TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura do Benchmarki

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A Estrutura do Benchmarking

O Benchmarking é importante para as empresas aumentar o nível de competitividade e atingir um nível de desempenho, qualidade e satisfação de seus clientes, eliminando o processo de aprendizagem na base da tentativa e erro; implantar práticas eficazes e realizar melhorias de maneira mais rápida.

  Duas características apresentadas pelas empresas que realizam o benchmarking  foi a busca por novas oportunidades e o foco externo, sempre acompanhando e implementando em seus negócios inovações que venham maximizar os seus resultados. Auxiliando as empresas a identificar os seus pontos fortes e fracos e assim desenvolver estratégicas de inserção e permanência em um mercado com a concorrência cada vez mais acirrada.

O benchmarking é dividido e três etapas com planejamento, execução e implementação de melhorias.

No Planejamento a empresa irá determinar quais os processos, produtos e serviços que serão medidos e comparados; identificar as empresas que executam com excelência de desempenho as práticas analisadas.

A Execução, a empresa analisa o desempenho que serviram como marco de referência, cujo objetivo é qualificar tal desempenho e, entender como essas organizações obtiveram os resultados apresentados.

Na Implementação de Melhorias, a empresa desenvolverá um plano, visando atingir ou ultrapassar as que possuem as melhores práticas; obter o compromisso da administração e dos colaboradores além de implementar e monitorar os resultados.

A Importância da etapa de planejamento para afastar os riscos de insucesso no Benchmarking

Através do benchmarking as organizações buscarão a maximização de sua competitividade. Para que seja realizado com sucesso, e não seja uma perda de tempo e desperdício, é importante que a primeira etapa do processo, o planejamento, seja realizada de maneira eficaz.

Um grande benefício do benchmarking é a possibilidade de enxergar os erros do passado e até prever os novos.

Quando você prestar atenção em ações que não serão um sucesso é mais fácil prever com o que não gastar dinheiro. Além disso, a análise pode apontar erros como falta de colaboradores ou necessidade de investimento em formações, que podem ser corrigidas.

Implantar um processo de benchmarking é necessário analisar se a empresa dispõe de líderes para que o processo tenha um bom resultado. Além disso, a empresa deve incentivar o projeto de benchmarking com recursos financeiros e humanos.

Para a formação de equipes deve-se preferir colaboradores que tenham conhecimento sobre o processo de benchmarking e tenham compreensão do trabalho que será exercido com todas as suas etapas.

As expectativas não podem exceder o que se espera do projeto de benchmarking, ou seja, o projeto é de aprendizagem e possíveis implementações, e deve ser limitado no tempo e espaço de acordo com os recursos e estrutura disponíveis.

Outro erro comum no benchmarking é a falta de alinhamento entre os objetivos planejados e os objetivos mensurados com erro no dimensionamento de recursos.

A pressão para que os resultados apareçam rápido é também um erro bem comum. O erro está em administrar de forma errônea metas, objetivos e recursos, além do erro de achar que o benchmarking alcança resultados por si só e constitui uma ferramenta estratégica e de qualidade que deve ser aplicada sem considerar outras ferramentas ou mecanismos.

Um planejamento bem feito irá afastar ou reduzir as chances de algo sair errado em um estudo de benchmarking.

EXECUÇÃO

Implementando Melhorias na Empresa

Na implementação do processo é fundamental traçar e seguir algumas regras para que os objetivos sejam alcançados e se permita uma melhoria permanente do processo. Assim, torna-se necessário elaborar um plano de para definir ação do processo.

As informações coletadas sobre as atividades desenvolvidas pelas empresas líderes devem ser implementadas e adotadas, visando uma melhoria contínua para empresa.

A etapa de implementação de melhorias é composta por três fases:

1° A empresa irá desenvolver um plano para se tornar mais competitiva. Com o seu desenvolvimento ela estabelecerá metas a alcançar para tentar fortalecer a sua liderança e/ou ultrapassar as empresas líderes.

2° A equipe envolvida no estudo tentará obter o compromisso da alta administração e dos empregados. Essa fase é imprescindível para o sucesso de todo Benchmark.

3° O plano elaborado deve ser implementado e os resultados obtidos monitorados. A participação dos colaboradores da empresa é um diferencial importante para o sucesso do Benchmark. Com isso, a monitoração dos resultados ajudará a diminuir os riscos de insucesso.

Exemplo de Benchmarking

Pizzaria

Uma pizzaria de médio porte na região metropolitana de recife se confrontou com um determinado problema. Verificou-se que o sistema de entrega a domicilio estava deficitário, ou seja, o dinheiro cobrado pela entrega era insuficiente para arcar com as despesas dessa atividade, logo alguma decisão corretiva deveria ser tomada. De antemão notou-se que o referido serviço não poderia ser eliminado uma vez que agregava valor ao produto. De antemão nos deparamos com um problema de logística de distribuição, muito relevante no faturamento total da empresa. Novamente utilizaremos o modelo previamente citado para o diagnóstico e solução do referido problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (183.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com