respiratórias, variações físico-químicas e Hormonais). Entendendo aquelas características que influem no desempenho do trabalho é possível escolher entre diversas alternativas de projeto melhor adaptadas ao organismo humano.  Assim, sob o ponto de vista da Fisiologia qual trabalho muscular é preferível: Estático ou Dinâmico? Justifique sua resposta. (0,5)

Resposta:  No ponto de vista Fisiológico, o preferível é o Dinâmico, pois o estático  gera um maior consumo de energia, e uma freqüências cardíacas mais elevada.

  1. Liste todas as ferramentas/métodos ensinados nas nossas aulas sobre ergonomia até o momento. Explique qual o objetivo de cada uma dessas ferramentas/métodos. (1,0)

Resposta:

Ergonomia Física: Estuda os fatores relacionados à atividade física como a anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica

Ergonomia Cognitiva: Estuda os fatores relacionados à o mental, carga mental

Ergonomia Organizacional: Estudo dos fatores relacionados às pessoas da organização (funcionários) em um todo, relacionamentos, trabalhos cooperativos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com