TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e analise das demonstrações financeiras

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ATPS - Administração

 

Autores

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Resumo

No trabalho a seguir estudaremos sobre Estruturas das Demonstrações Financeiras, Estruturas do Ativo e Passivo, bem como seus respectivos subitens abordados diante do tema. Tratando também de conceitos básicos do Capital de Giro, podendo entender ainda sobre Analise Horizontal e Vertical e seus elementos.

Palavras-Chave: Estruturas, Ativo, Passivo, Capital de Giro, Analise Horizontal e Vertical.                                        

Abstract

In the following article will study about financial structure of the financial statments, structures of active and passive, as well as their subitens mentioned about the topic. Also dealing with basic concepts of working capital, being able to understand about the horizontal and vertical analyses and their elements.

Keywords: Structures, Active, Passive, Working Capital, Horizontal and Vertical Analyses.

 Introdução

Inicialmente apresentaremos a estrutura das Demonstrações Financeiras do Ativo, mostrando que são divididos em três grupos e quais são suas definições. Logo após, abordaremos a estrutura financeira do passivo, mostrando suas definições e suas particularidades.

A Estrutura das Demonstrações de Resultados, será posta de forma conceitual, esclarecendo seus objetivos e suas estruturas. Analisaremos os conceitos básicos da analise do Capital de Giro, juntamente com o Capital de Terceiros, Liquidez, Capital Próprio, Estrutura de Capital, Tipos de Balanço, Legislação Societária, Correção Integral e etc.

Encerrando o primeiro capítulo que aborda a Estrutura do Balanço Patrimonial e das Demonstrações do Resultado do Exercício, podemos destacar a Estrutura Vertical e Horizontal e suas técnicas de analise.  

etapa 01: estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício: análise vertical e análise horizontal.

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ESTRUTURA DO ATIVO

O ativo são os bens e direitos da empresa e pela legislação brasileira ele é dividido em três grupos que são definidos por diferentes prazos. São eles:

Circulante: ativos de curto prazo que são recebidos ou realizados até um ano.

Realizável longo prazo: são recebidos ou realizados após um ano.

Permanente: Investimento imobilizado não é para venda e sua utilização é demorada. O ativo mais importante são os de curto prazo, pois tem mais liquidez e são usados para manter despesas da empresa.  

ESTRUTURA DO PASSIVO: O passivo são as obrigações da empresa e também é dividido em três grupos. São eles:

Circulante: São dividas que a empresa precisa pagar em curto prazo em até um ano.

Exigível a longo prazo: dívidas a pagar a partir de um ano.

Patrimônio líquido: são recursos de sócios para utilização da empresa.

ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

A demonstração de resultado mostra a receita, despesas e custos da empresa. Tem como objetivo de informar o lucro ou prejuízo da empresa. É feito a soma das receitas e subtração dos custos e despesas, tendo assim o resultado.  Receita são as fontes de recurso.

 Despesas e custos são as aplicações de recursos.

As demonstrações financeiras são divididas em: Primárias, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado;

Secundárias: principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos;

 Métodos de Análise: Horizontal e Vertical;

  Índices: grandezas relativas construídas a partir dos números.

CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE CAPITAL DE GIRO

 É ativo circulante e recursos utilizados para aquisição de estoques. Eles serão utilizados no pagamento de dívidas voltando a ter créditos e assim manter o fluxo de capitais de terceiros na empresa.  

CAPITAL DE TERCEIROS: São dívidas de curto e longo prazo localizadas no passivo. Existem duas formas de recursos:

 Recursos Operacionais: São aqueles provenientes da atividade normal e operacional da empresa como fornecedores e impostos. - Recursos não Operacionais: São recursos adicionais que a empresa busca para suprir necessidades como financiamentos e empréstimos.  

LIQUIDEZ: É a rapidez que o ativo se transforma em dinheiro. Ativos procurados por muitas pessoas têm maior liquidez, pois é de muita utilidade gerando assim dinheiro rápido. As contas do Ativo Circulante estão ordenadas pela ordem de liquidez. Caixa e Banco são os que têm mais liquidez podendo ser utilizados imediatamente.  

CAPITAL PRÓPRIO: É representado pelo Patrimônio Líquido. São recursos de sócios utilizados pela empresa. Para analisar o patrimônio líquido é preciso atenção no total e não somente nas contas individuais. Quanto maior for o total de recursos próprios, menor será à dependência de capital de terceiros.  

ESTRUTURA DE CAPITAL: A estrutura de capital tem relação entre os volumes de fontes e aplicações de recursos. Ativos de longo prazo devem ser financiados por fontes de longo prazo.

TIPOS DE BALANÇO LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA: É o tipo mais comum e usado. São utilizados pelas empresas LTDA e S.A da Capital Fechado. Estas empresas apresentam seus Balanços com Valores nominais de cada período do balanço.  

CORREÇÃO INTEGRAL: Este tipo de Balanço é regulamentado pela CVM – Correção de valores mobiliários. As empresas fazem seus balanços e atualizam os valores para a moeda da data do ultimo balanço.  

NENHUM TIPO: As micro empresas não precisam manter um balanço enquadrado na legislação. As empresas com lucro presumido não precisam apresentar balanço, porém, é preciso apresentar um fluxo de caixa mensal além de registrar o movimento bancário.

ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL

ANÁLISE VERTICAL: É a forma mais simples e completa para análise de balanço. Determinam cada conta em relação a um valor total. Analisa-se olhando de cima para baixo nas colunas do balanço patrimonial e fazer comparações. No DRE representa vendas líquidas 100% e depois se calcula a porcentagem das vendas líquidas para cada custo ou despesa. CÁLCULO Valor da conta x 100 Base O Total do Ativo é à base de cálculo para todas as contas do Ativo. O Total do Passivo é à base de cálculo para todas as contas do Passivo. A Receita Líquida de Vendas ou Vendas Líquidas é à base de cálculo para todas as contas de DRE.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (401.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com