TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia: Projeto e Produção

Seminário: Ergonomia: Projeto e Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Seminário  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1:

Esta atividade é importante para que você conheça os acontecimentos históricos que deram origem aos estudos da Ergonomia e da Antropometria. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho <http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia.

Bibliografia complementar

• IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

Passo 2:

Responder às questões a seguir.

1 - Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

A ergonomia estuda os diversos fatores que influenciam no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências sobre o trabalhador. Ela procura reduzir a fadiga , estresse, erros e acidentes proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo. A eficiência virá como conseqüência. Em geral, não se aceita colocar a eficiência como objetivo principal da ergonomia, porque ela, isoladamente, poderia justificar medidas que levem ao aumento dos riscos, além do sacrifício e sofrimento dos trabalhadores. Isso seria inaceitável,porque a ergonomia visa, em primeiro lugar, a saúde, segurança e satisfação do trabalhador.

Saúde - a saúde do trabalhador é mantida quando as exigências do trabalho e do ambiente não ultrapassam as suas limitações energéticas e cognitivas, de modo a evitar estresses e acidentes ocupacionais.

Segurança - segurança é conseguida com os projetos do posto de trabalho, ambiente e organização do trabalho, que estejam dentro das capacidades e limitações do trabalhador, de modo a reduzir os erros, acidentes, estresse e fadiga.

Satisfaça-satisfação é o resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador. Contudo, há muitas diferenças individuais e culturais. Uma mesma situação pode ser considerada satisfatória para uns e insatisfatória para outros, dependendo das necessidades e expectativas de cada um. Os trabalhadores satisfeitos tendem a adotar comportamentos mais seguros e são mais produtivos que aqueles insatisfeitos.

Eficiência- eficiência é a conseqüência de um bom planejamento e organização do trabalho, que proporcione saúde, segurança e satisfação ao trabalhador. Ela deve ser colocada dentro de certos limites, pois o aumento indiscriminado

da eficiência pode implicar em prejuízos à saúde e segurança. Na produção industrial, há casos em que se conseguem aumentar a eficiência sem comprometer a segurança, mas isso exige investimentos em tecnologia, organização do trabalho e treinamento dos trabalhadores, para eliminar os fatores de risco.

2 - Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Se o nascimento " oficial " da ergonomia pode ser definido com precisão, a mesma foi precedida de um longo período de gestação, que remonta à pré-história. Começou provavelmente com o primeiro homem pré-histórico que escolheu uma pedra de formato que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão, para usá-la como arma As ferramentas proporcionavam poder e facilitavam as tarefas como caçar,cortar e esmagar. Assim, a preocupação em adaptar o ambiente natural e construir objetos artificiais para atender às suas conveniências, sempre esteve presente nos seres humanos desde os tempos remotos.

Na era da produção artesanal, não-mecanizada, a preocupação em adaptar as tarefas às necessidades humanas também esteve sempre presente. Entretanto, a revolução industrial, ocorrida a partir do século XVIII, tornou mais dramático esse problema..

As primeiras fábricas surgidas não tinham nenhuma semelhança com uma fábrica moderna. Eram sujas, escuras, barulhentas e perigosas. As jornadas de trabalho chegavam a até 16 horas diárias, sem férias, em regime de semi-escravidão,imposto por empresários autoritários, que aplicavam castigos corporais. Os estudos mais sistemáticos sobre o trabalho começaram a ser realizados a partir do final do século XIX.

Nessa época surge, nos Estados Unidos, o movimento da administração científica, que ficou conhecido como taylorismo.

3 - Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A primeira associação científica de ergonomia foi a Ergonomics Research Society, fundada na Inglaterra, no início da década de 1950. Nos Estados Unidos foi criada, em 1957, a Hurnan Factors Society.

A terceira associação surgiu na Alemanha,em 1958. A partir disso, durante as décadas de 1950 e 60, a ergonomia difundiu-se rapidamente em diversos países, principalmente no mundo industrializado. No

Brasil, a Associação Brasileira de Ergonomia Abergo, foi fundada em 1983. Antes disso, tinha-se realizado, no Rio de Janeiro, o I Seminário Brasileiro de Ergonomia, em 1974 (Moraes e Soares, 1989), quando diversos pesquisadores brasileiros apresentaram os seus trabalhos. Em 1961 fundou-se a Associação Internacional de Ergonomia, que agrega, hoje,as associações de ergonomia dos diversos países. A primeira publicação periódica sobre ergonomia foi a Ergonomics, editada na Inglaterra, desde 1957. A partir de 1958 publicou-se a Hurnan Factors, nos EUA.

Daí, seguiram-se muitas outras publicações em diversos países. Atualmente existem mais de 20 periódicos especializados em ergonomia. Além disso, artigos em ergonomia são freqüentemente encontrados em publicações de áreas como engenharias,arquitetura, desenho industrial, psicologia e outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com