TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia E Seg Trabalho

Artigos Científicos: Ergonomia E Seg Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Aula-tema: Evolução histórica do trabalho; ergonomia e antropometria.

Passo 1

Leitura da Evolução Histórica do Trabalho.

Passo 2

QUESTÕES

1 Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

Resp.: Ergonomia deriva-se de duas palavras ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas, regras), portanto é uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar, otimizar o bem estar do ser humano e o desempenho global do sistema, tornando compatível com as características Físicas e Psíquicas do ser humano.

2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Resp.: Oficialmente a Ergonomia nasceu em 1949 derivada da II Guerra Mundial. Durante a guerra foram criados centenas de aviões, tanques, submarinos e armas tudo muito rapidamente, bem como sistemas de comunicação mais avançados e radares, porém estes equipamentos não estavam adaptados as características perceptivas daquele que os operavam, gerando assim erros, acidentes e até mesmo mortes.

3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

Resp.: Após a sua origem a Ergonomia vem crescendo cada vez mais, começando logo após a II Guerra Mundial diversos profissionais envolvidos em tais projetos reuniram-se na Inglaterra para trocar ideias sobre o assunto, na mesma época a marinha e a Força Aérea dos EUA montaram laboratórios de pesquisa sobre Ergonomia. Posteriormente com o programa Espacial e a Guerra Fria, a Ergonomia ganhou impressionante avanço junto a NASA, com o desenvolvimento tecnológico divulgado por esta, a Ergonomia rapidamente se disseminou pelas Indústrias de todo América do Norte e Europa, está foi a 1ª fase da Ergonomia. Já a 2ª fase, a Ergonomia ampliou sua área de atuação, confundindo-se com outras ciências. A 3ª fase (época da década de 80), a Ergonomia começou a atuar com processo CONGNITIVO do ser humano. Por fim, nos dias de hoje, pesquisas estão sendo desenvolvidas em relação a PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO e na ÁNALISE COLETIVA DO TRABALHO.

4 No que consiste a abordagem da macro ergonomia?

Resp.: Segundo a macro ergonomia, uma organização é vista como um sistema global e tendo que ser considerado como um todo.

5 Apresente, pelo o menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

Resp.: Adequação de mobiliário, Conforto acústico estabelecido na NBR 101524 e Pausas para descanso quando “Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho”.

Passo 3

ENTREVISTA

Entrevistados:

Luana (irmã) – Relato de conhecimento 63%

Amanda (Prima) – Relato de conhecimento 72%

Lucia (Mãe) – Relato de conhecimento 49%

Jessica (Estudante Eng. Produção) – Relato de conhecimento 85%

Camila (Estudante Contábil) – Relato de conhecimento 80%

Através das questões estipuladas nesta ATPS foi realizada entrevista com familiares, amigos e colegas de outro curso. Em entrevista realizada com os familiares (Cunhado, Esposa e Sogro) foi constatado que o grau de conhecimento dos mesmos está bem acima do comum devido a sua formação profissional. Já em entrevista realizada com amigo e colega de outro curso foi constado um bom conhecimento no assunto, porém abaixo do conhecimento dos familiares. Em geral a média de conhecimento é de 71,8%.

Etapa 2

Aula-tema: Ergonomia e antropometria. Antropometria estática. Antropometria dinâmica. O posto de trabalho.

Passo 1

Leitura da descrição atual da situação de uma empresa de transporte coletivo.

Passo 2

Elaborar, com base na leitura do estudo de caso proposto no Passo 1 desta etapa, uma proposta comercial para a empresa de transporte coletivo, para adequação do posto de trabalho, seguindo as boas práticas da Ergonomia e Antropometria, contendo: Descrição Geral; Requisitos de Implementação; Condições Gerais; Considerações Finais.

Passo 3

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATORIO 2 – PROPOSTA COMERCIAL PARA A EMPRESA DE TRASNPORTES, contendo a proposta comercial desenvolvida no passo 2 desta etapa.

Descrição Geral:

No posto de trabalho do controlador existe várias situações ergonomicamente irregulares que podem prejudicar a saúde, desempenho, segurança e bem estar.

Apontaremos alguns pontos que o grupo considera impróprio para o posto de trabalho descrito:

Equipamentos em excesso:

Pranchetas

Microfones

Telefones

Pastas de arquivos

Equipamentos desatualizados:

Telégrafo

Rádio PX

Intercomunicador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com